Gestão

Descubra agora como estruturar a gestão de pessoas na empresa

junho 3, 2019
Tempo de leitura 6 min

Administrar uma empresa pode gerar uma série de questões como controle de ativos, manutenções preventivas, análise de público-alvo e mercado, entre diversos outros pontos. Porém, um elo importante dessa cadeia, muitas vezes, passa despercebido por boa parte dos gestores: o capital humano.

Cuidar da gestão de pessoas e saber como estruturar esse setor é fundamental para o crescimento e vitalidade da organização. Por isso, é importante que os responsáveis estejam atentos a todos os detalhes pertinentes à estruturação dessa área.

Continue lendo e saiba mais sobre como estruturar o RH de uma empresa, um assunto tão essencial para as organizações.

O que é Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas diz respeito ao conjunto de ferramentas e estratégias que têm por objetivo administrar os comportamentos internos realizados pelos colaboradores e auxiliar para que eles consigam explorar ao máximo seu potencial.

A importância da Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas cumpre um papel essencial nas organizações, principalmente por ser o responsável por gerenciar um dos capitais mais importantes de qualquer empresa: o capital humano, uma vez que é por meio dela que o negócio cresce. Você pode ter os melhores produtos ou serviços, uma ideia inovadora, mas se não tiver colaboradores motivados para colocar as ideias à frente, de nada adiantará.

Por isso, é essencial você compreender como a Gestão de Pessoas auxilia sua empresa a crescer. Veja os principais pontos a seguir.

Apoia as lideranças

A Gestão de Pessoas foca, principalmente, em preparar as lideranças para conseguirem administrar bem as rotinas internas e gerenciar os colaboradores de forma adequada. Isso porque, muitas vezes, a equipe pode ser bem capacitada, ter um know how excelente, mas sem um bom gestor para conduzir os trabalhos, os talentos são desperdiçados.

Assim, é responsabilidade desse setor servir de apoio para os líderes, auxiliando tanto na formação do perfil de gestor quanto oferecendo dados e informações úteis para a condução dos trabalhos.

Promove ferramentas de meritocracia

Os melhores profissionais precisam ser reconhecidos no ambiente interno, reconhecendo seus esforços e a dedicação pela empresa. A Gestão de Pessoas é capaz de acompanhar os índices de produtividade de cada colaborador e verificar quais deles estão se destacando internamente e, com isso, promover ações que recompensem essas pessoas.

Assim, os melhores se sentirão motivados a continuar dando o sangue, enquanto os demais pensarão em repensar suas atitudes e formas de agir para conseguirem se destacar também no ambiente interno.

Promove análises de desempenho

Esse setor é responsável por promover as análises de desempenho de cada colaborador. Por meio disso, é possível notar variações importantes que podem indicar, até mesmo, problemas pessoais dos funcionários.

Por exemplo, se o setor percebe uma queda de produtividade de uma determinada pessoa, pode chamá-la para uma conversa e avaliar se há algum problema ocorrendo que está atrapalhando sua rotina de trabalho e conseguir oferecer o apoio e assistência necessários para fazer com que a pessoa volte a sua rotina normal.

Seleciona os melhores profissionais

Para começar a trabalhar em seu negócio, é importante que conte com os melhores profissionais dentro da sua empresa. E isso já começa logo no início do processo seletivo, com papel fundamental da Gestão de Pessoas.

Ela é primordial para conseguir selecionar os talentos com maior potencial para fazer com que a organização cresça e consiga alavancar no mercado. Com ferramentas estratégicas e metodologias próprias, é possível avaliar o quanto um determinado candidato está alinhado não só com as expectativas, mas também com a cultura organizacional do negócio, selecionando aqueles que conseguirão, de fato, se adequar ao trabalho.

Dicas para estruturar a Gestão de Pessoas

Diante do que falamos acima, torna-se claro o quanto a gestão de pessoas é capaz de alavancar os resultados da sua empresa. Afinal, estamos falando de cuidar e tornar mais produtivo o capital mais importante das organizações: os colaboradores.

Por isso é importante acompanhar algumas dicas que auxiliarão você nesse processo e tornar esse setor mais produtivo e eficiente. Veja a seguir as principais delas.

Conheça as formas de estruturação

Entenda como a sua empresa se estrutura internamente, no que concerne a organização de pessoas. Entendendo isso, o gestor de pessoas consegue avaliar se é necessário fazer alguma modificação nos processos ou conseguir gerenciar os melhores colaboradores para cumprir seu papel adequadamente na estrutura.

Porém, para isso, é importante que ele conheça como a organização se estrutura, como funciona cada um dos setores e se aquele modelo é realmente necessário para que determinados trabalhos ocorram dessa forma.

Faça um planejamento

Antecipar situações é fundamental quando falamos de gestão de pessoas: acompanhar fluxos de entrada e saída de férias, verificar aposentadorias próximas, acompanhar necessidade de contratação de novos funcionários, entre outros pontos é primordial para manter os quadros equilibrados e evitar atrasos em tarefas por falta de colaboradores.

Isso só é possível graças a um planejamento eficiente que consiga antecipar essas situações e indicar soluções o quanto antes, para minimizar possíveis danos que isso possa causar.

Defina as metas

Todo setor tem metas, e o de gestão de pessoas não é diferente. Defina aquelas que são possíveis de serem cumpridas a médio e longo prazo e quais serão as estratégias que serão utilizadas para alcançar esse objetivo.

Por exemplo, sua ideia é aumentar a produtividade dos times em 20% em 3 meses. Quais serão as estratégias para isso? Quais ferramentas serão utilizadas? É importante ter todos os passos devidamente documentados, para que possa depois mensurar se alcançou os objetivos.

Treine os colaboradores

Colaboradores bem treinados são capazes não só de realizar as tarefas de acordo com o que a empresa necessita, mas também conseguem explorar ao máximo suas próprias potencialidades, auxiliando no crescimento da organização como um todo.

Conte com uma consultoria

A consultoria pode ser uma aliada importante para conseguir estruturar melhor a gestão de pessoas do seu negócio. Os consultores, especialistas na área, conseguirão ver brechas e vulnerabilidades que precisam ser melhoradas e indicar formas de contornar essas situações, bem como estruturar o rh de uma empresa.

Para isso, conte com o trabalho da Ação Consultoria. Especialista em consultoria de Gestão Empresarial, a empresa auxilia na reorganização interna dos empreendimentos e auxilia também na elaboração de planos de negócios e planejamentos estratégicos. Entre em contato e tire suas dúvidas com um de nossos atendentes.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário