Gestão

4 dicas de fidelização de pacientes para clínicas e hospitais

novembro 21, 2017
Tempo de leitura 3 min

Com tantas opções de clínicas e hospitais no mercado, por que as pessoas devem procurar o seu estabelecimento quando houver necessidade? Essa é a pergunta que você precisa fazer a si mesmo ao pensar na fidelização de pacientes.

Como em qualquer ramo de negócio, a área da saúde também enfrenta muita concorrência, e é preciso usar algumas técnicas para conquistar a confiança e a preferência dos seus pacientes. Assim, eles vão se sentir seguros e não vão hesitar em procurar a sua clínica ou o seu hospital novamente.

Você quer ser a primeira escolha do seu público? Então confira algumas das melhores formas de fidelizar os pacientes!

1. Tenha uma recepção ágil e um bom atendimento

Ao chegar em uma clínica ou em um hospital, na maioria das vezes, o paciente está fragilizado. Desse modo, é fundamental que o estabelecimento ofereça um atendimento de excelente qualidade, desde a entrada, na recepção, pois isso faz com que o paciente se sinta mais confortável e seguro.

É importante contar com sistemas e métodos que permitam realizar o cadastro e o encaminhamento com agilidade, de forma que a pessoa não precise esperar muito tempo até ser atendida.

Todos os funcionários devem ser muito bem treinados para prestar um atendimento humanizado, tratando cada paciente de acordo com as suas necessidades e com o máximo de respeito e paciência, garantindo uma experiência mais tranquila e agradável.

Um bom atendimento sempre é lembrado. Afinal, é possível encontrar uma estrutura de ponta em qualquer hospital ou clínica, mas se sentir acolhido e bem tratado não é algo que acontece em todas as empresas de saúde.

2. Preze pela pontualidade nas consultas

Imagine que você está sentindo muita dor, ainda não sabe o que está causando isso, chega à clínica e não é atendido no horário em que a consulta está marcada. Essa é uma situação desgastante e para trabalhar a fidelização de pacientes na sua instituição é essencial prezar pela pontualidade, evitando ao máximo os atrasos.

Ninguém está livre de imprevistos. Se houver necessidade de remarcar a consulta, o paciente deve ser avisado com antecedência e a nova data deve ser estipulada o mais breve possível. No caso de um médico não poder atender em determinado horário, o ideal é encaminhar o paciente a outro profissional no mesmo estabelecimento.

3. Pratique o pós-consulta

Praticar o pós-consulta é uma estratégia indispensável para quem quer fidelizar os seus pacientes, pois mostra que você se preocupa com eles e que os vê não apenas como pessoas que geram lucro, mas sim como seres humanos que merecem toda a preocupação por parte da empresa.

Usar o telefone para enviar lembretes ao paciente com a data da realização dos exames e entrar em contato para desejar feliz aniversário são ações de baixo custo, mas que agregam valor à sua marca e fazem com que a pessoa e se torne fiel a ela.

Também é indicado ofertar facilidades, como agendamento por meio de aplicativos de celular e atendimento online, para tirar dúvidas quando se está em um processo de recuperação domiciliar, por exemplo. Esses detalhes fazem toda a diferença no momento da escolha da instituição de saúde.

4. Aposte no marketing de conteúdo

Invista em marketing de conteúdo para criar um vinculo com os seus pacientes. Use as redes sociais para oferecer informações relevantes sobre saúde e bem-estar, sempre associando-as ao seu empreendimento e às experiências que os pacientes podem ter ao optar pelos seus serviços. Produza conteúdos interativos, estimulando o paciente a conversar com o seu negócio.

A fidelização de clientes está diretamente ligada à prestação de um bom atendimento. Quando isso é colocado em prática, a satisfação e a preferência do seu público estão garantidas.  

Gostou do nosso post sobre fidelização de pacientes? Então curta a nossa página do Facebook e acompanhe mais conteúdos como este!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário