Gestão

Como usar a inteligência artificial na gestão empresarial?

setembro 4, 2019
tecnologia na gestão empresarial
Tempo de leitura 4 min

Novos tempos exigem maior atenção por parte dos gestores. Isso porque diversas tecnologias destinadas a melhorar as rotinas produtivas são criadas todos os dias e podem auxiliar seu negócio a crescer. A falta de interesse nisso pode trazer prejuízos, principalmente no que diz respeito a diferenciais competitivos perante seus concorrentes.

A Inteligência Artificial na gestão empresarial é uma aliada que já se tornou realidade em boa parte das organizações — e, provavelmente, em muitos de seus concorrentes. Por isso, é fundamental entender como funciona essa tecnologia e como ela pode ser aplicada internamente em sua empresa.

Prossiga com a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que é a Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) diz respeito a algoritmos e protocolos cujo objetivo é permitir a tomada de decisão de forma mais inteligente, por meio de operações que simulem o processamento de aprendizado humano.

Para que funcionem, os algoritmos precisam ser alimentados com um alto volume de informações, de modo que se possa encontrar padrões que auxiliem nas tomadas de decisão de forma automatizada.

Também é preciso processar um alto volume de informações, ou seja, garantir uma boa capacidade de processamento por meio de uma máquina potente ou máquinas virtuais.

É uma tecnologia que está cada vez mais presente nos mais diferentes ramos, e na área empresarial não é diferente.

A Inteligência Artificial na gestão empresarial

A IA é aliada fundamental para conseguir a otimização das rotinas do seu negócio em longo prazo. Hoje ela já é aplicada em diversas áreas nas organizações, como veremos a seguir.

Inteligência artificial para o recrutamento de pessoas

Um dos setores que se beneficiam da IA é o RH. As soluções conseguem, por meio da aplicação de gamificação, chatbots e inteligência artificial, realizar processos seletivos mais eficientes e de forma quase completamente automatizada.

Por meio da Inteligência Artificial é possível constituir um perfil e avaliar qual dos candidatos está mais próximo daquilo que a empresa necessita.

Inteligência artificial para a análise de mercado

Como identificar as oportunidades e vulnerabilidades do mercado? A IA pode auxiliar você nisso. Por meio de algoritmos, é possível recolher informações e realizar uma análise competitiva, acompanhando se realmente é o momento certo para alguns investimentos ou se é melhor aguardar.

Inteligência artificial para a gestão interna das empresas

A IA é uma das ferramentas utilizadas em sistemas ERP para a automação de tarefas. Por meio do input de informações, a solução consegue identificar padrões de funções que devem ser realizadas, de forma automatizada, garantindo redução de tempo na execução de tarefas e menor índice de falhas nas atividades.

Benefícios da IA para a gestão empresarial

Veja quais são os principais benefícios para uma organização que conta com a Inteligência Artificial em seus processos internos.

Melhora o relacionamento com o cliente

Se os processos são mais eficientes, é possível prestar um atendimento de qualidade ao cliente. Afinal, você consegue identificar, previamente, qual é o seu perfil, suas demandas e questões principais, bem como orientá-lo de forma adequada em relação ao seu atendimento.

Automatiza processos

Um dos principais ganhos da IA é a possibilidade de automatizar processos internos. Com isso, sua empresa consegue deixar tarefas mais técnicas nas mãos das soluções, algoritmos e ferramentas e permitir que seus funcionários se dediquem a questões mais analíticas.

Reduz custos operacionais

A partir do momento em que determinadas tarefas podem ser feitas de forma automatizada, há uma grande redução dos custos operacionais. Afinal, não é preciso destacar um colaborador para realizar determinada tarefa.

Além disso, é possível minimizar os custos de refação, que tendem a ser altos para a empresa quando se tornam recorrentes e gerar atrasos que podem afastar seu cliente final.

Saber como utilizar a Inteligência Artificial na gestão empresarial é fundamental para que seu negócio entre na nova era da tecnologia para empresas. Por isso, não deixe de implementar essas medidas e aproveite todos os benefícios.

Gostou deste conteúdo? Acha que ele pode ser útil para a sua rede de amigos? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e leve as informações para outras pessoas.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário