Gestão, Planejamento

Afinal, o que faz o setor de pesquisa e desenvolvimento?

julho 15, 2019
Tempo de leitura 6 min

Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas têm buscado oferecer o melhor produto, com o menor preço possível. Para isso, seja por meio de um departamento estruturado ou pela atribuição das funções a uma pessoa ou grupo de profissionais, muitas delas passaram a inovar suas tecnologias para se destacarem.

Nesse contexto, o setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) tornou-se fundamental para articular novidades e aperfeiçoar os produtos ou serviços existentes, além de desenvolver a competitividade entre as empresas.

Quer saber o que é e o que faz o setor de pesquisa e desenvolvimento dentro das empresas? Acompanhe nosso artigo e conheça as principais razões da importância desse setor. Confira!

O que faz o setor de pesquisa e desenvolvimento?

De forma objetiva, a P&D é a junção da pesquisa — utilizada como ferramenta para a descoberta de novos conhecimentos — e do desenvolvimento — que consiste na aplicação de novos conhecimentos para se obter resultados práticos.

Em outras palavras, é a área responsável pela realização de pesquisas como principal metodologia para levantar informações a respeito das necessidades dos clientes. Além disso, com o desenvolvimento dos produtos, permite que as empresas criem novas fontes de receita e cresçam no mercado.

A P&D deixou de ser uma opção e tornou-se uma necessidade para as empresas de modo geral, pois a cultura de inovação institucionalizou-se, gerando maior desempenho e crescimento aos negócios.

Atualmente, o setor atua fortemente nas áreas de tecnologia da informação, construção civil, alimentícia, saúde, química, econômica, entre outros. Mas, cabe ressaltar que a tecnologia da informação é uma das que mais rende lucros aos investimentos atualmente — evidente no sucesso de empresas como Google, Microsoft e Apple.

Qual a sua função?

Por ser muito complexo, o setor de pesquisa e desenvolvimento envolve a empresa como um todo. Ele é responsável por interagir com as demais funções da empresa, dialogando para avaliar permanentemente a utilização da tecnologia, o comportamento dos concorrentes, a tendência da tecnologia em nível mundial e a disseminação do conhecimento dentro da empresa.

A função da P&D abrange um enorme leque de possibilidades para sua implementação, desde um simples profissional que tenha um viés para a pesquisa, com o objetivo de buscar novidades sobre tecnologia da empresa, até estruturas formalizadas, com grande número de profissionais, altamente interdisciplinar e com laboratórios altamente tecnológicos.

Portanto, as suas atividades envolvem um trabalho criativo com o objetivo de aumentar os conhecimentos, buscando criar novos produtos e processos, permitindo ainda que as empresas possam ajustar-se às mudanças de mercado mantendo-se competitivas no mundo de constante avanço tecnológico.

Qual a importância do setor para as empresas?

A P&D é extremamente importante para as empresas, seja qual for o seu ramo. De modo geral, ao investir em pesquisa e desenvolvimento, elas conseguem alavancar suas vendas e desenvolver o seu negócio, ganhando destaque no mercado. Não é à toa que as empresas que mais investem nesse setor pertencem a países desenvolvidos e são conhecidas mundialmente.

Veja, a seguir, alguns dos motivos pelos quais o setor é tão importante.

Desenvolvimento da empresa

Investir em pesquisa e desenvolvimento é uma das chaves para se alcançar o desenvolvimento da empresa, sobretudo na parte financeira. Com novos produtos e processos, a empresa maximiza sua capacidade tecnológica, aumenta a sua produtividade e, consequentemente, cresce e se desenvolve. Com as etapas do processo de pesquisa e desenvolvimento bem estruturadas e testadas, as chances de sucesso da empresa são enormes.

Evolução do negócio

O setor de pesquisa e desenvolvimento é fundamental para a evolução da empresa. Isso porque, no atual cenário econômico, as empresas são obrigadas a se adaptarem à globalização. Dessa forma, passam a desenvolver uma alta capacidade de inovação e investimentos em P&D. Além disso, a pesquisa e desenvolvimento é um dos processos responsáveis por agregar valor aos negócios.

Vantagem no mercado competitivo

Como já abordado anteriormente, a competitividade é um fator de destaque no mercado, no qual as empresas buscam sempre oferecer o melhor produto a um custo menos elevado. Nesse sentido, em termos de estratégia competitiva, ao investir em inovação as empresas adquirem vantagem no mercado, por melhorarem significativamente a produtividade e a qualidade dos seus serviços.

Melhoria na formação dos colaboradores

Uma das vantagens de introduzir a P&D é a melhoria na formação dos colaboradores, que se tornam cada vez mais preparados para reagir a desafios tecnológicos e, mais que cumprir tarefas, enxergar e propor oportunidades de inovação no dia a dia da empresa. Na medida em que as pesquisas são desenvolvidas, esses profissionais articulam uma série de conhecimentos e se habituam a uma metodologia de trabalho e busca de conhecimento que fazem toda diferença.

Mais qualidade e benefícios ao consumidor

Para manter a qualidade dos produtos, as empresas precisam abandonar o conhecimento que as torne obsoletas e aprender a criar novidades por meio da melhoria contínua de suas atividades, desenvolvendo novas aplicações e inovando continuamente o processo.

Isso faz com que a qualidade dos produtos seja maior, garantindo benefícios ao consumidor final. Para isso, o setor de pesquisa e desenvolvimento é composto por profissionais técnicos capazes de teorizar produtos comercializáveis que atendam às necessidades dos clientes.

Inovação

A inovação é uma estratégia crucial para elevar o nível de competitividade das empresas. E para implementar uma política de inovação contínua, o setor de pesquisa e desenvolvimento é indispensável. O desenvolvimento de inovações está fortemente condicionado à existência de um ambiente no qual as ideias criativas possam emergir e ser aplicadas com eficácia e os conhecimentos possam ser acumulados.

Vale destacar que, os investimentos desse setor em pequenas e médias empresas, ainda são baixos no Brasil, e a área de inovação é pouco valorizada. Isso acontece porque muitas delas não buscam informações específicas sobre o tema e não recebem incentivos na área.

Por fim, é evidente que a presença de um setor de P&D é uma maneira de garantir a competitividade de um fabricante, fornecendo produtos de qualidade e em constante evolução, mas fique sempre atento ao estudo de viabilidade econômica e financeira das inovações.  Em contrapartida, ignorar sua importância é dar oportunidade aos concorrentes.

Agora que você já conhece mais sobre o que faz o setor de pesquisa e desenvolvimento, que tal rever o seu modelo de negócio? Leia agora mesmo o nosso artigo sobre o assunto e saiba qual o melhor momento para isso. Boa leitura!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário