Gestão

Como tornar minha empresa sustentável? Veja 7 dicas de ouro

março 12, 2019
Tempo de leitura 4 min

“Como tornar minha empresa sustentável?” Essa é uma pergunta bastante comum nos tempos atuais, principalmente diante de recentes eventos que envolvem não só a perda de vidas, mas também danos praticamente permanentes ao meio ambiente.

Mudanças internas podem ser aliadas importantes para promover práticas mais sustentáveis e inerentes a uma política de proteção à natureza, algo extremamente cobrado pelo amplo público nos últimos anos.

Continue lendo este post e entenda o que é o conceito de empresa sustentável e confira 7 dicas de ouro para implementar em seu negócio.

Qual o conceito de empresa sustentável?

O conceito diz respeito a organizações que priorizam ações de proteção ao meio ambiente em suas rotinas, diminuindo e minimizando, ao máximo, o impacto de suas ações na natureza.

Qual a importância do sustentável nos dias atuais?

Com tantos problemas e catástrofes que geram grandes danos ao meio ambiente, torna-se cada vez mais necessário que as organizações entendam seu papel neste contexto, sabendo como agir, de forma que suas atividades contribuam para a manutenção da fauna e da flora para as próximas gerações. Lembre-se que o grande público, incluindo seus clientes, está de olho e muito mais exigentes a esta questão.

Como transformar a minha empresa?

Quer tornar a sua empresa sustentável, mas não sabe por onde começar? Siga as dicas a seguir para alcançar este objetivo.

1. Adote documentação eletrônica

Comece a registrar os documentos da empresa nos meios eletrônicos, com cópia na nuvem. Esta mudança é o suficiente para reduzir, consideravelmente, o consumo de papel, bem como garantir uma melhor segurança no que se refere a perdas de documentação. Além disso, aumenta a produtividade, já que permite uma maior disponibilidade dos arquivos.

2. Gerencie resíduos

Toda empresa gera uma série de resíduos dos mais diferentes tipos: orgânicos, inorgânicos recicláveis ou não recicláveis. Para promover a reutilização e reciclagem adequada, é importante realizar uma gestão eficiente, com separação entre os tipos de materiais inorgânicos. Ainda, obter parcerias com cooperativas de reciclagem.

3. Treine a equipe

As equipes devem estar preparadas para lidar com as mudanças promovidas no ambiente interno para a geração de uma empresa sustentável. Não adianta você mudar algumas estruturas se os funcionários continuarem com a mentalidade antiga. Para tanto, realize treinamentos, palestras e cursos que auxiliarão na conscientização sobre a importância de uma empresa sustentável.

4. Evite desperdícios em refeitórios

Um dos grandes gargalos internos para adoção de ambientes sustentáveis diz respeito ao desperdício de comida nos refeitórios internos. Portanto, implemente medidas importantes, como a adoção do self-service em detrimento das refeições com quantidades padronizadas (já que há pessoas que comem menos e acabam desperdiçando o restante dos alimentos), conscientização sobre o desperdício e, até mesmo, sanções para quem descumprir as regras.

5. Corrija a infraestrutura

Algumas questões do espaço físico do negócio podem estar contribuindo para dificultar a formação de uma empresa sustentável, por exemplo, encanamentos antigos, com vazamentos, que geram desperdícios significativos de água. Portanto, confira todas as instalações de água, energia e gás, de forma a minimizar escapes e vazamentos e conseguir um uso dos recursos mais eficientes. Isso também auxilia na redução de custos operacionais da sua empresa.

6. Modifique a iluminação

A simples adoção de uma iluminação mais adequada, como o uso de modelos de LED e instalação de sensores de presença já podem significar uma economia considerável no consumo de energia elétrica.

7. Descarte o lixo adequadamente

Apenas realizar a gestão de resíduos não é o suficiente. De que adianta fazer as separações de modo correto se, no momento do descarte, ele não é realizado de forma a privilegiar o reuso e a reciclagem? Identifique como funciona a coleta seletiva da sua região e incentive parcerias com cooperativas para este fim.

Tornar a sua empresa sustentável é uma questão pungente, principalmente diante do cenário atual, depois de tantos problemas na natureza. Sendo assim, implemente essas dicas o quanto antes.

Achou o post interessante? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude a promover uma cultura sustentável no ambiente empresarial.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário