Gestão

Consultoria Organizacional: saiba o que é e como pode alavancar nos seus negócios

outubro 28, 2019
Consultoria externa
Tempo de leitura 6 min

Tornar a sua empresa mais eficiente e produtiva é um dos principais objetivos de todo gestor. Porém, muitas vezes, é preciso lançar mão de ferramentas para alcançar essa meta, a fim de que uma visão diferenciada ou externa consiga encontrar os pontos de vulnerabilidade e os pontos positivos que devem ser reforçados no negócio.

A consultoria organizacional é uma ferramenta importante para conseguir potencializar seus resultados e conseguir melhorar as rotinas internas da sua empresa, em busca de maior produtividade e melhor clima organizacional em sua empresa.

Vamos mostrar para você o que é uma consultoria organizacional, seus principais tipos e te ajudar a compreender a importância de optar por esse tipo de assessoria em seu negócio. Tire suas dúvidas sobre o tema! Boa leitura!

O que é uma consultoria organizacional?

A consultoria organizacional é um processo cada vez mais solicitado internamente nas empresas, a fim de conseguir obter melhores resultados e alcançar os objetivos propostos nos planos de negócios.

Ela é capaz de promover uma cultura organizacional mais forte e melhor consolidada, o que permite conseguir resultados melhores a longo prazo.

Um profissional é chamado para a organização, seja por meio de assessoria ou por contratação, para compor o quadro de funcionários do negócio. Sua função é avaliar a atual conjuntura da organização, verificando pontos positivos e negativos em cada setor e no negócio como um todo.

A partir disso, ele deverá apontar as principais soluções a serem tomadas para que a sua empresa possa caminhar e melhorar a sua rentabilidade ao longo do tempo.

Quais são os principais tipos de consultoria organizacional?

Basicamente há dois tipos de consultoria organizacional: a consultoria externa e a consultoria interna. Vamos mostrar as principais diferenças entre elas e qual é a mais indicada para seu negócio.

Interna

A consultoria interna é aquela realizada por um consultor que seja contratado da organização, ou seja, ele está presente constantemente e está familiarizado com os valores e princípios do negócio. Porém, nesse caso, ele não tem uma visão distanciada, o que pode comprometer a objetividade de sua análise.

Externa

A consultoria externa é aquela realizada por meio do consultor empresarial, contratado pela empresa, vindo externamente para atuar no negócio. Normalmente é parte de uma assessoria ou uma consultoria especializada, que analisará a situação e indicará as mudanças necessárias, a fim de trazer melhores resultados e aumentar sua rentabilidade.

Qual sua importância para os negócios?

A consultoria organizacional traz uma série de benefícios para as organizações que desejam melhorar continuamente seus processos internos, seja em relação às ações para o seu público, seja até mesmo para o seu público interno (colaboradores, fornecedores, stakeholders, entre outros).

Torna a cultura organizacional mais forte

Como um consultor externo tem uma visão diferenciada da sua empresa, ele consegue observar e identificar, de forma mais clara, uma cultura organizacional negativa. Pense, por exemplo, em um teatro: quem tem a visão mais ampla sobre o que está acontecendo, os espectadores ou os atores que estão envolvidos na peça?

O mesmo ocorre quando falamos de uma consultoria organizacional externa. Um especialista de fora é capaz de verificar o que está acontecendo com maior consistência e oferecer as melhores soluções para o negócio.

Promove a gestão de pessoas

A consultoria organizacional ajuda a priorizar a gestão de pessoas em todos os processos internos. Com isso, sua empresa priorizará o melhor aproveitamento dos seus colaboradores, suas respectivas satisfações e melhor produtividade.

Traz neutralidade para resolução de conflitos

Caso seu negócio tenha conflitos internos, uma consultoria organizacional será imprescindível para a resolução da questão. Isso porque os consultores presentes são neutros, avaliando a situação como um todo e buscando minimizar o conflito e potencializar o bem-estar de todos os envolvidos.

Além disso, a neutralidade é importante, até mesmo, para tecer críticas construtivas e contundentes sobre o negócio. Se algo estiver demasiadamente errado, o consultor não terá receio de apontar. Algo que talvez não seja tão fácil quando falamos de um consultor interno.

Ajuda na retenção de talentos

Como a consultoria foca, principalmente, na gestão de pessoas, ela é capaz de identificar pontos que estejam causando a insatisfação de seus colaboradores. Com isso, é possível buscar melhorar esses gargalos internos, a fim de que eles se sintam motivados no dia a dia.

Assim, diminui-se as taxas de turnover e melhora o clima organizacional, dois pontos fundamentais para o crescimento da empresa.

Promove uma visão externa sobre a empresa

Quando se opta pela consultoria organizacional externa, você tem uma visão de uma pessoa distanciada dos processos exercidos internamente. Além disso, ela tem uma opinião macro sobre as situações ocorridas, principalmente por ter experiências diversificadas com outras organizações, algumas até mesmo de outras áreas, mas que podem agregar valor e conhecimento para seu negócio.

Gera soluções fora da caixinha

Como o consultor tem uma visão distanciada e mais experiente, devido às suas atuações em outras organizações, ele consegue propor soluções que não sejam muito usuais e, consequentemente, possam trazer resultados cada vez mais positivos para as empresas.

Por exemplo, o consultor pode identificar uma oportunidade de mercado para investir que os gestores internos poderiam não cogitar, seja por falta de experiência, know how ou visão daquela questão.

Como a Ação Consultoria pode auxiliar na realização da consultoria organizacional?

Está pensando em investir em uma consultoria organizacional? Então conte com a Ação Consultoria. Temos um quadro de especialistas em soluções inteligentes, com o objetivo de auxiliar sua empresa a alcançar as metas com excelência e qualidade, trazendo soluções novas e bem-sucedidas para seu negócio.

Conseguimos oferecer uma consultoria completa e focada em resultados e crescimento por meio das seguintes ferramentas:

  • diagnóstico organizacional;
  • planejamento estratégico;
  • planos de negócios;
  • gestão de pessoas outsourcing;
  • mapeamento e gestão de processos;
  • palestras e treinamentos motivacionais, entre outros.

Por meio deles é possível observar a atual situação do seu negócio e apontar as melhores soluções e implementação de ferramentas para conseguir potencializar os resultados, fortalecer a cultura organizacional e minimizar problemas que estejam ocorrendo dentro da sua empresa.

Quer saber mais sobre nosso serviço de consultoria organizacional e aproveitar o máximo de benefícios com essa prática? Entre em contato, converse com um de nossos consultores e tire sua dúvida sobre o assunto.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário