Gestão

Abriu uma clínica? Descubra se você está no caminho certo

junho 29, 2017
Tempo de leitura 3 min

Começar um novo negócio é uma mistura de empolgação e medo do que vem pela frente. Se você está animado com o seu novo empreendimento já é um bom sinal. E o medo também faz parte desse processo, afinal, é um novo caminho que começa a ser trilhado. Entretanto, é possível minimizar os riscos ao abrir uma clínica.

Frequentemente, vemos nos noticiários que diversas empresas estão fechando as portas por falta de planejamento. Sendo assim, preparar-se para possíveis eventualidades é imprescindível. Quer descobrir algumas características que as clínicas de sucesso possuem? Continue lendo e confira!

A tecnologia é usada como aliada

Em virtude do crescimento das tecnologias digitais, contamos com diversas ferramentas que nos ajudam em tarefas essenciais dentro da empresa. Claro que nem todas substituem o ser humano, mas os benefícios são inegáveis. Portanto, é necessário estar disposto a se adaptar sempre.

Uma dessas ferramentas que você deve considerar em sua clínica é o sistema de CRM (Costumer Relationship Management). Por meio desse sistema, você consegue:

  • registrar as atividades dos pacientes;
  • inserir e controlar informações;
  • contar com um dashboard que fornece um panorama do negócio;
  • entre outras atividades.

Esse é apenas um exemplo de como a tecnologia pode facilitar alguns processos, existem diversos outros instrumentos que podem e devem ser utilizados.

Os funcionários são bem treinados

Quando seus funcionários recebem um treinamento eficaz, os pacientes saem com uma boa impressão de sua clínica. Como sabemos, no fim das contas, quem define o sucesso de um negócio é o cliente. Se ele não for bem atendido, é bem provável que não volte mais.

Além do bom atendimento, seus serviços devem ser executados conforme o combinado. Então é fundamental que todos os funcionários, independente da área de atuação, estejam alinhados e motivados a trabalhar dentro da mesma causa. 

Há uma boa gestão financeira

Se você fez um planejamento financeiro antes mesmo de abrir a clínica, já está na frente de muitos. Começar o negócio com uma dívida inesperada é um problema grande e, infelizmente, comum.

Para evitar surpresas, todos os custos precisam ser registrados. É crucial que nada seja esquecido, desde as despesas com o imóvel até o investimento na divulgação. Portanto, o orçamento tem que ser respeitado para que sua clínica seja rentável.  

Resultados são mensurados

Será que a meta estipulada está sendo atingida? Só é possível saber quando é feito um acompanhamento constante. Se na metade do caminho você perceber que essa meta está longe de ser alcançada, alguma coisa precisa mudar.

Uma forma eficiente de descobrir possíveis falhas é por meio de pesquisas com os pacientes. Primeiramente, você pode calcular a taxa de fidelização, para ver o percentual de pacientes quem voltaram a se consultar. Se for alta, é um bom sinal.

Outro modo é utilizar o NPS (Net Promoter Score). Trata-se de uma metodologia para avaliar o grau de satisfação dos clientes. Eles dão uma nota de 0 a 10 e, no final, fazem observações que consideram pertinentes. Logo, você conseguirá um feedback valioso.

Ficar atento aos quesitos mais fundamentais pode ser o fator-chave para o seu sucesso. Ao abrir uma clínica, é preciso saber onde investir o seu dinheiro para não estourar o orçamento e se qualificar cada vez mais. Quando você investe em capacitação, controla os gastos e acompanha os resultados, os riscos diminuem drasticamente.

Que tal aprender mais sobre gestão empresarial e outros assuntos relacionados ao tema? Curta nossa página no Facebook e receba nossos conteúdos em sua timeline!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário