Planejamento

Fidelização de pacientes: Por que e como investir?

janeiro 23, 2020
fidelizar o paciente
Tempo de leitura 3 min

A fidelização de pacientes é o sonho de qualquer consultório médico, já que, em um mercado altamente competitivo, prestar um serviço adequado nem sempre é necessário para se manter vivo no negócio quando há inúmeros outros espaços do mesmo nicho fazendo o mesmo. É preciso pensar em estratégias de fidelização e a prática do pós-venda ou pós-consulta, pode ser uma aliada desse objetivo.

Além disso, conseguir tornar os pacientes fidelizados e ter sempre público à procura dos seus serviços é muito mais prático e vantajoso financeiramente do que investir na conquista de novos leads e posterior conversão. Por exemplo, um público fidelizado normalmente aprova o seu trabalho e facilmente o recomendaria para seus amigos, conhecidos e parentes, certo?

Pois bem. Agora que você já entendeu a vantagem de conseguir a fidelização de pacientes, é preciso saber como atingir esse objetivo. Continue a leitura e descubra!

Fatores que contribuem para a fidelização de pacientes na pré-consulta

Veja a seguir alguns fatores que podem contribuir para a fidelização dos seus pacientes.

Canais de comunicação

Já falamos da importância de garantir uma pós-consulta de qualidade para que seus pacientes não desistam do seu trabalho e troque você por outro consultório médico. Porém, também é preciso valorizar a fase antes do atendimento. Em outras palavras, como estão seus canais de comunicação? Estão atualizados e são fáceis de serem encontrados? Lembre-se de que é fundamental marcar presença onde o seu público-alvo está.

Além disso, certifique-se de manter sempre esses canais de comunicação preparados para atender os pacientes. Afinal, de nada adianta divulgar seu telefone e outros meios de contato se eles não funcionam adequadamente na maior parte do tempo.

 Atendimento

Atualmente, é muito comum que a maioria das pessoas lide com uma rotina bastante corrida e cheia de compromissos. Então, que tal ter funcionários simpáticos, uma agenda flexível e pronta para atender os pacientes com a rapidez que eles precisam?

Normalmente, os recepcionistas são as primeiras pessoas que o paciente entra em contato. Por essa razão, certifique-se de treiná-los adequadamente para causar uma boa impressão e ter isso como diferencial na sua clínica.

No entanto, nem é preciso mencionar que você também deve ser pontual, cordial, claro e atento ao paciente, certo?

Fatores que contribuem para a fidelização de pacientes na pós-consulta

Saiba como fidelizar os seus pacientes depois de realizada a consulta.

Dar atenção ao pós-consulta

Como já foi dito, há inúmeros consultórios médicos oferecendo seus serviços por aí, e ainda, diariamente somos bombardeados com inúmeras informações sobre diferentes assuntos. Assim, fica cada vez mais difícil recordar e até mesmo se tornar fiel a um consultório.

Por isso, é essencial caprichar no pós-consulta. Muitos consultórios acabam perdendo pacientes por não valorizarem essa parte.

Enviar mensagens ou e-mails informativos

Que tal entrar em contato com os pacientes via Whatssap ou por redes sociais, como Instagram? Muitos nutricionistas por exemplo, pedem para que o paciente envie as fotos das refeições por meio dessas plataformas. Assim, os profissionais estabelecem um diálogo nesses espaços.

Além do mais, isso também se torna uma forma muito eficaz de coletar avaliações sobre o atendimento oferecido. E ainda, esses meios também são úteis ao lembrar os pacientes sobre consultas, ações, eventos realizados pela clínica etc.

O importante é garantir que todas as ações tomadas sejam monitoradas por meio de métricas específicas. Afinal, como você pode afirmar que alguma estratégia de fidelização de pacientes funciona ou não se não é uma forma concreta de mensurar isso?

E aí, gostou do nosso post? Deixe um comentário e compartilhe conosco e com os demais leitores sua opinião sobre o assunto!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário