Recursos Humanos

6 dicas para motivar equipes de trabalho em clínicas médicas e hospitais

dezembro 22, 2017
Tempo de leitura 4 min

Oferecer um atendimento de boa qualidade é o objetivo de qualquer empresa. Essa meta se torna ainda mais importante quando estamos falando de empreendimentos da área da saúde, que lida diariamente com a vida humana e qualquer erro pode ser fatal.

Contudo, a excelência só pode ser alcançada com a colaboração de funcionários bem preparados, e isso só é possível quando a organização se preocupa em motivar equipes de trabalho, o que traz benefícios internos e externos.

A partir do momento em que recebem boas condições para trabalhar, são treinados e valorizados, além de estarem profissionalmente preparados, os colaboradores também não terão impedimentos para abraçar os ideais dos seus superiores e trazer bons resultados para o faturamento da clínica ou hospital. 

Confira abaixo algumas das melhores dicas para motivar a sua equipe de trabalho e oferecer um atendimento primoroso aos seus pacientes!

1. Garanta condições de trabalho adequadas

Por mais boa vontade que um funcionário tenha, dificilmente ele manterá essa disposição ao longo do tempo se, quando chegar para trabalhar, não tiver um equipamento adequado para atender os seus pacientes, uma cadeira confortável para se sentar ou uma copa para realizar as suas refeições na hora do intervalo.

Por isso, a primeira medida a ser tomada para motivar a sua equipe é oferecer boas condições de trabalho.

Certifique-se de que as instalações da clínica ou hospital estão apropriadas ao tipo de serviço prestado pelos funcionários, se todos os equipamentos necessários para o trabalho deles estão disponíveis e se há um vestiário para a troca de uniforme e um refeitório. Assim, a empresa garante que os seus colaboradores estarão aptos a prestar as suas atividades sem sofrer nenhum tipo de transtorno que possa alterar o nível de produtividade.

2. Treine e atualize os seus funcionários

Investir no conhecimento dos colaboradores da sua clínica também é uma forma de motivá-los. Ao incentivar a capacitação da sua equipe, você está tornando-a capaz de atender ao nível de exigência da organização.

Promover cursos e treinamentos internos para aprimorar e atualizar as habilidades dos funcionários gera satisfação pessoal e também ajuda a reter talentos. Afinal, de nada adianta capacitá-los e, posteriormente, perdê-los para a concorrência.

3. Estabeleça metas realistas

Estabelecer metas que sejam realistas e atingíveis é fundamental para construir uma equipe motivada. Metas muito complexas correm o risco de não serem entendidas ou alcançadas.

Sendo assim, determine objetivos que estejam dentro do patamar do hospital e da capacidade dos seus funcionários. É importante esclarecê-los e fazer com que todos entendam que, ao atingi-los, serão beneficiados.

4. Celebre o sucesso para motivar equipes de trabalho

Não é necessário fazer grandes festas em todas as ocasiões, mas é indicado celebrar cada sucesso obtido pela sua equipe. Isso deixa o ambiente mais leve após um período de muito esforço de todos.

É possível comemorar o atingimento das metas em pequenas reuniões na própria clínica, em um jantar coletivo ou em um evento de fim de ano para relembrar os melhores momentos.

5. Dê feedback constante

Dar um retorno sobre o desempenho dos seus colaborares sempre é benéfico, mesmo quando negativo. Siga a política de dar um feedback para a sua equipe sobre as atividades executadas e os resultados obtidos, assim, ela saberá se está no rumo certo ou se precisa corrigir os seus erros.

O feedback deve ser dado com frequência, tanto individualmente quanto coletivamente. É importante ter cautela na hora de apontar um erro, assim, ajude o seu funcionário a enxergar em que está errando e como isso pode ser resolvido, em vez de apenas dizer que ele está errado e cobrar mudanças.

6. Incentive a meritocracia

Todo mundo quer ser reconhecido pelo seu trabalho e tende a se aplicar mais quando isso acontece. Portanto, ofereça benefícios especiais para a equipe em geral e também para aqueles que se destacam em suas funções. Esse reconhecimento pode ser dado na forma de um simples elogio ou por meio de presentes e promoção de cargo. Importante já ter regras claras, definidas antecipadamente e divulgadas, pois isso diminui a pessoalidade na hora de medir os resultados.

Ao motivar equipes de trabalho, você está traçando caminhos de sucesso para a sua clínica ou hospital.

Quer melhorar o treinamento dos seus colaboradores? Saiba como otimizar o treinamento de equipes de hospital ou clínica!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário