Gestão

Cultura orçamentária: conheça (x) vantagens da sua implementação

janeiro 6, 2020
crescimento da empresa
Tempo de leitura 3 min

Imagine como deve ser frustrante parar um projeto na metade por falta de orçamento: você quer transformar uma área inutilizada em um playground para as crianças, um espaço de estudo etc. Então, é providenciada a compra de todo o material necessário, mas não há dinheiro para continuar a obra. Já parou para pensar como uma cultura orçamentária ajudaria no crescimento econômico sustentável da sua corporação?

Por meio dela, há o planejamento de investimentos, despesas e receitas da organização durante um período futuro para que haja melhores estratégias financeiras. Isso pode evitar problemas como o mencionado ou a contratação de três colaboradores quando a empresa não tem receita suficiente para isso, sendo necessário fazer empréstimos e financiamentos bancários.

Entendeu do que se trata a cultura orçamentária e como ela pode diminuir suas dores de cabeça com as finanças da empresa? Continue a leitura e entenda mais sobre as vantagens de sua implementação!

1. Limita os gastos

Seja no âmbito pessoal ou jurídico, quem gasta mais do que tem se arrisca e pode ter muitos problemas com isso — no caso das empresas, é uma das principais causas de fechamento. Por esse motivo, implementar o planejamento das finanças a partir da cultura orçamentária é a luz que melhor direciona as estratégias e os esforços de uma corporação.

Afinal, quando não se tem planejamento, as chances de os negócios gastarem acima do que devem são altas. Então, por meio de uma consulta prévia, a cultura orçamentária deve colocar um foco e definir uma meta principal que ajuda a determinar até quando e com o que algo pode ser gasto.

2. Aumenta o comprometimento com os indicadores

Outro erro praticamente mortal no mundo corporativo é basear as decisões em achismos. O mercado é competitivo demais para desperdiçar o potencial de indicadores de desempenho dessa maneira.

Assim, em uma cultura orçamentária, tudo é calculado e medido até antes mesmo do planejamento. Desse modo, além do embasamento nas decisões, é possível ter uma maior transparência para acompanhar os resultados e direcionar as ações.

3. Auxilia na tomada de decisões

Conforme mencionado, as empresas precisam ter suas decisões estratégicas baseadas em algo mais sólido do que achismos. É o caso de dados, métricas e indicadores — mencionados no tópico anterior.

Ao fazer isso, todas as decisões, do Marketing às Vendas, são tomadas com maiores chances de acerto, mais agilidade e de uma maneira que direcione o negócio para as metas estabelecidas. Os indicadores que o orçamento fornece ainda contribuem para o desenvolvimento de um plano de ação.

Percebeu como a cultura orçamentária contribui para o sucesso da sua empresa? Para conseguir isso, é importante implementá-la desde cedo para ser rapidamente validada e propagada entre toda a equipe. Além do mais, você pode adotar a tecnologia para facilitar o controle do orçamento, estimular o uso de indicadores e tornar os líderes propagadores dessa cultura.

E aí, gostou do nosso post? Para um maior aprofundamento no assunto, confira as vantagens, entenda como implementar uma cultura organizacional e aprenda mais sobre o assunto!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário