Gestão

O que é Lean Healthcare? Entenda este processo de gestão da saúde!

fevereiro 7, 2018
Tempo de leitura 4 min

O Lean Healthcare é um poderoso aliado para os gestores da área da saúde que precisam promover melhorias nos seus processos internos e impactar, positivamente, os seus pacientes, reduzindo o desperdício de recursos e o tempo de espera.

A abordagem desenvolvida em 1950, no Japão, a partir do sistema de linha de produção da Toyota, caracteriza-se por promover melhorias contínuas em seus processos, compreensão das técnicas de gerenciamento de estoque, redução de resíduos e aperfeiçoamento da qualidade. A metodologia reduz os gastos e a dissipação dos recursos, melhora o serviço e aumenta a satisfação dos clientes.

Saiba como aplicar o conceito de Lean Healthcare na sua clínica ou hospital!

Como a metodologia funciona

O Lean Healthcare é um sistema de gestão que funciona por meio da projeção do aumento da produtividade, a partir da eliminação dos desperdícios que atrapalham as atividades da empresa. Para que isso seja viável, a metodologia baseia-se nos seguintes princípios:

  • definição do conceito de valor conforme a ótica do cliente (analisa as atividades prestadas aos pacientes, como consultas, procedimentos ou exames);
  • reconhecimento do fluxo desse valor para cada serviço e eliminação dos desperdícios — que são todos os fatores que não adicionam valor, como aguardar a liberação do centro cirúrgico ou esperar para ser atendido na consulta;
  • implementação do fluxo contínuo. Por exemplo, garantir que os pacientes só parem em atividades que sejam capazes de gerar valor ao atendimento prestado;
  • gestão em busca da excelência, ou seja, aproveitar as oportunidades existentes para promover melhorias contínuas.

A aplicação do Lean Healthcare é um ciclo ininterrupto de aprendizagem, sendo comandado pelos especialistas nos processos relacionados aos cuidados de saúde, onde os pacientes são os prestadores de suporte.

Como aplicar o Lean Healthcare

Veja os passos a serem seguidos para aplicar o Lean Healtchcare!

Identifique os problemas nas atividades do hospital

Para promover melhorias no seu empreendimento da área da saúde, comece identificando quais são as atividades que estão apresentando problemas que impedem o crescimento da empresa.

Nesse momento, usa-se o método Kaizen (melhoria contínua), que visa aplicar pequenas melhorias para eliminar os desperdícios em longo prazo. Geralmente, com a duração de cinco dias, esse processo consiste na reunião da equipe do hospital para reconhecer os problemas de cada setor e propor soluções.

Faça um planejamento

O planejamento é feito com base nos 5S da metodologia Lean Healthcare, que são:

  • seiri (senso de utilização): descartar itens e processos desnecessários;
  • seiton (senso de organização): manter a organização de materiais e sobras;
  • seiso (senso de limpeza): limpar os espaços e os instrumentos utilizados nas atividades;
  • seiketsu (senso de padronização): observação dos resultados alcançados a partir da aplicação dos três primeiros preceitos;
  • shitsuke (senso de autodisciplina): ter disciplina para garantir a aplicação dos conceitos anteriores.

Por meio dos 5S, a gestão do hospital pode montar um planejamento para organizar o ambiente de trabalho e impedir que ocorram desperdícios, como a demora para encontrar documentos ou medicamentos e espera demasiada pelo atendimento.

Ainda nessa fase, faz-se o Flowracks, que literalmente significa organizar as prateleiras para otimizar o fluxo de utilização — o que é extremamente útil para clínicas e hospitais. Um exemplo dessa organização é dispor os materiais mais usados nas prateleiras de fácil alcance, enquanto que os menos requisitados podem ficar dentro de gavetas. Com isso, há mais facilidade para retirar e repor o produto.

Para finalizar essa etapa, aplica-se a Kanban, técnica japonesa denominada “cartão’” e que prega a sinalização dos processos. Portanto, as tarefas do estoque de materiais e medicamentos são organizadas em um cartão que autoriza processos, quantidade e movimentações. Dessa forma, há praticidade e melhorias na distribuição e conservação dos itens.

Analise os problemas de processos

Por fim, a equipe do hospital se reúne novamente para analisar quais foram os problemas que surgiram durante a aplicação da metodologia, buscar novas soluções e planejamentos para seguir promovendo melhorias no ambiente hospitalar.

Com a aplicação do Lean Healthcare é possível potencializar as atividades do hospital, reduzindo os custos e desperdício de tempo para que o paciente receba um atendimento de qualidade.

Gostou do nosso artigo? Quer melhorar os processos internos da sua empresa de saúde? Então conheça as vantagens de contratar uma consultoria para clínicas médicas e hospitais!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário