Saiba aqui como a gestão humanizada pode ajudar a reter talentos

Tempo de leitura 6 min

Estar no comando de uma equipe implica em conviver com diferenças, compreender as necessidades das pessoas e alinhá-las com os objetivos da empresa. Nesse contexto, aplicar uma gestão humanizada faz toda a diferença para promover a saúde da companhia, bem como valorizar e conquistar os seus colaboradores.

Quer melhorar os resultados do seu negócio? Confira, abaixo, o que é a gestão humanizada, quais são as vantagens e como aplicar uma gestão de pessoas mais adequada!

O que é a gestão humanizada?

Esse modelo de gestão é focado na valorização do relacionamento, interação e bem-estar de todos em busca da produtividade. Diante de um mercado profissional cada vez mais competitivo, esse conceito também contribui para reter talentos. Os pilares da gestão humanizada são:

  • observar as pessoas: parte do princípio de que é necessário entender as metas das pessoas e oferecer-lhes a possibilidade de atingi-las. Isso é feito a partir da observação do comportamento da sua equipe;

  • criar proximidade com os times: requer a união entre a gestão e o seu time de colaboradores. Com isso, é possível aumentar a confiança entre ambos. Além disso, a atitude evidencia que a empresa se preocupa com o seu grupo e está disposta a ouvi-lo para criar oportunidades de crescimento;

  • estar aberto a mudanças: as vontades, o humor e os objetivos das pessoas mudam o tempo todo. Levando isso em consideração, a organização também deve se abrir para mudanças, revendo os seus processos periodicamente para se adequar aos anseios e metas do seu time.

Quais são as suas vantagens?

Aumenta a produtividade do ambiente

Um local de trabalho considerado saudável e tranquilo é um ambiente propício para gerar bons resultados. A preocupação para que os funcionários consigam equilibrar a vida pessoal e profissional associada ao incentivo da prática de atividades prazerosas é fundamental para estimulá-los a serem criativos e encontrar maior motivação nas atividades profissionais.

Quando os colaboradores são estimulados da maneira correta, eles tendem vestir a camisa da empresa, de modo a trabalhar com mais afinco, assim, participam dos projetos como se estivessem cuidando do seu negócio e aumentam a sua produtividade.

Ajuda na retenção de talentos

Ao trabalharem em uma empresa que respeita, ouve e dá o reconhecimento necessário, as pessoas se sentem valorizadas pelos seus gestores, o que gera a vontade de permanecer e traçar uma longa e bem-sucedida carreira ali.

Um bom líder deve ser próximo à sua equipe, acessível e saber se comunicar “de igual para igual”, assim, o tempo que o trabalhador passa na organização vai ser mais prazeroso, desafiador e motivador. Tudo isso culmina na satisfação do grupo, impedindo que os seus membros busquem a oportunidade de crescimento na concorrência.

Dessa forma, a empresa tem menos gastos com contratação e demissão de funcionários, além de preservar o seu time e manter a qualidade dos serviços prestados.

Melhora o clima organizacional

A implantação de uma gestão de pessoas humanizada pressupõe que o líder: saiba reconhecer os seus próprios erros, peça desculpas, cumpra o que promete, transforme falhas em oportunidades de aprendizagem e saiba atribuir o mérito à equipe quando bons resultados são alcançados.

Quando os colaboradores são reconhecidos pelo seu desempenho e podem contar com o suporte dos seus gestores, a ocorrência de problemas internos diminui. Tudo isso reduz as situações de estresse e ajuda a melhorar o clima organizacional.

Equilibra a vida pessoal e profissional

Se o gestor conseguir equilibrar a sua vida pessoal e profissional, ele vai inspirar o seu time a adotar a mesma atitude. Procure compartilhar com a sua equipe a busca por uma vida com hábitos saudáveis, a prática de exercícios físicos, alimentação balanceada e visitas periódicas ao médico. Além disso, incentive-os a aproveitar o final de semana e as férias para relaxar.

Não basta apenas falar, sua equipe precisa ver os exemplos práticos. Por isso, seja flexível com as idas a reuniões escolares e acompanhamentos médicos. Também é importante organizar as reuniões e tarefas para que sejam realizadas em horário comercial, evitando que as mesmas atrapalhem os compromissos pessoais dos seus funcionários.

Estimula a ética no trabalho

Qualquer empresa é o reflexo do seu líder. Se quem ocupa esse papel tem uma postura desonesta e fraca, consequentemente, essa será a imagem da companhia no mercado. Nesse sentido, é importante ressaltar que o líder não é o discurso que prega, mas sim o que ele demonstra a partir de condutas e exemplos.

Ter atitudes simples e honestas — como usar o material do escritório apenas para as atividades corporativas, utilizar o celular da companhia somente para assuntos profissionais e ser o primeiro a colocar em prática as regras da organização — é indispensável para disseminar a ética no trabalho.

É preciso ter em mente que as suas ações, por menores que sejam, são capazes de influenciar, profundamente, a vida de quem está ao seu redor. Comportando-se como um líder exemplar, você está propagando as sementes de atitudes positivas para o grupo e para o próprio negócio.

Como aplicar uma gestão humanizada?

A premissa básica para promover uma gestão humanizada na sua organização é saber ouvir e compreender o momento que a sua equipe está passando. Mais do que dar voz aos colaboradores, o líder deve ouvir o que eles dizem e agir para resolver as queixas relatadas, pois, ao gerir os conflitos, surge a oportunidade de conectar-se com a equipe, engajando os funcionários para se incorporarem à estratégia da empresa.

O desenvolvimento de um time requer o envolvimento profissional e a construção de bons relacionamentos. E isso exige que o gestor seja apaixonado pelo que faz para que trabalhe todos os dias a fim de desenvolver as pessoas e implantar os recursos necessários para melhorar o ambiente interno.

Nesse cenário, também há que se aprender a falar com as próximas gerações de profissionais que vão dominar o mercado nos anos seguintes. Cada ser humano é único e evolui conforme a sociedade muda, e com os jovens profissionais que ainda serão formados não é diferente. Os novos profissionais têm motivações e enxergam o mercado de trabalho de forma peculiar. Sendo assim, as corporações precisam estar bem preparadas para recebê-los e tirar proveito das suas habilidades.

A prática de uma gestão humanizada ajuda a evitar problemas e crises internas que podem afetar a qualidade do serviço e denegrir a imagem da empresa no seu nicho de atuação. Portanto, quanto mais humanizada for a sua gestão, mais chances o seu empreendimento terá de ser bem-sucedido.

Gostou deste post? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro dos nossos conteúdos instantaneamente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *