Planejamento

4 dicas práticas para melhorar a produtividade da empresa

dezembro 11, 2018
4 dicas práticas para melhorar a produtividade da sua empresa
Tempo de leitura 4 min

Buscar dicas de como aumentar a produtividade da empresa é essencial para os empreendedores que desejam destacar suas marcas no mercado atual. Em um cenário tão competitivo, conhecer alternativas de melhorias é uma saída inteligente.

O fato é que nem sempre as falhas estão na estrutura oferecida, mas sim na forma de gerenciamento. O contrário também pode acontecer. Ao buscar alternativas de otimização, o gestor consegue enxergar alguns pontos que outrora passavam despercebidos.

Para ajudar, neste artigo apresentaremos 4 dicas de como aumentar a produtividade da empresa. Continue lendo e saiba mais!

Como aumentar a produtividade da empresa

1. Definir metas e objetivos para cada setor

A simbologia de que a empresa é um ser vivo e os setores são os seus sistemas mais importantes é perfeita para demonstrar o quanto o trabalho coletivo é imperativo no mundo corporativo. Porém, ainda que trabalhem com um objetivo geral, cada departamento deve ter atividades e metas próprias. Afinal, se não obtiverem sucesso individualmente, não conseguirão ajudar o negócio de maneira geral.

Nesse sentido, é essencial que você, como gestor, defina metas para cada setor. Além de ser uma forma de direcionar corretamente o esforço das equipes, também ajuda na concentração e no engajamento. Utilize o método SMART para estabelecer as metas. É uma forma inteligente de trabalhar a estratégia. Cada letra da palavra (em inglês) significa uma característica:

  • S — específicas (specific): as metas devem ser definidas de maneira precisa;
  • M — mensuráveis (measurable): medidas e analisadas em termos de valores ou volumes;
  • A — atingíveis (attainable): devem ser alcançáveis para todos;
  • R — realistas (realistic): sempre dentro da realidade da empresa;
  • T— temporizáveis (time-bound): prazos e períodos definidos.

2. Melhore a comunicação interna

O segredo do sucesso de muitas empresas está justamente na fluidez da comunicação interna de cada uma. Infelizmente, ainda existem gestores que não são abertos ao diálogo com seus liderados, impedindo que boas opiniões e sugestões sejam trazidas à tona.

Mas o fator psicológico impacta diretamente no rendimento de uma pessoa. Ou seja, se um profissional é impedido de expor suas ideias abertamente, dificilmente se sentirá satisfeito ou motivado a entregar um trabalho acima da média. Mesmo a definição de ótimas metas e objetivos não será suficiente para alcançar bons resultados, se não houver facilidade para que os colaboradores tirem dúvidas sobre algumas questões.

Então, adote uma gestão mais aberta na empresa e implemente a cultura do feedback bilateral, com todos os profissionais sugerindo ideias e melhorias para a rotina de trabalho. Além disso, crie canais de comunicação para aqueles que não tenham destreza em se expressar possam ser escutados também. Você pode abrir espaço em:

  • murais;
  • e-mails;
  • grupos de aplicativos.

3. Otimize e automatize processos

Como explicado no tópico anterior, por melhor que seja o profissional, ele pode cometer seguidas falhas se estiver em um “dia ruim”. Afinal, o nosso desempenho é afetado diretamente por questões externas. Em uma automatização de processos esse tipo de situação não acontece. Automatizar significa adotar ferramentas tecnológicas para realizar tarefas que antes eram feitas por outros colaboradores.

O objetivo é otimizar a rotina e diminuir as taxas de erros. Além disso, a automação ajuda a diminuir o custo com retrabalhos e todas as consequências providas de uma ação mal executada. Logicamente, para implementar os softwares, é necessário um investimento inicial. Mas os benefícios em médio e longo prazo são completamente satisfatórios para o negócio.

4. Invista em treinamentos e capacitação

Nenhum profissional pode entregar um serviço além da sua capacidade. O aumento de produtividade da empresa e da qualidade não acontecerá se houver uma limitação de conhecimento. Por isso, para garantir um trabalho acima na média na sua empresa, é vital investir em sessões de treinamento e aperfeiçoamento para funcionários. Afinal, cada vez mais são lançadas novas tecnologias e tendências no mundo corporativo. Preparar e atualizar os profissionais significa uma grande vantagem competitiva para a sua marca.

Enfim, essas foram algumas dicas essenciais de como aumentar a produtividade nas empresas. Todas as sugestões apresentadas são praticáveis e estão ao alcance de qualquer negócio, independentemente do tamanho (pequeno, médio ou grande). Então, analise as informações e comece já a aumentar o faturamento do seu empreendimento.

Não deixe de assinar a nossa newsletter para não nenhuma de nossas novidades!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário