Gestão

Conheça as 5 melhores dicas para a gestão do tempo e produtividade

outubro 28, 2019
gestão do tempo
Tempo de leitura 3 min

Ter uma gestão do tempo e produtividade nos tempos atuais é um dos grandes desafios de qualquer pessoa, tanto na esfera profissional quanto pessoal. Quantas pessoas você conhece que dizem estar atarefadas, sobrecarregas e sem tempo?

Muito disso é justamente por desconhecimento e falta de controle da própria rotina. Quando nos dedicamos a observar com racionalidade nossa rotina, percebemos que muitas das nossas tarefas não são tão importantes assim, ou que estamos tentando comportar mais funções do que realmente somos capazes em nosso dia a dia.

Por isso, confira as 5 melhores dicas para a gestão do tempo e produtividade e veja como melhorar os resultados da sua rotina produtiva. Boa leitura!

1. Use agenda online

Sabe a famosa agenda de papel que você tinha há alguns anos? Ela sempre foi uma aliada importante para observar a sua rotina e determinar um ritmo saudável de funções e atividades.

Atualmente, com as inovações tecnológicas, podemos contar com opções ainda melhores — as agendas online. A partir delas, pode-se acrescentar novas tarefas diretamente em seu dispositivo móvel e com a vantagem de que o aparelho pode notificá-lo, por meio de alarme, com a antecedência que você escolher.

2. Mantenha a qualidade de vida

Se você não estiver saudável e bem, tanto física quanto mentalmente, sua produtividade irá por água abaixo. Por isso, é fundamental que sua rotina inclua hábitos importantes que promovam qualidade de vida no dia a dia.

Não deixe de incluir um tempo para uma alimentação saudável, atividades físicas, realização de hobbies, entre outros pontos fundamentais para manter uma boa qualidade de vida.

3. Delegue tarefas

Um dos motivos pelos quais você pode se sentir sobrecarregado deve-se ao fato de acumular uma série de tarefas que você não é capaz de realizar sozinho. Esse é um hábito muito comum em pessoas que tenham cargos de liderança e dificuldade em confiar determinadas funções a seus subordinados.

Porém, isso complica consideravelmente sua rotina e pode atrapalhar ou, até mesmo, impedir que as tarefas sejam cumpridas. O que é melhor: abrir mão do controle e tudo ser feito ou realizar as ações de forma incompleta ou inadequada por medo de delegar?

4. Defina prioridades

Quantas vezes você se viu atrasado para entregar uma tarefa de alta prioridade? Se tem dificuldades com gestão de tempo e produtividade, provavelmente foram muitas, não é mesmo?

Para evitar que isso ocorra, é fundamental que passe a definir prioridades. Categorize as suas tarefas dentro desses quatro espectros:

  • urgente e importante;
  • urgente e não-importante;
  • não-urgente e importante;
  • não-urgente e não-importante.

A partir disso, você conseguirá definir o que deve ser feito prioritariamente e evitar deixar de lado funções importantes para seu negócio.

5. Seja realista na definição de tarefas

Outro ponto que pode atrapalhar as suas atividades profissionais é não ser realista na definição de tarefas do seu negócio. Por exemplo, não adianta programar duas atividades para o espaço de uma hora se cada uma delas pode ocupar 40 minutos.

Lembre-se sempre de computar, para cada tarefa, o tempo gasto com possíveis imprevistos. Caso eles ocorram, você não terá que atropelar atividades ao longo do seu dia. Caso não ocorra qualquer problema, você poderá contar com esse tempo livre.

Ter uma boa gestão do tempo e produtividade é fundamental para melhorar as suas práticas profissionais e ter um dia mais tranquilo e maior qualidade de vida. Por isso, aplique essas dicas e veja como seu dia poderá render muito mais.

Você acrescentaria mais alguma dica na lista? Deixe nos comentários!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário