Gestão, Recursos Humanos

Entenda a importância da gestão de pessoas para um serviço de saúde

outubro 3, 2017
Tempo de leitura 3 min

O objetivo de qualquer empresa, independentemente do seu segmento de atuação, é satisfazer o consumidor e atender suas principais necessidades. Isso só é possível quando se conta com a colaboração de profissionais engajados, qualificados e que estejam dispostos a dar o seu melhor, o que só pode ser obtido com a gestão de pessoas aplicada pelo RH de forma eficiente.

Ter uma equipe bem integrada e preparada é fundamental em qualquer negócio, especialmente em se tratando de hospitais e clínicas que são estabelecimentos que lidam com pessoas em momentos críticos e frágeis. Logo é necessário que elas sejam bem atendidas, desde a recepção passando pelo atendimento médico até a assistência hospitalar.

Quer construir uma equipe de sucesso no seu hospital, consultório ou clínica? Confira abaixo quais são os benefícios da gestão de pessoas na prestação deste tipo de serviço!

Ter cargos bem descritos baseados nas competências necessárias

O bom funcionamento de uma equipe se dá quando todas as pessoas sabem quais são as suas funções e responsabilidades e estão qualificadas para tal. Do contrário pode haver desorganização, o que faz com que uma pessoa faça alguma tarefa que não possui o conhecimento e competências ideais, ou até mesmo que a atividade deixe de ser executada gerando transtorno para a empresa.

Por isso, a importância de se ter cargos bem descritos e que sejam baseados nas competências necessárias. Assim, cada profissional fica ciente dos seus deveres e responsabilidades sem que ninguém fique sobrecarregado.

Oferecer um atendimento de excelência com profissionais capacitados

Os profissionais da equipe de gestão de pessoas são indispensáveis para selecionar e contratar o profissional correto para cada cargo. Afinal, em um hospital, consultório ou clínica, o tempo todo será necessário atender pacientes que estão passando por dificuldades, com dores e até mesmo em um alto nível de estresse.

É preciso que eles se sintam bem atendidos e acolhidos desde quando chegam à recepção. O mau atendimento, além de piorar o estado da pessoa, também pode causar uma péssima impressão da empresa e torná-la mal vista no mercado.

Melhorar os processos internos

Com a aplicação correta das técnicas de gestão de pessoas pode-se melhorar a fluidez dos processos internos, realizando a integração de todas as áreas e implementando ações que melhorem o clima, a comunicação interna e a motivação dos funcionários.

Tudo isso contribui para aumentar a produtividade, ampliar a eficiência dos processos e garantir o sucesso do empreendimento.

Promover o reconhecimento e a motivação profissional

Uma boa gestão de pessoas deve sempre incentivar o reconhecimento e a motivação profissional dos colaboradores. Isso deve ser feito desde a contratação através de treinamentos introdutórios, depois com avaliações de desempenho, feedbacks periódicos e implantação de um bom PCS – Plano de Crescimento Sustentado que possibilite premiações e promoções baseadas na meritocracia.

A partir do momento em que recebe o treinamento adequado, o profissional estará capacitado e pronto para trabalhar de acordo com aquilo que a empresa espera dele, evitando erros e incidentes que podem ser muito graves nos serviços de saúde.

Além disso, as avaliações de desempenho baseadas em competências e feedbacks periódicos permitem que a organização e os próprios profissionais saibam como está o seu desempenho e trabalhem para mantê-lo ou melhorá-lo, possibilitando assim uma possível promoção.

As técnicas de gestão de pessoas são indispensáveis para que qualquer empresa seja bem-sucedida, ainda mais quando se fala de serviços de saúde. Primeiro, o empreendimento deve se preocupar em cuidar dos seus colaboradores, somente a partir daí estará apto a cuidar dos seus pacientes.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a gestão de pessoas ou quer saber mais sobre o assunto, deixe a sua pergunta nos comentários do nosso post!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário