Recursos Humanos

EMOÇÃO RACIOCINADA: SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO E ALCANCE O EQUILÍBRIO EMOCIONAL

junho 25, 2020
emoção raciocinada
Tempo de leitura 2 min

Fomos invadidos por mudanças tão radicais nos últimos meses, tudo tão rápido que em um primeiro momento nem conseguimos entender direito o que estava acontecendo.

Afinal, quem imaginaria que seria algo que se delongaria tanto.

E quanto mais os dias foram passando, mais dúvidas e claro um turbilhão de emoções passaram a tomar conta de todos.

EMOÇÃO DIFERENTE DE SENTIMENTO

Antes de falar sobre o que é Emoção Raciocinada, vamos entender a diferença entre Emoção e Sentimento.

De acordo com o dicionário, emoção significa:

“Reação moral, psíquica ou física, geralmente causada por uma confusão de sentimentos que, diante de algum fato, situação, notícia etc., faz com que o corpo se comporte tendo em conta essa reação, expressando alterações respiratórias, circulatórias; comoção.” – dicio.com.br

Portanto, emoção pode ser traduzida como respostas químicas e neurais, baseadas nas memórias emocionais, e ocorrem a partir de incentivos externos.

Já o sentimento pode ser compreendido como o resultado da emoção, aquilo que é sentido após se submeter a um determinado tipo de emoção.

Ao compreender as emoções e gerenciar os sentimentos de maneira raciocinada teremos uma ferramenta poderosa para viver de forma mais livre.

Por isso, para manter o equilíbrio emocional e conseguir se recuperar de emoções e/ou sentimentos negativos, é essencial ter a consciência das suas reações a partir de uma determinada emoção.

“No espaço entre emoção, sentimento e ação, todos nós temos o poder de mudar e direcionar nossas vidas para melhor.” – Autor desconhecido

Muito normal, somos seres humanos!

Importantíssimo sentir e expressar as emoções, mas em nenhum momento podemos deixar que nos paralise e sobretudo nos adoeça.

Mas o que fazer?

Precisamos aprender a lidar com nossa emoção de maneira raciocinada, buscando compreender a mesma e não deixar que ela domine nossa vida. Importante pegar as rédeas e como maior interessado pela própria vida, se desenvolver, buscar o equilíbrio.

Por isso, preparamos um vídeo sobre emoção raciocinada, em que nossa Especialista em Negócios, Ana Paula de Carvalho, explica sobre o novo termo e sua contribuição para os momentos de incerteza e mudança.

O conteúdo lhe ajudou? Deixe seu comentário e siga nosso Facebook, LinkedIn,  Instagram e fique sempre por dentro das atualizações! Não se esqueça de deixar seu e-mail para receber atualizações do nosso blog.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário