6 dicas para gerenciar o crescimento da empresa com excelência!

Tempo de leitura 3 min

Empresas novas e, até mesmo, aquelas com longo tempo de mercado, normalmente têm uma grande dificuldade: conseguir gerenciar seu crescimento efetivamente, de modo que possam não só aumentar os números de forma quantitativa, mas também uma expansão qualitativa.

Apenas por meio disso é possível ter um crescimento sustentável, garantindo que sua empresa conseguirá manter os ganhos com a expansão em longo prazo. Porém, como fazer isso corretamente?

Continue lendo para esclarecer suas dúvidas sobre esse assunto e saiba como gerenciar o crescimento da empresa de forma eficiente.

1. Tenha um fluxo de caixa que permita o crescimento da empresa

Sua empresa pode ter um produto com grande diferencial no mercado, uma ideia de serviço que poucos concorrentes oferecem, porém, se o fluxo de caixa não for favorável, ela não crescerá. Por isso, o planejamento financeiro é fundamental para realizar as operações de forma adequada, bem como todo o processo de produção responsável por manter o funcionamento do negócio.

2. Fique de olho na qualidade dos seus produtos ou serviços

Um dos grandes diferenciais para seu negócio despontar no mercado e deixar seus concorrentes para trás é a qualidade dos seus produtos ou serviços. Sem os devidos cuidados com isso, a tendência é ser engolido por novas empresas que sigam a mesma ideia, porém ofertando o exigido pelo público. Afinal, nas mais diferentes áreas, há diversas empresas competindo com você todos os dias.

3. Estabeleça uma política de padronização

Qual é o padrão da sua empesa? Ter isso em mente é importante para estabelecer uma política de padronização dos seus produtos e serviços. Você não pode oferecer, por exemplo, um item ponta de linha, sendo que os demais deixam a desejar.

Isso porque o que está em jogo é o nome de sua organização. Assim, é preciso manter a qualidade como um todo e não apenas de alguns deles. Portanto, defina: qual o diferencial de sua empresa? E o legado do negócio que pode ser extensível para todos os produtos do portfólio?

4. Conte com o Growth Hacking

Growth Hacking é uma metodologia que utiliza a tecnologia, unida com dados, para ser implementada de maneira estratégica no ambiente organizacional, visando “hackear” a sua empresa.

No entanto, seu conceito aqui é na raiz do termo, que significa encontrar os pontos de vulnerabilidade e as formas de reverter o problema, tornando a empresa mais forte e segura ao longo do tempo. Normalmente é utilizado em startups e empresas recém-criadas, mas pode ser aplicada em qualquer negócio.

5. Visite centros de desenvolvimento de pequenos negócios

Se o seu negócio está começando, uma boa opção é contar com os centros de desenvolvimento de pequenos negócios e incubadoras. Esses locais, normalmente presentes em cidades de médio e longo porte, auxiliam os empreendedores por meio de palestras, cursos e consultorias, com o objetivo de auxiliar um crescimento mais sustentável da organização.

6. Faça da automação sua aliada

A automação é um exemplo de como gerenciar o crescimento da empresa de forma consistente e sustentável. Ela é responsável por minimizar erros que possam comprometer o alavancar da rentabilidade do seu negócio, reduzir o tempo para execução de tarefas e conseguir análises mais seguras e precisas.

O resultado, com o uso da tecnologia, é uma maior eficiência interna, minimização de perdas financeiras e prejuízos, além de maior potencial de conseguir encantar seu cliente em longo prazo, com um serviço ou produtos que sejam realmente de qualidade.

Com essas dicas sobre como gerenciar o crescimento da empresa, é possível que você consiga fazer uma expansão de qualidade e ter melhores resultados futuros.

Quer mais informações sobre como cuidar do seu negócio? Siga nosso perfil no FacebookLinkedIn para acompanhar as novidades diretamente em seu feed.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *