Gestão

Entenda o que é e qual a importância de um bom clima organizacional

setembro 20, 2018
importância do clima organizacional
Tempo de leitura 9 min

Por muito tempo, muitos empresários e gestores ignoraram a importância de um bom clima organizacional para o crescimento do negócio. Porém, com a concorrência cada vez mais elevada, eles entenderam que ter uma equipe de trabalho motivada pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.

Podemos definir clima organizacional como o conjunto e o padrão de determinantes ambientais que despertam a motivação dos funcionários.

Seguindo essa ideia, o objetivo final é explicar as razões pelas quais as pessoas que trabalham em uma determinada empresa se sentem mais ou menos motivadas quando cumprem suas obrigações profissionais.

A melhora do clima organizacional e as vantagens disso são os pontos discutidos neste artigo. Acompanhe e confira!

Como melhorar o clima organizacional da sua empresa?

A gestão do clima organizacional é um componente essencial para os negócios e uma parte indispensável no que tange à gestão de pessoas.

Esse trabalho é importante, pois, logicamente, há uma forte ligação entre a motivação dos funcionários e os resultados das empresas.

No caso das pequenas empresas, o fator humano é ainda mais importante, já que, em muitos casos, esses empreendimentos não têm o mesmo potencial econômico, alcance de mercado ou poder de marca que as grandes corporações.

Por isso, é preciso desenvolver e aplicar estratégias para manter um ótimo ambiente de trabalho. Então, confira, abaixo, dicas essenciais para melhorar e garantir um bom clima organizacional na sua empresa.

Construa confiança

Honestidade, confiança e justiça são considerados atributos importantes na vida de uma pessoa. E isso não é diferente no ambiente de trabalho. Assim, nada melhor do que estabelecer um pleno elo de confiança entre funcionários e empresa para criar um bom clima organizacional.

Existem diferentes maneiras para você, como gestor, solidificar a confiança entre todos. Entre elas, destacamos:

  • faça promessas que possa cumprir e nunca com exageros;
  • estabeleça metas reais e alcançáveis;
  • acompanhe de perto a produtividade da equipe e reconheça, até mesmo, as pequenas vitórias;
  • utilize os primeiros cinco minutos das reuniões para discutir assuntos mais leves, como vida cotidiana;
  • aponte os pontos fracos e discuta com os funcionários sobre como superar essas dificuldades.

Somado a isso, também é essencial que o gestor assuma os próprios erros, demonstre empatia com os seus liderados e trabalhe os contratempos sempre focando o desenvolvimento da equipe.

Mantenha uma boa comunicação

A comunicação é, sem dúvidas, a pedra angular de qualquer ambiente de trabalho saudável e eficaz. Dificilmente, um grupo de colaboradores conseguirá se motivar recebendo informações duvidosas ou que não preenchem lacunas importantes na rotina de trabalho.

Além disso, a comunicação unilateral não favorece em nada a melhora do ambiente. Também, assim como os gestores, os funcionários têm bons planos, opiniões e críticas. Permitir que todos tenham a oportunidade de se expressar aumenta não só a motivação de todos, mas também melhora a probabilidade do surgimento de novas e interessantes ideias.

Então, para uma comunicação fluida e válida dentro da sua empresa, é necessário:

  • abrir diferentes canais de comunicação para os funcionários;
  • desenvolver questionários internos com perguntas simples;
  • trabalhar o feedback entre todos.

Você também pode implementar uma política de portas abertas para que os membros das equipes sintam que têm acesso fácil ao corpo gestor sempre que necessário.

Capacite os colaboradores

Ter funcionários capacitados é importante para qualquer empresa, pois reflete em inúmeras vantagens que vão desde uma maior produtividade até uma redução de custos. Porém, os benefícios da capacitação de equipes não são tão importantes para o lado humano, mas, sim, para o profissional.

Funcionários valorizados são profissionais motivados. Quando uma empresa investe no treinamento de colaboradores, está passando uma clara mensagem de valorização e respeito. Ou seja, essa atitude impacta o corpo efetivo da empresa, que se sente mais engajado e entusiasmado a buscar os objetivos coletivos.

Mas, para criar de vez um bom clima organizacional, você não deve se limitar apenas aos planos de treinamento. Outras atitudes em relação ao aperfeiçoamento podem ser tomadas no dia a dia, por exemplo:

  • incentive a automelhoria – forneça aos funcionários caminhos para o crescimento e recompense-os quando o fizerem;
  • trabalhe com uma falha segura – ofereça aos profissionais uma área onde eles possam aprender a falhar sem colocar o trabalho em risco;
  • forneça bastante contexto de informações – como líder, você deve poder compartilhar conhecimento e visão para que os funcionários compreendam claramente os valores fundamentais, o propósito e o direcionamento da empresa, para que todos consigam tomar decisões consistentes e apropriadas durante o trabalho.

Quais os principais impactos do clima organizacional?

Quais são os principais impactos que o clima organizacional pode trazer para seu negócio? No que ele pode interferir de forma positiva ou negativa? Continue lendo e veja os principais pontos a seguir.

Produtividade da equipe

Um bom clima organizacional é capaz de fazer suas equipes se tornarem mais produtivas e manter esse patamar ao longo do tempo. Porém, caso o clima organizacional esteja prejudicado, seus funcionários estarão mais propensos a reduzir o seu ritmo de atividades por alguns motivos, tais como:

  • problemas com demais colegas de trabalho;
  • necessidade de refazer o trabalho devido a desalinhamentos;
  • brigas constantes;
  • reuniões improdutivas, entre outros.

Motivação dos colaboradores

Ela está ligada ao item anterior, mas vai além. Um time que esteja devidamente motivado é capaz de “dar o sangue” pelo negócio, não só no que compete às suas funções, mas também indicando o trabalho da sua empresa para parceiros, divulgando a marca ou o negócio, entre outros.

Já funcionários desmotivados podem fazer justamente o caminho oposto: eles poderão, por estarem insatisfeitos, falar mal da sua organização para amigos e colegas, auxiliando a piorar a imagem dela no mercado.

Além disso, colaboradores desmotivados tendem a querer sair do seu negócio, aumentando as taxas de turnover, algo realmente prejudicial não só para a imagem da empresa, mas também para a área financeira.

Satisfação dos colaboradores

Um bom clima organizacional faz com que seus colaboradores se sintam valorizados e satisfeitos dentro da empresa. Isso gera um efeito cíclico interessante: quanto mais satisfeitos os seus colaboradores estiverem, mais eles buscarão manter esse clima ao longo do tempo, preservando a homeostase do clima organizacional.

Qual a importância do clima organizacional?

Logicamente, todo esse trabalho direcionado traz importantes benefícios para a empresa: ganho de confiança e aumento da produtividade são alguns deles e refletem diretamente nos lucros do negócio. Acompanhe algumas vantagens de um bom clima organizacional.

Aumento da motivação e do engajamento

Provavelmente, é o benefício mais claro e mais buscado quando se trabalha o clima organizacional. Todo colaborador sente quando a empresa está desenvolvendo métodos para melhorar a rotina de trabalho.

Só essa movimentação inicial já é importante para que as equipes ajam com mais confiança no dia a dia. Em longo prazo, a confiança se transforma em motivação e engajamento, fazendo com que os planejamentos e as metas sejam mais bem entendidos e aceitos.

Redução da rotatividade

Qual profissional não quer trabalhar em uma empresa que o valoriza? Em outras palavras, quando você melhora o clima organizacional, também está desenvolvendo formas de diminuir a rotatividade dos funcionários: nenhum trabalhador pedirá desligamento da empresa, e o aumento de produtividade impedirá quaisquer demissões.

E, como sabemos, a alta taxa de rotatividade só traz prejuízo para os negócios. Além da perda de talentos, a empresa precisa arcar com todos os custos das demissões e de novas contratações.

Aumento nos lucros

Quando se tem maiores motivação e engajamento por parte dos funcionários, bem como aumento da produtividade de trabalho e menor rotatividade, naturalmente, os lucros da empresa são cada vez maiores.

No final, essa vantagem é a mais essencial para que a política de melhoria do ambiente organizacional continue de forma imperativa. É como um efeito dominó do bem.

Como mensurar o clima organizacional?

O clima organizacional precisa ser mensurado de forma adequada, a fim de avaliar a atual situação. A partir disso, é possível pensar em quais medidas podem ser tomadas para melhorar a situação e conseguir contornar possíveis crises nesse aspecto.

Algumas dicas para conseguir mensurar o clima organizacional são:

  • escolha os indicadores que deseja priorizar no processo de avaliação de clima organizacional, como a taxa de turnover, o absenteísmo, a produtividade, entre outros;
  • defina uma periodicidade para a realização da avaliação;
  • tenha especialistas em Recursos Humanos em sua empresa para realizar o acompanhamento dessas questões;
  • elabore questionários para mensuração do clima organizacional;
  • observe o ambiente de trabalho;
  • defina uma metodologia de análise de clima organizacional;
  • contrate uma consultoria para esse fim.

A consultoria pode ser uma boa solução para você que deseja um diagnóstico organizacional consistente, realizado por especialistas e que não só aponte o atual clima, mas também ofereça possíveis soluções para que possa melhorá-lo continuamente e garantir todos os benefícios de mantê-lo de forma positiva. Por isso, ter especialistas presentes pode ser uma boa opção para conseguir melhores resultados.

Por meio dessas dicas, você consegue definir uma avaliação de clima organizacional que seja bem estruturada, capaz de oferecer todos os requisitos necessários para o crescimento da sua empresa.

Enfim, no atual mundo corporativo, a importância do clima organizacional é a mesma de um grande planejamento estratégico para as empresas: se for ignorada, dificilmente, o negócio conseguirá estabilidade e continuidade.

Mas, para que os resultados apareçam de forma concreta, é importante contar com uma ajuda especializada na hora de desenvolver os processos de melhoria organizacional.

Agora que você já descobriu o que é e qual a importância de um bom clima organizacional, que tal compartilhar suas ideias sobre como realizar a gestão de sua empresa e implementar as melhores estratégias para alcançar esse objetivo? Deixe seu comentário abaixo!

Você também pode gostar

1 comentário

  • Responder 7 dicas de como colocar o diagnóstico organizacional em práticaBlog | Ação Consultoria Empresarial janeiro 8, 2019 at 9:03 am

    […] O diagnóstico organizacional também é útil para detectar as características da cultura organizacional, verificando se há, de fato, um alinhamento dos colaboradores com a missão, visão e valores do empreendimento. Lembre-se que esse é um fator preponderante para estimular a motivação e engajamento dos usuários, melhorando o clima organizacional. […]

  • Deixe um comentário