Gestão, Planejamento

Como aumentar a produtividade em clínica médica? Aprenda aqui!

dezembro 6, 2017
Tempo de leitura 4 min

Atingir a excelência deve ser o objetivo de qualquer empresa na área da saúde. Uma das melhores formas de se fazer isso é usando as medidas certas para aumentar a produtividade em clínica médica, uma vez que essa questão impacta em todas as áreas do negócio, principalmente na financeira.

Muitas vezes, por falta de organização nos processos de gestão, os níveis de desempenho caem e geram diversos prejuízos. Quer evitar esse problema? Confira abaixo como melhorar o rendimento e obter bons resultados no seu estabelecimento médico!

Use a tecnologia para otimizar os processos de atendimento

Informatizar a sua clínica médica é uma das ações mais indicadas para quem quer aumentar a produtividade. Faça uso da tecnologia por meio de sistemas eletrônicos que possibilitem aos pacientes fazerem agendamento de consultas e exames online, permitindo que eles e sua equipe de atendimento economizem tempo.

Também é valido contar com a ajuda de uma assistente virtual no seu site para sanar as dúvidas do seu público, além de instalar um software de cadastramento do paciente para ganhar mais agilidade na recepção.

Dê mais praticidade aos seus profissionais a partir do uso do prontuário eletrônico, um sistema padronizado que armazena o histórico e informações sobre todos os pacientes, e que pode ser acessado rapidamente pelo computador, evitando a necessidade de revirar arquivos de papel para encontrar os dados para atender uma pessoa.

Mapeie e melhore os processos internos

Para aumentar a produtividade em clínica médica, é essencial identificar todos os processos realizados no cotidiano do estabelecimento. É preciso anotar todas as atividades, desde o atendimento de um novo paciente até o arquivamento do prontuário, e observar o tempo que os funcionários gastam para realizar todas elas.

Com o mapeamento em mãos, você pode descartar aqueles processos que são desnecessários, ou seja, que não acrescentam nada ao serviço prestado e que só tomam tempo dos profissionais. Procure melhorar os procedimentos mais importantes como, por exemplo, o atendimento aos pacientes, agendamento de consultas e pagamentos de contas, isso pode ser feito com automatização dessas atividades.

Treine a equipe para aumentar a produtividade

Uma equipe qualificada tem mais eficácia nos serviços que presta. Por isso, treinar os seus colaboradores é imprescindível para melhorar a produtividade interna. Profissionais bem capacitados tendem a ser mais motivados no seu dia a dia. O ideal é treiná-los regularmente, visando mantê-los atualizados, além de apresentar novas técnicas operacionais que contribuam para o bom funcionamento da clínica.

Estabeleça metas para que os funcionários estejam sempre entusiasmados, gratificando aqueles que atingirem os resultados determinados. Isso funciona como um incentivo para que eles queiram sempre apresentar um bom desempenho dentro da empresa.

Faça uma gestão eficiente dos agendamentos

Fazer um planejamento adequado dos agendamentos é fundamental para diminuir o período de espera, impede que ocorram atrasos e proporciona uma rotina mais tranquila em todas as áreas. Comece padronizando o tempo de consulta. Conheça a duração de cada tipo de atendimento, como a realização da primeira consulta, procedimentos específicos e retorno do paciente. Assim, você pode determinar a duração de cada situação.

Defina o número de atendimentos que fará por dia. Lembre-se que não adianta tentar atender muita gente, pois isso pode diminuir a qualidade dos seus serviços. Também recomenda-se fazer um intervalo entre as consultas, dessa forma o médico consegue se preparar para a próxima assistência, podendo acessar o prontuário do paciente e repor os materiais utilizados nos procedimentos anteriores, o que garante a segurança de todos.

Para obter um bom desempenho, os profissionais também devem estar descansados. Trabalhar várias horas seguidas sem descansar gera cansaço e afeta a produtividade. Pare para almoçar e faça pequenas pausas para tomar um café e reorganizar o seu raciocínio clínico.

O planejamento acerca das atividades diárias é indispensável para aumentar a produtividade em clínica médica. Com isso, você pode organizar todas as áreas do estabelecimento e atingir ótimos níveis de desempenho.  

Quer ter um empreendimento médico bem organizado e eficiente? Saiba qual é a importância de contratar um plano de negócios para a sua empresa!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário