Recursos Humanos

Descubra o que é gestão de pessoas e qual sua importância!

outubro 24, 2019
produtividade da empresa
Tempo de leitura 5 min

As empresas estão cada vez mais percebendo a importância dos talentos na criação de diferenciais competitivos. Nesse contexto, a gestão de pessoas ganha um protagonismo nunca antes visto.

Os indivíduos precisam ser incentivados e motivados constantemente para conseguir colocar em prática todo o seu potencial. Neste artigo, você poderá entender melhor como funcionam as estratégias de RH e como elas podem contribuir para o crescimento de seu negócio! Acompanhe!

O que é a gestão de pessoas?

A gestão de pessoas, por vezes também chamada de gestão de recursos humanos, de talentos, gestão de gente, entre outras nomenclaturas, é um conjunto de processos relacionados a práticas que visam o desenvolvimento do capital humano nas empresas. As técnicas de gestão de pessoas envolvem motivação, retenção e capacitação do colaborador com o objetivo de melhorar seu desempenho (e o da empresa).

Inicialmente, esses setores envolviam apenas questões burocráticas como a documentação para admissão e demissão, cálculo de rescisões, controle de ponto, nomenclatura de cargos e os descritivos das funções.

Porém, diversas dessas atividades, apesar de relevantes, estão sendo cada vez mais automatizadas. Há sistemas computacionais capazes de dar todo o suporte para a execução dessas tarefas. Com isso, há uma necessidade cada vez menor de haver profissionais lidando diretamente com essas rotinas.

Por outro lado, a gestão de pessoas, no sentido do desenvolvimento humano e organizacional, se tornou muito mais expressiva. As empresas compreenderam que, por mais que o parque fabril, o renome de mercado, os produtos atuais e os processos institucionalizados sejam imprescindíveis, são pessoas que alcançam os resultados esperados.Daí a importância em ter a gestão de pessoas como o norte do seu RH: ações que engajem e estimulem o progresso delas e que, com isso, o retorno seja redobrado em afinco e disposição para alcançar resultados melhores.

A gestão de RH com essa visão mais contemporânea está focada em identificar as principais competências individuais e das equipes, para assim desenvolver o potencial de cada indivíduo. Dessa forma, todos podem contribuir decisivamente para atingirem os objetivos propostos.

Como implantar iniciativas de RH de modo estratégico?

Hoje fala-se muito do contexto do RH 4.0. Ele surge como uma atualização em decorrência da chamada quarta revolução industrial. Se os processos estão cada vez mais inteligentes e automáticos, qual deve ser o papel das pessoas nas organizações?

Os colaboradores são cada vez menos demandados para a realização de rotinas repetitivas e de baixa agregação de valor. Entretanto, são cada vez mais essenciais quando falamos do relacionamento com os clientes, da inovação, da criação de novos produtos ou serviços, para treinamento e desenvolvimento. O importa agora não é o que você fez e sim, como você faz! O resultado das ações ganha valor dentro das organizações. 

As decisões precisam ser mais ágeis e os profissionais de gestão de pessoas precisam estar conectados com a missão e a visão da empresa, de forma a atuarem mais incisivamente. A utilização da tecnologia pode ser importante aliada nesse processo. O Big Data e o People Analytics são ferramentas que permitem monitorar o trabalho e o desempenho das pessoas, gerando insights interessantes que auxiliam na priorização das ações. 

A diferença desse setor com os demais, é que a tecnologia facilita os processos mas não resolve os problemas, pois lidamos com sentimentos, emoções, desenvolvimento de pessoas. Por isso, a atuação do RH como um setor estratégico toma cada vez mais força nas instituições. 

Quais são os benefícios da gestão de pessoas?

A gestão de pessoas pode ser aplicada em organizações de todos os tamanhos e setores. Ela traz muitas vantagens à vida cotidiana das empresas e ao bem estar dos colaboradores.

Quando esse gerenciamento é feito de maneira correta, as contratações são mais eficientes. Os recrutadores têm maiores possibilidades de encontrar pessoas que realmente tem chances de se adaptar à cultura e cumprir com as demandas.

Os colaboradores se tornam mais motivados e, consequentemente, mais produtivos. Eles sabem o que devem fazer e quais recursos são necessários para executar suas tarefas. Isso evita perdas de tempo com ocupações secundárias e procrastinação.

O clima organizacional também tende a melhorar significativamente. A aplicação de boas práticas aumenta o senso de pertencimento, mostra a importância de todos para os negócios e o quanto seu trabalho auxilia na consecução dos objetivos de negócios.

Tudo isso culmina em uma maior possibilidade de atração e retenção de talentos. Os colaboradores atuais passam a ser promotores da empresa. Todos esses fatores fortalecem a marca do empregador (Employer Branding) e são diferenciais competitivos no mercado de trabalho.

Contar com profissionais qualificados é essencial para o desempenho dos negócios. Além disso, a retenção de talentos evita alta rotatividade, e a gestão de pessoas é essencial para que isso aconteça. As empresas que contam com profissionais capacitados certamente estão no caminho certo para o sucesso.

Gostou do conteúdo? Então siga nosso Facebook e LinkedIn e fique sempre por dentro das atualizações!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário