Gestão

Como funciona uma consultoria de sucesso para clínica médica?

junho 10, 2018
Tempo de leitura 3 min

O que faz uma clínica médica ser bem-sucedida? O que a destaca na especialidade escolhida na região em que se localiza? Um dos principais diferenciais é encarar como um negócio de fato, que necessita de estratégias e planos para um crescimento otimizado e sustentável.

E, como toda empresa, há necessidade de aconselhamento e verificação por especialistas, a fim de encontrar quais são os pontos fortes e otimizá-los e remover ou minimizar os pontos fracos.

Por isso, uma consultoria para clínica médica pode ser a chave para potencializar os rendimentos a curto e longo prazo, auxiliando a alcançar os objetivos propostos pelos gestores. Mas você sabe como funciona esse serviço? Continue lendo e descubra.

Qual o diferencial de uma consultoria para clínica médica?

O diferencial de uma consultoria para clínica médica é que, nesse caso, a avaliação será feita por especialistas neste nicho de mercado. Isso porque há uma série de detalhes que são específicos do setor de saúde, como gestão hospitalar, cumprimento de protocolos, excelência no atendimento, entre outros.

Por isso é importante escolher uma empresa que ofereça o serviço especializado e focado nesse mercado, de forma a garantir que as mudanças e decisões a serem definidas de fato serão eficientes, a fim de solucionar problemas e demandas da clínica.

Como funciona uma consultoria de sucesso para clínica médica?

O corpo de consultores comparecerá à clínica, avaliando e/ou propondo uma série de questões que estão relacionadas diretamente com as atividades exercidas, tais como:

  • aplicação de sistemas de qualidade de acordo com normas nacionais e internacionais de excelência;
  • auditoria dos processos de saúde realizados na clínica;
  • avaliação da gestão de risco e segurança do paciente, a fim de verificar se há qualquer comprometimento que poderá causar prejuízos severos à saúde do cliente;
  • implementação de um sistema de gestão hospitalar que auxilie nas dinâmicas diárias, otimizando o funcionamento e a produtividade dos colaboradores;
  • verificação do cumprimento de todos os itens obrigatórios pela legislação nacional e possibilidade de otimização dessas conformidades, entre outros.

Além disso, a consultoria também poderá encontrar soluções que são pertinentes à área de gestão e administração, que muitas vezes não são tão claros ou de conhecimento dos sócios. São detalhes que ajudam no crescimento da clínica, bem como auxiliam no reconhecimento no mercado, tais como:

  • treinamento de liderança e gestão do corpo clínico;
  • implementação de um sistema de gestão ambiental, reduzindo o impacto causado no meio ambiente;
  • implementação de um sistema de divulgação com as técnicas mais atuais do mercado, inclusive o marketing digital;
  • criação de plano de negócios, bem como estabelecimento de KPIs de acompanhamento;
  • estabelecimento de precificação de consultas e procedimentos de acordo com tendências do mercado e referente a qualidade do serviço prestado no local;
  • otimização de controle financeiro e contábil, entre outros.

Quais os benefícios de investir em uma consultoria especializada?

Em primeiro lugar, pode-se perceber que a consultoria especializada auxilia bastante a melhorar a dinâmica de trabalho, permitindo maior excelência no serviço prestado. E, principalmente na área de saúde, esse é um princípio que deve ser seguido à risca. Afinal, os danos causados por problemas podem comprometer severamente o cliente, bem como colocar em xeque o funcionamento do negócio.

Há uma série de benefícios que a consultoria para clínica médica ou hospital pode trazer para clínicas médicas e hospitais, tal como falamos neste post.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário