Gestão

O que é inteligência competitiva e como usar na sua empresa

novembro 8, 2019
inteligência competitiva
Tempo de leitura 6 min

Inteligência competitiva é uma administração voltada para antecipar exigências do mercado, de forma planejada e estratégica, garantindo que as mudanças realizadas serão feitas de forma orientada.

Quando bem aplicada, é capaz de trazer uma série de benefícios para a sua organização, potencializando resultados e conseguindo colocar seu negócio à frente dos concorrentes diretos e indiretos do setor.

Neste post, vamos mostrar a você o que é a inteligência competitiva, suas diferenças em relação à inteligência de mercado, seus benefícios e como utilizá-la de forma eficaz nas empresas. Boa leitura!

O que é, mais especificamente, a inteligência competitiva?

A inteligência competitiva é aquela que orienta as ações das organizações para gerar diferenciais competitivos e conseguir melhores resultados no mercado de forma geral. Porém, para que isso ocorra, há algumas questões que devem ser observadas.

Por exemplo, a companhia deve ter capacidade para utilizar e integrar dados de mercado, principalmente de forma automatizada, auxiliando a oferecer uma base de informações consistentes para a tomada de decisões.

De outra forma, diz respeito a uma análise completa de diferentes cenários nos quais sua empresa pode estar inserida, principalmente em relação aos seus concorrentes. Essa análise é feita por meio de dados concretos e objetivos, sem achismos.

Isso é fundamental, já que para conhecer o mercado, é preciso ter informações internas e externas que possibilitem ter o máximo de conhecimento sobre a atual situação. A partir disso, é possível antecipar tendências, demandas do seu público, encontrar brechas de mercado, observar a legislação vigente, entre outros pontos.

Essa avaliação de cenários é feita por meio de uma sistematização de processos, de forma que os dados obtidos possam ser convertidos em informações estratégicas para o negócio, possibilitando uma tomada de decisão mais assertiva e melhor embasada.

Analisar a concorrência é fundamental para reconhecer os pontos fortes do seu negócio e identificar quais são as suas vulnerabilidades e problemas. Além disso, também é importante aprender quais são os erros e acertos cometidos pelos concorrentes.

Quais as principais diferenças entre inteligência competitiva e inteligência de mercado?

Para compreender as diferenças, é fundamental entender o que é a inteligência de mercado. Ela diz respeito à demanda da empresa, não avaliando apenas os concorrentes, mas também os próprios clientes.

Assim, alia os conhecimentos do mercado e, também, do perfil dos consumidores, verificando o mercado como um todo.

Elas têm diferenças fundamentais, tais como:

  • foco: enquanto a inteligência competitiva foca na competitividade da organização, a de mercado dá ênfase em entender o comportamento dos consumidores, produtos e serviços, direcionado para os hábitos de compra;
  • estratégias: as ações da inteligência competitiva são focadas para a concorrência, enquanto na de mercado, as ações são direcionadas para o consumidor em si e seus comportamentos de compra.

Sendo assim, as abordagens são diferenciadas e têm foco, direcionamento e estratégias diferentes umas das outras, mesmo que possam parecer semelhantes em alguns pontos.

Porém, mesmo sendo diferentes, elas podem atuar de forma conjunta para conseguir potencializar os resultados e rentabilidade do seu negócio.

Quais os benefícios da inteligência competitiva?

O uso da inteligência competitiva é fundamental para trazer resultados positivos para o seu negócio ao longo do tempo. Veja os principais deles a seguir!

Ganho de produtividade

Se você tem dados suficientes para melhorar os processos internos e externos, consegue também aumentar a produtividade do seu negócio como um todo e dos departamentos. Sendo assim, observando as oportunidades e ameaças externas, seus gestores conseguem observar soluções que sejam mais atraentes e precisas para melhorar as rotinas produtivas do seu negócio.

Aumento da competitividade

Como o próprio nome já presume, a inteligência competitiva está relacionada com a competição entre suas empresas e os concorrentes. Ela presume, também, a análise da concorrência, de forma a avaliar pontos de oportunidade que podem ser explorados pela sua organização, bem como definir novas estratégias, com o uso das principais tecnologias do mercado, para este fim.

Aumento de inovação

Para que a inteligência competitiva seja aplicada de forma eficiente, é fundamental que sejam utilizadas inovações e tecnologias nas rotinas produtivas do seu negócio. Essas tecnologias auxiliam a colocar em prática, decisões mais certeiras e melhor embasadas e também auxiliam no aumento de produtividade da organização como um todo.

Visão abrangente do seu negócio

A inteligência competitiva permite ter uma visão holística do seu negócio, por meio das informações obtidas e das análises elaboradas nesse processo. Assim, você compreenderá como funcionam os departamentos, de forma separada, mas também como sua empresa funciona como um verdadeiro sistema.

Como usar a inteligência competitiva nas empresas?

A análise de concorrência, com o uso da inteligência competitiva, pode ser feita por meio de um ciclo com quatro fases distintas:

  • planejamento: é o momento no qual há uma análise preliminar sobre o problema que deve ser avaliado, decidindo quais serão os procedimentos estabelecidos para esse fim;
  • coleta: obtenção dos dados que serão utilizados nas análises posteriores, sendo normalmente coletados por meio de softwares específicos para essa finalidade;
  • análise: é o momento crucial, em que os dados são cruzados, avaliados e verificados para conferir a situação atual do contexto de mercado;
  • disseminação: os dados são apresentados para os gestores, quando há a verificação do que deve ser feito e as medidas a serem adotadas.

Dentro desses quatro ciclos, podemos elencar algumas ações-chave que precisam ser aplicadas, tais como:

  • identifique quais são os pontos cruciais para a organização;
  • não apenas interprete os dados, mas também avalie o contexto competitivo no qual a sua empresa está inserida;
  • detalhe as informações obtidas;
  • aproveite o conhecimento obtido e insira-o em suas estratégias;
  • utilize os dados para elaborar decisões eficientes;
  • use as informações para identificar ameaças e oportunidades em tempo hábil;
  • utilize essas ações para desenvolver outras que estejam em consonância com o perfil da empresa;
  • defina e analise quais são os pontos fortes e fracos da sua concorrência;
  • fortaleça a estrutura do seu negócio, entre outros.

A inteligência competitiva é fundamental para conseguir identificar como está a atual situação do mercado e como é o posicionamento da sua empresa. Quando devidamente aplicado, pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio.

Quer mais dicas importantes para melhorar a gestão e alavancar os resultados da sua empresa? Assine nossa newsletter e confira todas as dicas diretamente em seu e-mail!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário