Recursos Humanos

Cultura do feedback: entenda o que é e o impacto para os colaboradores

novembro 8, 2018
Tempo de leitura 4 min

Uma empresa que trabalha a comunicação interna, com certeza, terá grandes chances de se destacar perante a concorrência. É por essa razão que, cada vez mais, a cultura do feedback tem sido discutida no mundo corporativo.

De maneira simples, a cultura do feedback trata-se do retorno que um profissional recebe referente ao seu trabalho. Ou seja, não é apenas um “sim” ou um “não”, mas uma interação positiva visando sempre ao crescimento pessoal e coletivo.

Mas qual é a importância disso? Como a cultura do feedback pode ser desenvolvida na sua empresa? Continue lendo e confira as informações mais importantes sobre essa filosofia, que é aplicada pelas maiores marcas do mercado. Boa leitura!

Qual a importância de desenvolver a cultura do feedback?

A cultura do feedback é uma prática que, se implementada sabiamente, pode trazer inúmeros benefícios para uma empresa. Afinal, quanto mais a comunicação for de qualidade, maiores serão as chances de acertar os processos.

Confira, a seguir, alguns benefícios — em termos de produtividade de funcionários e de desempenho da empresa — para entender melhor a importância de se desenvolver a cultura do feedback!

Transformação do clima organizacional

Com uma comunicação fluída e direta entre colaboradores e gestores, o clima organizacional tende a se transformar naturalmente. A partir disso, o ambiente de trabalho se torna mais ameno e agradável, melhorando a rotina de toda a equipe.

Atualmente, com a sociedade em completa agitação, muitos profissionais já consideram o clima organizacional tão importante quanto o salário pago pelas empresas, na hora de fazer as suas escolhas.

Melhoria da motivação e da produtividade dos profissionais

Falando em critério de avaliação, a cultura do feedback pode ser o fator determinante para aumentar o engajamento e o estímulo dos colaboradores. Afinal, todos nós, em algum momento da vida profissional, já nos sentimos frustrados por não podermos expressar nossas opiniões no ambiente de trabalho.

É nesse ponto que o feedback faz toda a diferença: a filosofia da comunicação bilateral ajuda a valorizar a presença dos funcionários na organização, tendo em vista que apresenta um cenário de igualdade que é capaz de respeitar as hierarquias.

Esse fator não é importante apenas em termos de retenção de talentos, pois também serve como um impulsionador de produtividade. Afinal, todo profissional é um ser humano e, como tal, sofre influências negativas e positivas das situações que o rodeia.

Aumento da lucratividade da empresa

Se o ambiente de trabalho é propício para a realização das atividades e os funcionários se mostram cada vez mais motivados, a probabilidade de um aumento de lucros em médio/longo prazo é alta. Somado a isso, existe uma cultura comunicacional direcionada para o melhoramento contínuo do negócio, fazendo com que ele se sobressaia positivamente — mesmo nos cenários adversos do mercado.

O que é preciso para desenvolver a cultura do feedback?

Agora que você já sabe o quanto a cultura do feedback pode ser transformadora, confira, abaixo, como desenvolvê-la na sua empresa!

Aplique treinamentos de equipe

Treinamentos, por si só, já são importantes em vários aspectos. Porém, aqui, você não deve focar apenas no desenvolvimento operacional e técnico, mas também nas relações pessoais e no fortalecimento da inteligência emocional.

Aprimore a cultura do feedback dos gestores

A verdade é que, na maioria das vezes, os gestores não apresentam dificuldades em expressar suas opiniões referentes aos seus liderados. O entrave surge justamente quando o inverso precisa acontecer.

Por isso, para desenvolver a cultura do feedback, é necessário trabalhar o conceito junto aos gestores. Assim, é fundamental que todos entendam a importância da prática e, principalmente, que uma comunicação saudável não deve ser realizada de forma unilateral.

Como você pôde perceber, a cultura do feedback é, sem dúvidas, uma das maneiras mais inteligentes de se melhorar o ambiente de trabalho de uma empresa. Portanto, aplicá-la pode ser a chave para uma significativa mudança no seu negócio. Então, analise as informações apresentadas e garanta que a comunicação seja cada vez mais útil e saudável no seu empreendimento!

O artigo foi útil para você? Então, aproveite para compartilhar essas informações com seus contatos por meio das suas redes sociais e ajude a disseminar esse conhecimento!

Você também pode gostar

1 comentário

  • Responder Produtividade da empresa: veja 4 dicas para melhorá-la!Blog | Ação Consultoria Empresarial dezembro 11, 2018 at 2:02 pm

    […] adote uma gestão mais aberta na empresa e implemente a cultura do feedback bilateral, com todos os profissionais sugerindo ideias e melhorias para a rotina de […]

  • Deixe um comentário