Recursos Humanos

Como otimizar o treinamento de equipes de uma clínica ou hospital?

outubro 31, 2017
Tempo de leitura 4 min

Por trás de uma clínica ou hospital considerado referência no mercado, há uma equipe bem preparada e que ama o que faz. Mas como contar com a ajuda de profissionais qualificados e que desempenham as suas funções com excelência?

A resposta é simples: com o treinamento de equipes, que é essencial para qualificar o seu material humano e trazer diversas vantagens para a empresa.

O negócio só tem a ganhar quando treina os seus colaboradores. Em primeiro lugar, a prática permite que eles assimilem a cultura e a missão da organização, ou seja, entendam quais são os seus ideais e posicionamento diante das situações cotidianas.

Ao tornar-se mais engajado, o grupo também aumenta sua produtividade. Há ainda a redução de custos e desperdícios e a a diminuição da rotatividade, pois os colaboradores se sentem valorizados. Quer conquistar tudo isso? Então, continue a leitura e descubra como melhorar o treinamento da equipe da sua clínica!

Comece fazendo um bom LNT

O primeiro passo para aperfeiçoar o treinamento de equipes da sua clínica ou hospital é descobrir o que precisa ser melhorado.

Isso pode ser feito com um Levantamento de Necessidades de Treinamentos (LNT), cujo processo é executado por meio de observação, avaliação de desempenho, entrevistas, solicitação dos colaboradores, avaliações técnicas, modificações de processos e relatórios.

Assim, você identifica quais são as carências da empresa e trabalha para supri-la de forma mais precisa. Se o setor de atendimento estiver deficitário, por exemplo, é possível apresentar novas técnicas e orientações aos atendentes.

Incentive a cultura do aprendizado durante o treinamento de equipes

O treinamento de equipes deve incentivar a cultura do aprendizado, pois a crescente exigência e concorrência do mercado pede funcionários preparados e atualizados.

Para tanto, procure oferecer cursos e treinamentos específicos dentro ou fora da empresa, além de compartilhar informações que sejam relevantes para as funções dos colaboradores. Além de capacitá-los, a prática também os valoriza profissionalmente, agregando valor para o próprio negócio.

Crie um plano de treinamento estratégico

Prender a atenção dos colaboradores é fundamental para aplicar um treinamento eficiente. Por isso, é preciso se preocupar em criar um plano de capacitação estratégico, que tenha um conteúdo atrativo, útil e viável.

O planejamento da clínica deve conter conhecimentos técnicos, informações gerenciais e competências comportamentais, sendo elaborado de acordo com as características dos funcionários. Dessa forma, as mudanças a serem aplicadas tornam-se mais entendíveis e fáceis de executar no dia a dia dos profissionais.

Ofereça benefícios para motivar a sua equipe

De nada adianta criar um treinamento incrível se os funcionários não estiverem dispostos a colocar o aprendizado em prática.

Portanto, conceda benefícios que incentive-os, como um salário digno, reconhecimento do bom desempenho por meio de premiações e plano de carreira. Também é fundamental estabelecer um ambiente de trabalho agradável. Ao saber que está sendo valorizado, o colaborador retribui a organização oferecendo o melhor de si.

Cumpra o seu papel de líder

O líder é uma figura muito importante na gestão de pessoas de uma clínica ou hospital, pois é o responsável por inspirar e incentivar sua equipe.

É necessário que o responsável pelo negócio conheça as qualidades e fraquezas dos colaboradores para ajudá-los a melhorar, além de portar-se como um exemplo de proximidade, valorização, respeito, ética e maturidade. Ao mostrar dedicação àqueles que estão sob o seu comando, você também os faz mais dedicados.

Viu só? Investir no treinamento de equipes é indispensável para empresas que almejam o sucesso. Cuidando dos seus colaboradores, a clínica garante que eles estejam prontos para zelar por seus pacientes em todas as áreas.

Quer receber mais dicas como estas? Então, assine a nossa newsletter e receba diretamente na sua caixa de entrada tudo que você precisa saber para melhorar a administração da sua clínica ou hospital!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário