Gestão, Planejamento

Marketing hospitalar: saiba quais são os benefícios!

outubro 17, 2017
Tempo de leitura 7 min
 
O marketing para clínicas médicas é vital para você divulgar seu negócio, impactar o mercado com uma boa impressão e, assim, atrair uma clientela fiel. Porém, esse processo exige cautela, pois a publicidade na área da saúde requer cuidados especiais para não ferir a ética, garantindo uma boa divulgação sem prejudicar o negócio.

Assim como qualquer outro profissional, o médico precisa preservar sua reputação. Por isso, o investimento em marketing deve ser feito a partir de uma estratégia que esteja de acordo com as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina.

Continue lendo este conteúdo e veja quais são as melhores práticas que podem contribuir para um bom marketing hospitalar, bem como os benefícios dessa ferramenta. Por fim, entenda a importância de contratar uma empresa especializada para esse serviço.

Assim, no final da leitura, terá resolvido todas as suas principais dúvidas sobre o tema e estará apto a implementar um bom planejamento de marketing em seu hospital ou clínica médica.

Melhores práticas de marketing hospitalar

Em primeiro lugar, é importante saber o que a sua empresa deve implementar para conseguir uma divulgação eficiente e conquistar a confiança e a atenção do seu público-alvo. Confira as principais delas.

Crie uma marca forte e transmita confiança

Ter uma clínica ou hospital com uma marca forte é substancial para transmitir credibilidade, visto que esse tipo de negócio trabalha com o bem mais precioso do cliente: a vida.

Para construir uma marca forte, evite conceitos considerados infantis, como cores extremamente chamativas e imagens que não estejam relacionadas à sua especialidade.

Divulgue a marca de forma espontânea, invista em itens de papelaria personalizados com o nome da empresa, como envelopes, pastas, guias e receituários. Essa ação, aparentemente simples, contribui para reforçar a imagem do empreendimento no seu nicho de atuação.

Divulgue pesquisas e conteúdos relevantes para os pacientes

Para aumentar a credibilidade em sua área de especialização, uma estratégia é apostar no marketing de conteúdo, que consiste em promover sua marca sutilmente pela divulgação de pesquisas e estudos que estejam relacionados ao tema. Isso pode ser feito por meio do site, blogs e até mesmo perfis nas redes sociais.

Você faz parte de alguma associação importante da sua profissão? Destaque essa informação no seu cartão de visita, no site da clínica e nos demais meios. Essa prática agrega valor à sua imagem e à da empresa.

Marque presença na internet

Na atualidade, marcar presença na internet é fundamental para todos os negócios. Essa ação é indispensável no marketing para clínicas médicas.

O que você faz quando está procurando por um serviço que precisa? Provavelmente, pesquisa no Google, não é mesmo? É isso que também acontece com seu público-alvo. Portanto, é muito importante que sua clínica seja encontrada nos sites de busca. Veja algumas práticas eficientes para isso:

  • Elabore um site muito bem desenvolvido por um profissional qualificado;
  • crie um bom layout;
  • ofereça boa navegação;
  • abasteça-o com informações, dados de contato e fotos de alta resolução do estabelecimento;
  • diferencie-se da concorrência ao disponibilizar uma página para agendar consultas ou um chat para os internautas falarem com os atendentes.

Interaja nas redes sociais

As redes sociais são os meios de comunicação mais fáceis para se aproximar do seu público-alvo, pois elas permitem que a clínica interaja com seus seguidores, criando uma relação de confiança.

Algumas dicas essenciais são:

  • crie perfis no Facebook, Instagram e demais plataformas;
  • dê dicas e informações que estimulem o seguidor a interagir com sua marca;
  • responda às dúvidas e questionamentos do público, mostrando que a empresa se importa com ele.

Preste um bom atendimento

A maior e melhor estratégia de marketing que você pode aplicar na sua clínica ou hospital é prestar um bom atendimento. Lembre-se de que a maioria dos seus pacientes está procurando você num momento delicado, em que podem estar estressados e frágeis.

Assim, um atendimento mais humanizado e personalizado pode fazer toda a diferença. Faça com que o paciente realmente se sinta cuidado pela clínica.

Atenda com qualidade, desde a recepção até a pós-consulta. Por exemplo, estreite os laços com os pacientes por meio de um número de WhatsApp que você possa usar para os contatar e verificar se estão se recuperando bem.

Benefícios do uso do marketing para clínicas e hospitais

Além das dicas que citamos acima, é importante ter consciência de como o marketing para clínicas e hospitais traz uma série de benefícios para o negócio. Conheça alguns deles a seguir!

Aumento da autoridade do hospital

Ao divulgar informações como pesquisas e dados sobre tratamentos e diagnósticos diferenciados, seu hospital ou clínica estará construindo uma reputação de autoridade perante seu público.

Esse tipo de publicação evidencia o quanto os profissionais do local se dedicam para trazer as melhores técnicas, formas de diagnóstico e tratamentos para os pacientes, ou seja, mostra que anseiam proporcionar o melhor para seus clientes.

Além disso, demonstram domínio sobre esses assuntos, posicionando-se como autoridades acerca do tema.

Maior satisfação dos clientes

Em primeiro lugar, marketing é mais do que divulgação, é relacionamento. E, ao realizar boas práticas nessa área, você está alimentando a confiança e a satisfação do cliente.

Responder uma dúvida com cortesia, realizar um acompanhamento pós-consulta, ter um atendimento humanizado, tudo isso faz com que a pessoa se sinta mais feliz com o serviço prestado.

É importante ter em mente que, principalmente na área da saúde, isso é essencial. Estamos lidando com situações nas quais as pessoas podem estar fragilizadas e preocupadas. Ao ter uma postura acolhedora, elas sentem-se mais confortáveis, mais calmas e estabelecem uma relação de empatia e confiança com o local.

Lembre-se sempre de que o foco é a boa experiência do cliente. E isso começa desde o primeiro contato e passa também pelo pós-atendimento.

Valorização dos serviços

Ao demonstrar o diferencial do seu hospital por meio das ações de marketing, você poderá provar que o serviço prestado é diferente dos demais concorrentes na região. E isso pode ser feito com as seguintes ações:

  • apontar uma estrutura mais moderna;
  • atendimento humanizado;
  • técnicas atualizadas e modernas;
  • corpo médico especializado;
  • tratamentos diferenciados.

Assim, poderá promover uma maior valorização dos serviços prestados. E não falamos isso no sentido só de precificação, mas da geração de valor para o próprio paciente, que verá o quanto o que é oferecido pelo hospital ou clínica traz benefícios que realmente ajudarão a melhorar a sua saúde e qualidade de vida.

Fidelização dos clientes

As estratégias de marketing, por meio dos benefícios apontados, promovem uma maior fidelização dos clientes. Ao aumentar a satisfação, evidenciar autoridade, valorizar os serviços, os pacientes verão no local um hospital que proporcionará os benefícios necessários para melhorar suas vidas e retornarão constantemente.

A importância de contratar uma empresa especializada para o marketing hospitalar

Como visto, o marketing hospitalar tem grande importância para o negócio, a fim de não só captar novos clientes, mas também fidelizá-los e criar uma imagem sólida no mercado, gerando diferencial competitivo.

O marketing para clínicas médicas é primordial para alavancar o sucesso da sua empresa. Independentemente das estratégias postas em prática, você deve sempre mostrar ao paciente que ele não é apenas um valor que está entrando no seu caixa, mas sim uma vida que está sendo cuidada.

Portanto, é essencial que as estratégias sejam executadas por quem domina o assunto, para aplicá-las de forma eficiente, garantindo que a imagem da sua clínica médica será mantida e os objetivos pretendidos com a divulgação sejam atingidos.

Ficou interessado em contratar uma empresa especializa em marketing hospitalar? Entre em contato conosco, conheça nossos serviços e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário