Recursos Humanos

Entenda a importância do atendimento médico humanizado

novembro 9, 2017
Tempo de leitura 4 min

Ao procurar pelos serviços de uma clínica ou de um hospital, a maioria dos pacientes se encontra em um estado de fragilidade. Portanto, nesse momento, receber um atendimento médico humanizado faz toda a diferença, além de gerar benefícios para as duas partes. Ao atender dignamente o paciente, o profissional de saúde está contribuindo para sua cura de forma eficiente e, ao mesmo tempo, fidelizando um cliente.

O atendimento hospitalar mais acolhedor e humanizado nada mais é do que socializar com o paciente e respeitá-lo, tratando-o bem desde a hora em que ele coloca os pés na recepção até o pós-tratamento. Trata-se de um conceito que visa criar um vínculo e uma relação mais próxima entre a pessoa e os profissionais que estão ao seu redor.

Ficou curioso para saber como você pode aumentar a satisfação e o bem-estar daqueles que procuram seus serviços? Então, confira a seguir as principais vantagens decorrentes do fortalecimento da humanização nos atendimentos da sua clínica ou do seu hospital!

Valorização da dignidade do profissional de saúde e do paciente

O atendimento médico humanizado só faz bem para todos. Ao tratar bem seus pacientes, o hospital tende a dar a mesma atenção aos seus colaboradores. Afinal, só é possível oferecer um serviço de alta qualidade com ajuda de funcionários que, para tanto, estejam satisfeitos no trabalho.

Geralmente, as instituições que oferecem atendimento médico humanizado já aplicam essa prática com sua equipe interna, de modo a obter um processo geral mais coeso e integrado. Essa relação de confiança da empresa com os empregados é capaz de aumentar a produtividade e diminuir a rotatividade. Uma vez que se sente valorizado, o trabalhador transmite isso ao paciente, preservando a dignidade deste do começo ao fim do tratamento.

Tratamentos com resultados mais eficientes e duradouros

Atender de forma humanizada significa focar mais nas necessidades do paciente. Quando isso acontece, as chances de cura e recuperação são maiores. O respeito dado durante o atendimento faz com que o paciente responda melhor aos procedimentos médicos, mantendo sua saúde emocional e mental fortalecida, fator que é primordial para o restabelecimento do vigor de qualquer pessoa.

É recomendado que todos os funcionários do hospital passem por treinamentos que tenham por objetivo disponibilizar um atendimento mais personalizado e acolhedor. Assim, garante-se que todas as etapas do tratamento serão aplicadas de forma correta, diminuindo a ocorrência de erros e contribuindo para que o paciente apresente uma recuperação mais rápida e por mais tempo.

Redução da reincidência dos pacientes

Olhar com mais atenção para o que o paciente está sentindo, deixa-o mais à vontade para relatar seus problemas, ajuda o médico a propor o tratamento mais adequado às necessidades do indivíduo. Dessa maneira, a doença é tratada corretamente, e a cura pode ser alcançada com mais eficácia, na medida em que isso garante um diagnóstico mais preciso e evita que o paciente tenha que voltar outras vezes ao hospital devido ao mesmo motivo.

Relação mais direta com a ética

A humanização é uma exigência básica para as instituições de saúde que querem ser bem-sucedidas. Para colocá-la em prática, é preciso estar disposto a ouvir, observar, conversar, conhecer o histórico e os hábitos dos pacientes. Além disso, também é preciso cumprir todas essas etapas com o máximo de paciência e respeito, a qual prevê o uso de técnicas apropriadas considerando as carências de cada indivíduo e a busca para apresentar a ele sempre o melhor possível. Outro fator muito importante está relacionado a garantia do sigilo das informações do paciente, justamente porque isso está diretamente relacionado à ética dos profissionais de saúde. 

Ganho de confiança do paciente

Ao se sentir respeitado e bem tratado, o paciente certamente vai confiar no seu estabelecimento, tornando-se fiel aos seus serviços. Em se tratando de saúde, ninguém quer arriscar. A maioria das pessoas, na hora da enfermidade, prefere procurar uma clínica ou hospital que já conhece e sabe que vai resolver seu problema com eficiência e de forma digna.

A instituição de saúde que presta um atendimento médico humanizado só tem a ganhar, pois além de melhor atender o paciente, também cria uma boa reputação no mercado.

Para receber mais informações como essas e melhorar o atendimento do seu negócio da área de saúde, assine nossa newsletter e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário