Gestão

Inovação nas empresas: Saiba a importância da tecnologia na gestão empresarial

agosto 1, 2019
Tempo de leitura 3 min

O contexto atual de negócios exige que as organizações se atualizem constantemente para continuarem competitivas. Felizmente, a todo momento surgem novas ferramentas que ajudam no processo. Nesse cenário, é enorme a importância da tecnologia na gestão empresarial, pois as inovações modificaram a forma como as decisões são tomadas e como as operações são controladas.

Neste artigo, você poderá conhecer melhor alguns desses avanços tecnológicos e os benefícios que trazem para o gerenciamento de uma empresa. Continue a leitura!

Por que a tecnologia é tão relevante na gestão empresarial?

A gestão é um conjunto de práticas, ações e princípios essencial para qualquer tipo de empresa. Está relacionada às funções de planejamento, organização, direção e controle, e à aplicação desses conceitos no aproveitamento de recursos físicos, financeiros e humanos de forma eficiente para atingir as metas organizacionais.

E o componente mais importante nesse processo é a informação. Em um ambiente marcado por volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade (o mundo VUCA, na sigla em inglês), fica muito difícil gerenciar de maneira correta sem ter dados. Por outro lado, quanto maior for o volume de referências a respeito das operações e quanto maior a acurácia no levantamento desses indicadores, melhor será a capacidade de administrar.

Nesse sentido, as novas tecnologias que surgem dia após dia têm feito total diferença e estão se tornando fundamentais na rotina de qualquer empresa, seja ela micro, pequena, média ou mesmo uma grande corporação. Em uma famosa ideia, Peter Drucker afirmava que só é possível gerenciar aquilo que se mede. E a nossa capacidade de mensurar todos os processos operacionais e administrativos dentro de um negócio aumentou exponencialmente.

Quais são os principais avanços que contribuem para a gestão?

Estamos vivendo a era da chamada Quarta Revolução Industrial. O termo, que foi utilizado na Alemanha pela primeira vez em 2011, se refere a um conjunto de definições que estão sendo utilizadas em sistemas produtivos e organizacionais desde então.

Está relacionado às operações em tempo real, virtualização e simulações, descentralização, orientação a serviços e modularização. A indústria 4.0 é considerada por muitos tão disruptiva quanto a primeira, quando a utilização das máquinas a vapor revolucionou o mundo.

Novas tecnologias

Algumas ferramentas surgiram desde então e estão sendo utilizadas pelas empresas em todo mundo. O Big Data e o Analytics estão relacionados à geração, administração e utilização de dados em larga escala, transformando números de diversas fontes em informação gerencial.

Já a impressão 3D está mudando a forma como os componentes e produtos finais são fabricados. A Internet das Coisas (IoT), o Cloud Computing e o Machine Learning até pouco tempo pareciam obra de ficção cientifica, mas agora fazem parte do dia a dia dos negócios, sendo utilizados para automatizar processos em um nível muito mais elevado do que o que conhecíamos até então.

É, portanto, fundamental reconhecer a importância da tecnologia na gestão empresarial. Essas novas lógicas trazem possibilidades de conhecer melhor o próprio negócio e também de estabelecer um contato diferenciado com os clientes, entendendo suas necessidades e antecipando demandas.

Esses avanços potencializam a criatividade humana e precisam ser entendidos como algo positivo. É um caminho sem volta, e as empresas que não conseguirem se inserir tendem a ficar para trás.

Achou este artigo interessante? Então, siga nosso Facebook e Linkedin para ficar sempre por dentro de nossas atualizações!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário