Recursos Humanos

Entenda as diferenças entre treinamento e desenvolvimento de pessoas

outubro 3, 2018
diferenças entre treinamento e desenvolvimento de pessoas
Tempo de leitura 3 min

Melhorar as capacidades dos seus colaboradores é fundamental para qualquer empresa. Isso auxilia na motivação dos funcionários, coloca as equipes segundo as tendências do atual mercado de trabalho, entre outros benefícios.

Porém, para conseguir isso, é importante que os gestores responsáveis compreendam os principais termos da área, como as diferenças entre treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Continue lendo e entenda o que é cada um deles e, no final, compreenda quais são os pontos nos quais eles divergem, de forma a saber qual é a melhor opção para investir em sua organização.

O que é treinamento de pessoas?

O treinamento de pessoas tem como objetivo realizar mudanças no comportamento dos colaboradores, com foco em melhorar habilidades e aptidões que estão diretamente ligadas à profissão que exercem, a fim de melhorar a produtividade.

Normalmente é feito em grupo, com os demais colegas de trabalho que compartilham a mesma função ou que também dependam dos ensinamentos e competências passados no treinamento.

Esse tipo de atividade, no caso, é focado para atender as necessidades e anseios da empresa, de forma a potencializar resultados e melhorar o desempenho da organização. Os treinamentos podem ser realizados, por exemplo, das seguintes formas:

  • presencial;
  • à distância;
  • reuniões;
  • workshops;
  • palestras.

Eles trazem como vantagens os seguintes pontos:

  • potencialização da produtividade;
  • qualificação profissional;
  • unificação da cultura organizacional;
  • melhora das relações no ambiente de trabalho com a redução de conflitos e, consequentemente, melhora do clima organizacional.

O que é desenvolvimento de pessoas?

O desenvolvimento de pessoas é um passo mais complexo do que o treinamento. Isso porque é um processo constante, ou seja, não finda no final de um curso, sendo necessário desenvolvê-lo ao longo do tempo.

Assim, torna-se necessário que o desenvolvimento ocorra diariamente no ambiente empresarial, como uma forma de motivação dos colaboradores, auxiliando em seu desenvolvimento na organização e também pessoal. Algumas formas a partir das quais isso pode ser feito:

  • incentive a melhoria contínua das competências por meio de promoção de cursos e estudos para os colaboradores;
  • ofereça consultorias de desenvolvimento pessoal — como o coaching — para seus funcionários;
  • estabeleça metas a longo prazo;
  • reconheça os resultados por meio de premiações, elogios constantes, entre outros;
  • estimule a proatividade.

O aprendizado realizado por meio do desenvolvimento é contínuo e auxilia não só nas tarefas específicas, mas também na própria forma de o colaborador lidar com o trabalho de modo geral. Por exemplo, ao estimular a proatividade, você poderá criar novos líderes para a organização.

Quais são as diferenças entre treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Uma das principais diferenças entre treinamento e desenvolvimento de pessoas diz respeito ao fundamento de cada um deles.

Enquanto o treinamento tem um fim específico, ou seja, busca conseguir uma competência específica para a função desempenhada, o desenvolvimento tem um caráter mais amplo e global.

O desenvolvimento exige dedicação contínua dos gestores para que continue ocorrendo, a fim de tornar os colaboradores mais preparados para o ambiente de trabalho, com todas as suas peculiaridades.

Ou seja, ambos precisam ser implementados nas empresas, já que são complementares entre si. Enquanto um ensina as aptidões necessárias para funções específicas, o outro desenvolve o colaborador de uma forma mais ampla. Isso gera funcionários mais completos e aptos a desenvolverem as mais diversas funções com competência, confiança e presteza em suas funções.

Entendeu as diferenças entre treinamento e desenvolvimento de pessoas? Quer mais dicas de como potencializar a gestão de pessoas em sua empresa? Assine nossa newsletter e receba as informações diretamente em seu e-mail!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário