Gestão

5 dicas para fazer uma comunicação interna eficaz na sua empresa

setembro 25, 2018
comunicação interna nas empresas
Tempo de leitura 4 min

A comunicação interna nas empresas é cada vez mais essencial em um mercado competitivo e extremamente nivelado como o atual. Os funcionários devem sentir que podem se comunicar facilmente com outros membros da equipe, bem como com a alta gerência, contribuindo para a alta produtividade e para os resultados gerais.

Mas, para uma comunicação boa e eficiente, os processos e fluxos devem estar mapeados, atualizados e claros a todos — caso contrário, é difícil saber como e para quem deve ser feita a comunicação.

Para ajudá-lo, neste artigo apresentaremos cinco dicas para melhorar a comunicação interna na sua empresa. Acompanhe e boa leitura!

Como melhorar a comunicação interna nas empresas

1. Crie um ambiente de diálogo aberto

É essencial manter os funcionários atualizados sobre mudanças, progresso e planos futuros da empresa. Isso pode ser feito por meio de boletins informativos, troca de e-mails e reuniões da empresa. Somado a isso e durante esses processos, permita que os funcionários participem da discussão. 

Encoraje perguntas e comentários e mostre que todas as ideias são bem-vindas. Os colaboradores são mais propensos a se comunicar quando percebem um apoio por parte da gestão.

O fato é que, ao ter a oportunidade de mostrar o que sabe, todo profissional fica mais motivado a se envolver no empreendimento. Isso não apenas cria mais energia e propósito por trás da comunicação, como também aumenta o valor das ações e atividades desenvolvidas.

2. Reforce a missão e os valores da empresa

É essencial sempre reforçar os conceitos de missão e valores da empresa, ainda que como lembrete regular em reuniões ou troca de informativos e nas sessões de capacitação e treinamentos. Quando os funcionários estiverem unidos no entendimento dos objetivos da empresa, eles conseguirão se comunicar com mais eficiência para alcançá-los.

3. Aumente as conexões entre colaboradores e gestores

A boa comunicação não deve apenas fluir entre os membros da mesma equipe ou mesma hierarquia, mas também entre os funcionários e seus gestores. Por isso, é imprescindível reforçar esse tópico durante os programas de treinamento em gerenciamento.

Os gerentes que reservam um tempo para conhecer melhor os seus funcionários e estão dispostos a ouvi-los têm mais facilidade em se comunicar e manter relatórios diretos sobre as tarefas do dia a dia. 

Por sua vez, quando os colaboradores sentem que os gerentes são capazes de lidar com suas preocupações individuais, não aplicando uma comunicação unilateral, eles tendem a desenvolver melhor as orientações transmitidas.

4. Tenha a estrutura formal da empresa bem descrita e comunicada a todos

A estrutura formal de uma organização abrange, entre outros fatores, um organograma atualizado e os processos mapeados e claros a todos os envolvidos.

Com o organograma, a hierarquia da empresa fica clara para todos os colaboradores – inclusive os recentemente contratados – e a comunicação se torna mais assertiva. O mesmo ocorre com os processos claros e bem descritos: os colaboradores envolvidos sabem exatamente a quem reportar, qual documento usar (se for o caso) e como comunicar o desejado.

Com essas duas “ferramentas” o processo de comunicação se torna mais ágil, objetivo e resolutivo, já que as pessoas sabem como e com quem comunicar. As trocas de informação ficam claras para todos, evitando redundâncias, gaps e atrasos devido a incertezas nesse quesito.

O organograma atualizado e bem descrito é o primeiro passo para uma Gestão de Pessoas eficiente!

5. Use a Tecnologia a seu favor

Na atual era digital, a tecnologia deve ser aplicada para melhorar o trabalho em diversos aspectos dentro de uma empresa. Hoje, já existem diversos tipos de ferramentas que podem ser usadas para facilitar a comunicação interna. 

Por exemplo, os softwares de gestão são úteis para acompanhar o progresso de projetos e comunicar a todos os envolvidos o andamento das etapas. Assim, cada profissional saberá o que ainda precisa ser feito. 

Ainda que a comunicação face a face seja sempre importante, as ferramentas tecnológicas podem ajudar nesse processo, economizando tempo e expandindo as comunicações.

6. Planeje eventos externos

Nada melhor do que encontros fora da empresa para melhorar a interação entre os funcionários e, consequentemente, a comunicação interna. Afinal, quanto mais os colaboradores se conhecem, mais fluido e natural será o diálogo entre eles. Por isso, crie oportunidades para que todos se encontrem fora do expediente da empresa.

Entre as ideias que podem ser aplicadas, estão:

  • festas de final de ano;
  • eventos de happy hour;
  • feiras sobre novidades do setor. 

Enfim, a melhoria da comunicação interna nas empresas é crucial no atual mundo dos negócios. Esse trabalho não apenas ajuda as empresas a crescerem e evoluir, destacando informações essenciais para todos, como também facilita o engajamento dos colaboradores com os planos estratégicos da organização.

Por isso, conte sempre com especialistas para otimizar a comunicação interna da sua empresa. Afinal, compartilhar informações em um quadro de avisos em cima do bebedouro ou na porta do refeitório já é coisa do passado.

Gostou do artigo? Que tal continuar se aprofundando no assunto e conferir o nosso texto sobre gestão de conflitos?

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário