Gestão

Análise SWOT: entenda o que é e como aplicar na sua empresa

junho 1, 2018
Tempo de leitura 3 min

Utilizar ferramentas que contribuam para a melhoria da gestão empresarial, bem como permitam um crescimento sustentável, é de extrema importância para as rotinas de trabalho. Uma delas é a análise SWOT. 

Isso se torna ainda mais importante quando é o momento da elaboração de um novo planejamento estratégico para a empresa. Como se trata de um documento importante e que orientará as ações do negócio em determinado prazo, é essencial utilizar todo o arsenal possível para elaborar algo com o mínimo de falhas possível.

Continue lendo este post para saber mais sobre o tema e veja como aplicar a análise SWOT na gestão da sua clínica.

O que é uma análise SWOT?

A análise SWOT (sigla para strengths, weakness, opportunities e threats, significando, respectivamente, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) é uma ferramenta que visa fazer uma análise ambiental externa e interna da organização.

Dividida em quatro pontos, ela funciona da seguinte forma:

  • Strenghts: são os pontos de força encontrados no ambiente interno da empresa e que podem e devem ser explorados, a fim de maximizar resultados;
  • Weakness: são as fraquezas encontradas no ambiente interno da empresa e que devem ser minimizadas ou resolvidas, de forma a evitar que prejudiquem o andamento do negócio;
  • Opportunities: são de origem externa, não são de controle da organização, mas podem ser exploradas para atingir os objetivos propostos;
  • Threats: são as ameaças externas que não podem ser controladas pela organização e que devem ser criados planos de contingências e observadas com cautela para que não interfiram no negócio.

Para que serve essa ferramenta?

Ela serve para que os gestores, ao realizarem o planejamento estratégico ou revê-lo, possam identificar quais são os fatores externos e internos positivos e negativos, de forma a potencializar aquilo que é benéfico e encontrar soluções para aquilo que pode ser melhorado.

Assim, ela orienta as principais ações que serão definidas no planejamento, de forma a obter resultados eficazes no período estimado, bem como contornar os problemas internos e externos existentes.

Quais os benefícios do seu uso?

A análise SWOT traz uma série de benefícios no seu uso, principalmente atrelado à produção do planejamento estratégico. Por meio dela, há maior compreensão da situação da empresa e, assim, é possível projetar soluções importantes para resolução de questões que podem comprometer seriamente a rentabilidade e o crescimento sustentável.

Além disso, é essencial ter conhecimento de questões que não estão sob domínio dos gestores e que podem impactar consideravelmente o sucesso da clínica. Alguns exemplos:

  • aumento do preço de insumos e materiais;
  • epidemia que aumente a demanda sem condições de supri-la;
  • períodos de baixa demanda devido ao comportamento da população (por exemplo, cidade predominantemente estudantil em período de férias), entre outros.

Ela também promove maior integração entre as equipes das mais diversas áreas, já que depende dessa conversa para sua elaboração.

Como aplicá-la na gestão da clínica?

A análise SWOT não é um dado isolado. Ela aponta questões importantes da empresa e auxilia essencialmente na compreensão não só da situação organizacional, mas também do ambiente no qual o negócio está inserido.

Sua aplicabilidade está diretamente relacionada à implementação do planejamento estratégico. Nele estarão inclusas todas as ações de reforço de pontos positivos, melhorias de pontos negativos e precauções em relação a ameaças externas. Procure sempre contratar uma empresa especializada para auxilia-lo no desenvolvimento do Planejamento Estratégico, com isso conseguirá ser mais eficaz e eficiente.

Quer mais dicas de como realizar uma gestão eficiente da sua clínica médica, além do uso da análise SWOT? Assine nossa newsletter e receba as informações diretamente em seu e-mail.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário