Gestão

Como a gestão de performance pode melhorar seus resultados?

janeiro 30, 2020
gestão da performance
Tempo de leitura 5 min

Um dos primeiros passos de um negócio é estabelecer metas para que haja um norte a ser percorrido. A partir dessa premissa, surge, então, um questionamento: como saber se os esforços realizados para atingir esses objetivos estão sendo válidos se não existe um monitoramento de resultado? É justamente aí que mora a real necessidade de manter uma gestão de performance. É o estabelecimento de métricas e KPIs capazes de identificar o desempenho de uma empresa na direção de seus objetivos estratégicos.

Imagine, por exemplo, que você deseja fazer uma viagem para determinado destino e precisa escolher uma estrada com um caminho mais curto e seguro. Agora pense que se, ao longo do percurso, não houvesse nenhum sinal de que o caminho escolhido é o mais adequado? Apenas com a sorte você conseguiria chegar ao destino de modo rápido e seguro? Vamos combinar que quando se trata do mundo dos negócios, contar com a sorte não é a melhor escolha.

É justamente por isso que a gestão de performance é uma tendência crescente em organizações de diferentes portes e setores. Quer entender mais sobre suas vantagens? Continue a leitura e confira!

Benefícios da gestão de performance

Satisfação dos clientes

Hoje, um cliente satisfeito é o sonho e um dos principais focos de qualquer empresa. Com a gestão de performance, é possível utilizar informações do seu público-alvo, desenvolver estratégias de ações baseadas nisso e ter um desempenho mais certeiro. Consequentemente, o ROI (Retorno Sobre Investimento) será bem mais positivo e haverá uma redução de custos, fatores indispensáveis para uma organização que deseja crescer de maneira saudável.

Então, pode-se dizer que a gestão de performance inclui planejamento, uso de sistemas especializados, alinhamento com os objetivos globais, foco na satisfação dos clientes e colaboradores, etc. 

Comunicação clara entre gestores e colaboradores

Quando um membro da equipe não entende exatamente o que o gestor quis dizer, esse ruído na comunicação, além de gerar mais estresse, pode ocasionar um retrabalho e uma diminuição da produtividade do time. Por meio da gestão de performance, são utilizados dados para embasar argumentos e feedbacks, o que torna a comunicação mais clara e objetiva

Resultados em curto prazo

Vamos dizer que a meta empresarial é aumentar em 4% a porcentagem da margem bruta. Se esse objetivo for corretamente definido em cada área e alinhado com o plano estratégico, todos os departamentos devem caminhar dentro de suas responsabilidades e buscar oferecer o seu melhor para atingir a meta traçada. Dessa maneira, há maiores chances de os resultados organizacionais aparecerem com maior rapidez.

Monitoramento de resultado

Conforme mencionado, as empresas que não têm seu desempenho avaliado passam a contar com a sorte. E em um mercado altamente competitivo, esse tipo de atitude pode ser considerada como um tiro no pé.

Assim, a gestão de performance deve monitorar esses processos por meio de KPIs (Indicadores-chave de desempenho), que funcionam como um painel de controle capaz de indicar os status da organização. A partir dessas informações, a empresa sabe que cada resultado contrário na direção das metas é sinal de que uma outra ação estratégica precisa ser realizada.

Avaliações objetivas para todos os colaboradores

Como o alcance das metas empresariais depende muito do desempenho dos colaboradores e gestores, esses também precisam ser avaliados. Para isso, as regras de como e o que será avaliado precisam ser informadas a todos os envolvidos. Afinal, a confiança é essencial para um negócio ser bem-sucedido e o acompanhamento da performance deve ser algo rotineiro e produtivo.

Tecnologias e tendências da área

No entanto, é preciso deixar claro que não basta aplicar uma gestão de performance nas empresas se o sistema dessa for lento e oscilante. Na melhor das hipóteses, a marca não vai operar de modo eficiente; na pior, é possível que a alta competitividade existente, e até mudanças tecnológicas ou de mercados, deixe você sem saber como reagir.

Por essa razão, é importante ficar de olho nas melhores tecnologias que podem fazer sua empresa ser de alta performance. As tecnologias industriais da internet e os sistemas de controle são exemplos disso. Eles possibilitam que os responsáveis pela produção sejam informados instantaneamente sobre as variações da performance. Assim, existe uma reação muito mais rápida e eficaz em evitar que a variação prejudique a produção.

Processos de implementação da gestão de performance

Defina os indicadores de performance

Para escolher os indicadores de performance que mais se encaixam na empresa, existem alguns critérios importantes a considerar, como ser relevante, de fácil compreensão e medição e quantificável em números.

Analise os objetivos estratégicos da empresa

Como o objetivo da gestão de performance é conseguir facilitar o cumprimento das metas empresariais, é necessário deixar claro qual objetivo é esse. Caso contrário, não será possível dizer se as ações estratégicas estão caminhando de forma correta.

Escolha os processos que agregam mais valor ao negócio

Não se pode abraçar o mundo com as mãos, assim como também não é possível utilizar a gestão de performance em todo e qualquer processo da empresa. Isso, além de tudo, é improdutivo. Então, a recomendação é escolher alguns processos-chave na empresa e iniciar por eles.

Quando a gestão de performance já estiver mais aperfeiçoada e você puder garantir que os resultados estejam adequados, é o momento de incluir mais processos no programa de gerenciamento de desempenho organizacional.

Para definir quais processos podem ser os iniciais, existem alguns critérios a serem adotados, como os que mais agregam percepção de valor para o cliente final, os de alto risco, os processos em que há contato direto com o cliente e os que estão entre as principais vantagens competitivas da empresa.

Percebeu como a gestão de performance se trata de um procedimento, apesar de extremamente importante, complexo? Por essa razão, existem empresas com expertise nessa área e com as ferramentas capazes de auxiliar você a ter melhores resultados e caminhar para o progresso.

E aí, gostou do nosso post? Aproveite a visita para compartilhá-lo nas suas redes sociais e ajude seus colegas e amigos a entenderem mais sobre o assunto! 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário