Gestão

6 dicas para gerenciar o crescimento da empresa com excelência!

agosto 26, 2019
Gerenciar com excelência
Tempo de leitura 3 min

Empresas novas e, até mesmo, aquelas com longo tempo de mercado, normalmente têm uma grande dificuldade: conseguir gerenciar seu crescimento efetivamente, de modo que possam não só aumentar os números de forma quantitativa, mas também uma expansão qualitativa.

Apenas por meio disso é possível ter um crescimento sustentável, garantindo que sua empresa conseguirá manter os ganhos com a expansão em longo prazo. Porém, como fazer isso corretamente?

Continue lendo para esclarecer suas dúvidas sobre esse assunto e saiba como gerenciar o crescimento da empresa de forma eficiente.

1. Tenha um fluxo de caixa que permita o crescimento da empresa

Sua empresa pode ter um produto com grande diferencial no mercado, uma ideia de serviço que poucos concorrentes oferecem, porém, se o fluxo de caixa não for favorável, ela não crescerá. Por isso, o planejamento financeiro é fundamental para realizar as operações de forma adequada, bem como todo o processo de produção responsável por manter o funcionamento do negócio.

2. Fique de olho na qualidade dos seus produtos ou serviços

Um dos grandes diferenciais para seu negócio despontar no mercado e deixar seus concorrentes para trás é a qualidade dos seus produtos ou serviços. Sem os devidos cuidados com isso, a tendência é ser engolido por novas empresas que sigam a mesma ideia, porém ofertando o exigido pelo público. Afinal, nas mais diferentes áreas, há diversas empresas competindo com você todos os dias.

3. Estabeleça uma política de padronização

Qual é o padrão da sua empesa? Ter isso em mente é importante para estabelecer uma política de padronização dos seus produtos e serviços. Você não pode oferecer, por exemplo, um item ponta de linha, sendo que os demais deixam a desejar.

Isso porque o que está em jogo é o nome de sua organização. Assim, é preciso manter a qualidade como um todo e não apenas de alguns deles. Portanto, defina: qual o diferencial de sua empresa? E o legado do negócio que pode ser extensível para todos os produtos do portfólio?

4. Conte com o Growth Hacking

Growth Hacking é uma metodologia que utiliza a tecnologia, unida com dados, para ser implementada de maneira estratégica no ambiente organizacional, visando “hackear” a sua empresa.

No entanto, seu conceito aqui é na raiz do termo, que significa encontrar os pontos de vulnerabilidade e as formas de reverter o problema, tornando a empresa mais forte e segura ao longo do tempo. Normalmente é utilizado em startups e empresas recém-criadas, mas pode ser aplicada em qualquer negócio.

5. Visite centros de desenvolvimento de pequenos negócios

Se o seu negócio está começando, uma boa opção é contar com os centros de desenvolvimento de pequenos negócios e incubadoras. Esses locais, normalmente presentes em cidades de médio e longo porte, auxiliam os empreendedores por meio de palestras, cursos e consultorias, com o objetivo de auxiliar um crescimento mais sustentável da organização.

6. Faça da automação sua aliada

A automação é um exemplo de como gerenciar o crescimento da empresa de forma consistente e sustentável. Ela é responsável por minimizar erros que possam comprometer o alavancar da rentabilidade do seu negócio, reduzir o tempo para execução de tarefas e conseguir análises mais seguras e precisas.

O resultado, com o uso da tecnologia, é uma maior eficiência interna, minimização de perdas financeiras e prejuízos, além de maior potencial de conseguir encantar seu cliente em longo prazo, com um serviço ou produtos que sejam realmente de qualidade.

Com essas dicas sobre como gerenciar o crescimento da empresa, é possível que você consiga fazer uma expansão de qualidade e ter melhores resultados futuros.

Quer mais informações sobre como cuidar do seu negócio? Siga nosso perfil no FacebookLinkedIn para acompanhar as novidades diretamente em seu feed.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário