Como divulgar sua clínica, hospital ou consultório? 4 dicas de ouro
O crescimento da oferta de profissionais capacitados e o aumento da qualidade e tecnologia no atendimento em saúde levam a uma maior exigência por parte dos pacientes, em busca do melhor cuidado.
Tendo essa realidade em vista, é preciso que os profissionais de saúde e gestores da área busquem formas de se destacar no mercado de saúde, o que se inicia com uma boa divulgação e comunicação.
Pensando nisso, trazemos no texto de hoje algumas dicas de como divulgar uma clínica, consultório ou hospital. Acompanhe!
1. Esteja atento às regras do CFM
O marketing médico deve respeitar os padrões éticos da saúde para que seja garantida a credibilidade do profissional junto ao paciente e a seus colegas de profissão.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) estabelece os critérios norteadores para a propaganda em medicina na resolução Nº 1.974/2011. Alguns dos principais são:
- todo anúncio médico deve conter o nome do profissional, especialidade e número de inscrição no conselho regional de medicina (CRM);
- é proibido fazer propaganda de método ou técnica não reconhecida pelo CFM como válida para a prática médica;
- é vedado expor a figura do paciente como forma de divulgar técnica;
- em caso de dúvida, o médico deve procurar a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) dos Conselhos Regionais de Medicina.
2. Utilize as redes sociais
Atualmente, grande parte das instituições utiliza as redes sociais para divulgação e comunicação com seus clientes, o que não é diferente na área de saúde. Os pacientes podem obter informações sobre sua empresa, dicas de saúde e resolução de dúvidas simples online.
As melhores práticas para o uso das redes sociais por hospitais, clínicas e consultórios incluem:
- não expor a figura dos pacientes;
- não divulgar preços de procedimentos e nem o endereço da empresa nas imagens (direcionar para o site com essas informações);
- utilizar imagens que transmitam bem-estar, evitando imagens de sofrimento e dor;
- divulgar conteúdos que serão mais compartilhados (homenagem ao dia do médico ou outro profissional de saúde, dicas de saúde);
- focar em conteúdos úteis e interessantes para o seu público, e não na autopromoção.
3. Faça parcerias
Fazer parcerias é uma das melhores formas de divulgar seu hospital, clínica ou consultório. Para isso, primeiro é preciso identificar e traçar um perfil do público que é atendido. Assim é possível prever quais os interesses e outros estabelecimentos que são frequentados pelos potenciais futuros pacientes.
Após definir os possíveis profissionais e lugares de interesse, entre em contato e proponha uma parceria.
Exemplos de parcerias:
- clínica de endocrinologia com enfoque em emagrecimento: parceria com academias, nutricionistas, spas, loja de produtos alimentícios para dietas;
- clínica de cardiologia: parceria com órgãos que promovem corridas e eventos esportivos, lojas de produtos esportivos;
- clínica de ortopedia: parceria com fisioterapeutas, academia de pilates, lojas de suplementos alimentícios.
- clínica de oncologia: parcerias com fábricas de perucas, lojas de materiais médicos hospitalares e Home care.
4. Faça um planejamento de marketing
O planejamento de marketing consiste na escolha das ações de marketing que serão implementadas pela sua empresa para o alcance de objetivos específicos (tornar o hospital, clínica ou consultório mais conhecido, aumentar o número de pacientes e atendimentos, aumentar o faturamento).
Ele é essencial para uma boa divulgação, pois ajuda a organizar o processo e identificar os pontos fortes e fracos da empresa. Busque empresas especializadas na área que possam guiar e orientar no desenvolvimento do processo.
Saber como divulgar sua empresa é um dos passos mais importantes para crescer e se destacar no meio da saúde.
Como anda a divulgação da sua empresa? Tem outras dicas para ajudar nesse processo? Então deixe um comentário no post e compartilhe conosco a sua experiência!