Gestão

Como montar uma clínica? Descubra o que você precisa saber

agosto 14, 2017
Tempo de leitura 7 min

Entender como montar uma clínica é um desafio para todos os médicos empreendedores. Afinal, para isso, é preciso ter conhecimento em diversos segmentos da área de administração, como contabilidade, marketing e gestão de pessoas.

Por conta disso, no post de hoje, vamos elencar os principais fatores que você deve levar em consideração ao começar a construir o seu consultório. Desde um local apropriado, ambiente e planejamento, até o auxílio de uma consultoria especializada nesse processo. Ficou interessado? Então continue a leitura e confira!

1. Localização

Já existem outros médicos que atendam às mesmas especialidades ofertadas por você e sua futura clínica na região? Essa informação permitirá que você se prepare melhor para a disputa de mercado. É importante também optar por um local onde haja grande circulação de pessoas, pois assim a sua clínica ficará mais conhecida por aqueles que passam pela localidade e observam a sua fachada.

É fundamental que o estabelecimento seja instalado em uma localização adequada ao perfil do seu público-alvo. Se o seu objetivo é prestar serviços voltados para os pacientes de maior poder aquisitivo, o local selecionado deve estar em uma área nobre da cidade, o que acarreta um preço de aquisição ou aluguel mais caro do espaço.

Outra questão imprescindível para a viabilidade do seu negócio é analisar se o ambiente está dentro das regras da legislação sanitária. Cuidado com a sua vizinhança! Um empreendimento médico não pode estar perto de uma fábrica barulhenta ou peixaria, por exemplo.

Atenção também à acessibilidade! Como em uma clínica é comum que pessoas enfermas sejam recebidas, optar por um local que seja adaptado para cadeirantes e pessoas com outros tipos de necessidades especiais é muito importante. Ter a maior parte de seus consultórios em salas térreas ou com elevadores espaçosos é outro relevante diferencial.

2. Planejamento estratégico

Assim como acontece em qualquer outro negócio, fazer um planejamento estratégico antes de iniciar as atividades de uma clínica ou consultório médico é uma etapa que não deve ser descartada.

Uma das principais metodologias que os administradores utilizam para isso é a análise SWOT, que consiste na apuração e cruzamento dos pontos fortes (Strenghts) e pontos fracos (Weaknesses) do estabelecimento com as oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) do ambiente em que o negócio está inserido.

implantação do planejamento estratégico considera aspectos como: gestão interna, concorrência, público-alvo e fornecedores. A estratégia tem que ser pensada conforme os recursos disponíveis na empresa.

É recomendado definir melhorias para os processos burocráticos, que otimizem o atendimento. O agendamento de consulta é um desses processos que podem ser melhorados a partir da agenda automatizada. Assim, os pacientes esperam menos tempo para serem atendidos e a satisfação com a clínica aumenta.

3. Contratação de pessoas

Estar cercado de profissionais competentes é o segredo de muitos empresários de sucesso. É por isso que você deve ter um cuidado especial ao contratar as pessoasque farão parte da sua empresa.

Gerentes, secretários, auxiliares administrativos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos — e, claro, os demais médicos — devem ser escolhidos a dedo baseado em competências para que você possa delegar tarefas sem medo e assim poder se dedicar às tarefas que são de sua responsabilidade com a tranquilidade de saber que os demais departamentos estão bem cuidados.

Não menos importante é contratar pessoas que tenham ligação com a cultura de sua empresa. Que consigam assimilar sua filosofia e princípios. Isso tornará o ambiente mais agradável e resolutivo.

4. Gestão de marketing

Investir em divulgação é algo que não pode ser deixado de lado em uma clínica médica. Para isso, você pode fazer um planejamento de mídia e um minucioso estudo de públicos para saber quais são os meios de comunicação e plataformas que mais gerarão resultados para o seu negócio.

E, com a ascensão da internet e das mídias sociais, investir em marketing digital apresenta, cada vez mais, um excelente custo X benefício: você pode obter bons resultados sem gastos exorbitantes. Vale lembrar, no entanto, que o Conselho Federal de Medicina prevê algumas normas sobre a publicidade médica, que devem ser seguidas à risca.

5. Organização do ambiente

Uma clínica precisa proporcionar um ambiente agradável aos pacientes, com uma decoração bonita e cadeiras confortáveis na sala de espera, por exemplo. Além disso, recomenda-se uma sonorização com música ambiente e internet wi-fi, para que se possa utilizar dispositivos móveis enquanto se aguarda a consulta, além da disponibilização de jornais e revistas diversas para leitura.

Seus pacientes são crianças ou adultos com filhos? Invista em um “espaço kids” e veja a satisfação dos clientes subir às alturas, junto com a reputação da sua clínica.

Contrate uma consultoria especializada para abrir a empresa médica

Gerir um negócio demanda diversas habilidades por parte do empreendedor. No início da abertura da clínica, você pode encontrar dificuldades para administrar processos complexos. Por isso, contratar uma consultoria especializada é uma das melhores alternativas para tornar essa etapa bem-sucedida.

Veja a seguir alguns dos benefícios da contratação de uma consultoria especializada ao montar uma clínica.

Promove novos conhecimentos e tecnologias para a clínica

O trabalho da consultoria especializada é feito de forma ampla e em parceria com gestores e sócios. Essa condição propicia a troca natural de conhecimento, contribuindo para com a atualização dos profissionais e o aumento das competências para a realização das atividades.

A contratação da consultoria fornece algo muito importante para qualquer negócio: conhecimento personalizado e atualizado para a sua clínica.

Ajuda no estabelecimento de metas e objetivos

As informações são essenciais para estabelecer metas e objetivos, além de tornar o processo de tomada de decisão mais assertivo. Nesse contexto, é primordial contar com uma visão holística, capaz de identificar a situações vivenciadas em todos os setores, os parâmetros econômicos e as tendências que virão.

O consultor empresarial não trabalha apenas para atingir um resultado — ele assume um papel de conselheiro para ajudar os gestores e sócios a tomarem as decisões mais apropriadas para colocar a clínica no rumo desejado.

Melhora o desempenho dos funcionários

Para alcançar os objetivos traçados é crucial melhorar o desempenho cotidiano da clínica. Isso implica em conduzir corretamente a sua equipe de funcionários, de modo que eles queiram abraçar as suas metas e forneçam uma mão de obra de qualidade.

Administrar os recursos humanos ao montar uma clínica não é uma tarefa fácil, uma vez que se trata de um setor com perfis, crenças, costumes e objetivos distintos. A partir da contratação da consultoria especializada, é possível moldar a sua equipe de maneira harmônica, treiná-la e aumentar a produtividade.

Sem falar que esse serviço agrega melhorias na contratação e reavaliação dos procedimentos operacionais, ou seja, seleciona os profissionais que possuem o perfil da empresa, além de capacitá-los para atender às necessidades da organização.

Traz uma visão externa do negócio

O mercado da saúde é muito dinâmico, apresentando constantemente novos produtos, serviços e até mesmo técnicas de gestão. Sendo assim, é necessário estar atento para gerar melhorias contínuas no negócio.

Nesse sentido, a consultoria especializada atua na atualização dos processos de gestão da clínica, além de trazer uma visão externa de mercado, uma vez que o consultor tem experiência suficiente para identificar possíveis problemas e agir nas soluções.

Agora que você sabe como montar uma clínica de forma eficiente, já pode dar os primeiros passos para ser dono do seu próprio negócio e fazer dele um caso de sucesso.

Quer saber mais sobre o que a consultoria especializada pode fazer para você? Entre em contato com a Ação Consultoria e tire todas as suas dúvidas!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário