Gestão

Veja como reduzir os custos operacionais da sua empresa

julho 27, 2018
como reduzir custos operacionais
Tempo de leitura 4 min

Em tempos de retração de mercado e forte concorrência, economizar tornou-se quase uma obrigação para as empresas que desejam manter suas finanças equilibradas. Nesse cenário, cada vez mais os empresários querem saber como reduzir custos operacionais, visando deixar o negócio com um saldo positivo.

Custos operacionais nada mais são do que o dinheiro que a empresa desembolsa para a execução das suas atividades, de modo a assegurar suas operações cotidianas.

Os principais deles que um empreendimento realiza para operar a todo o vapor incluem remuneração de equipes, insumos de produção, despesas financeiras e até viagens corporativas.

É importante, contudo, diferenciar custo de operação e investimento. Adquirir novos equipamentos é um investimento, pois trata-se de um capital investido para gerar lucros no futuro, por exemplo.

Então, quer saber como reduzir custos operacionais da sua empresa? Continue lendo e confira o que fazer para atingir o equilíbrio financeiro!

Estabeleça metas de corte de custos

Comece mapeando as suas operações e processos internos. Ao tomar consciência de tudo que acontece dentro do empreendimento, você tem embasamento para identificar seus pontos fracos e fortes — podendo, então, descobrir onde se encontram os gastos desnecessários e cortá-los.

Para obter mais organização nesse processo, monte um plano de metas a serem atingidas. Isso lhe permite fazer uma comparação com os próximos resultados das suas decisões, estudando relatórios gerenciais que evidenciem com exatidão a sua evolução ou eventuais problemas.

Elimine o desperdício

É importante determinar um limite de consumo e utilização de materiais internos, como itens de limpeza e escritório. Viagens corporativas patrocinadas pela organização também podem ser reduzidas e realizadas apenas quando houver a máxima necessidade.

No entanto, nem sempre os cortes são a solução para todos os problemas do empreendimento. Em alguns casos, o desperdício pode ser proveniente de um gargalo pouco notado: a ineficiência.

Se isso estiver acontecendo, é recomendado investir em sistemas e equipamentos mais eficientes, que ajustem o negócio ao mercado tornando-o mais ágil e competitivo. Automação industrial, por exemplo.

Tenha uma boa gestão de estoque

A partir do monitoramento adequado do estoque, com o acompanhamento de tudo que entra e sai, evita-se a compra de itens em excesso ou que não necessita, protegendo o seu capital.

Por isso, controlar o seu inventário é essencial para a contenção de gastos — além de saber quais produtos têm maior rotatividade de acordo com sazonalidade do mercado.

Negocie com os fornecedores

Se você precisa de fornecedores diferentes, verifique quais deles oferecem operações logísticas que assegurem agilidade na entrega e melhores preços. Isso é crucial para reduzir custos no final do processo de produção.

Negocie com os fornecedores e realize pesquisas para saber no que você pode ser melhor, tanto no relacionamento quanto em questões de contato, para chegar a um acordo benéfico para todos.

Adote um sistema de gestão

A integração dos processos internos da empresa por meio da adoção de um sistema de gestão permite que o gestor conheça despesas e custos escondidos — além de otimizar o tempo dos funcionários, liberando-os para as tarefas que carecem de mais talento humano.

Isso culmina, obviamente, no aumento da sua produtividade.

Avalie a terceirização de processos

Por fim, uma ótima alternativa para diminuir os seus custos operacionais e administrativos é terceirizar os processos a partir de parcerias com empresas especializadas, que consigam manter a qualidade e promover o custo-benefício.

Enfim, aprender como reduzir custos operacionais é imprescindível para equilibrar as suas finanças. Afinal, os gastos em excesso podem tornar a sua produção mais cara, de maneira que o produto final tenha um valor exorbitante para o cliente, afastando-o do seu negócio.

Sendo assim, com esse controle, além de poupar dinheiro, você também garante um preço justo ao público consumidor!

Precisa de ajuda para diminuir os seus custos de operação? Acesse nosso site e veja o que a Ação Consultoria pode fazer por você e sua empresa!

Você também pode gostar

1 comentário

  • Responder Melhoria contínua de processos: saiba o que é e como implementarBlog | Ação Consultoria Empresarial dezembro 10, 2018 at 3:50 pm

    […] sua empresa. É possível, por exemplo, aumentar o fluxo de vendas e, ao mesmo tempo, diminuir os custos de produção. Tudo vai depender dos tipos de ferramenta que você utilizará e a maneira como […]

  • Deixe um comentário