Gestão, Planejamento

Planejamento estratégico ajuda na tomada de decisões da sua clínica médica

novembro 14, 2017
Tempo de leitura 4 min

Toda e qualquer empresa deve estar sempre em movimento em busca de mudanças positivas no mercado, assimilando novos conhecimentos para melhorar o desempenho dos seus serviços e gestão. Isso não é diferente com as clínicas médicas e hospitais. 

O gestor da área de saúde também deve se perguntar onde está, para onde quer ir e como chegar lá. As respostas só podem ser obtidas por meio do planejamento estratégico, que é imprescindível para orientar o processo de tomada de decisões.

Planejar de forma estratégica consiste em analisar todas as etapas do posicionamento da empresa no seu setor de atuação, além de aumentar a efetividade a partir do estudo dos processos atuais e da definição de objetivos de longo prazo. Quer alavancar a competitividade do seu empreendimento médico? Confira abaixo a importância e os benefícios do planejamento estratégico no ambiente hospitalar!

Permite analisar os cenários internos e externos

Quais são os pontos fortes e os fracos da sua clínica ou hospital? Essas respostas podem ser obtidas a partir do planejamento estratégico, visto que um dos seus princípios consiste em analisar os cenários interno e externo em que a empresa atua.

A análise da situação interna da Organização mostra quais são os pontos fortes que devem ser capitalizados, bem como as limitações que precisam ser corrigidas. Esse processo é feito por meio do estudo dos aspectos técnicos, financeiros, de recursos humanos e da infraestrutura física em relação ao ambiente externo em que está inserido.

Com relação à observação do ambiente externo, estuda-se quais são as ameaças, tais como os seus concorrentes mais desafiadores e onde estão as oportunidades propiciadas pelo mercado, levando em consideração os fatores sociais, econômicos, políticos e o perfil do próprio segmento de atuação.

Com base nos resultados obtidos por essas análises, o empreendimento médico pode promover melhorias internas e externas. Por exemplo, caso seja constatado que os custos estão excedentes, é possível promover a economia de gastos ou, até mesmo, reformular os métodos de atendimento para tornar o seu negócio mais competitivo em comparação aos seus concorrentes mais ameaçadores.  

Ajuda na definição dos objetivos da empresa

A segunda — e uma das mais importantes etapas do planejamento estratégico — é a definição de objetivos. Nesse momento, examinam-se todos os dados históricos do empreendimento e faz-se a projeção de metas para o futuro. Basicamente, é quando se determina ‘’queremos chegar a tal lugar’’. É imprescindível que os objetivos escolhidos estejam dentro da realidade da empresa e do seu plano de negócios.

Geralmente, as metas estabelecidas estão relacionadas ao faturamento do negócio, melhorar o posicionamento no mercado, ultrapassar concorrentes e aumentar a rentabilidade ou a quantidade de filiais. Com esse aspecto, a sua clínica médica pode determinar qual espaço quer ocupar e traçar estratégias para atingir esse objetivo, investindo em seu crescimento constantemente.

Propicia a criação de indicadores

A partir do planejamento estratégico, a empresa inicia uma análise profunda nas suas atividades e obtém as informações necessárias para criar indicadores, como a margem de lucro, o retorno sobre o investimento, o nível de endividamento, o giro de estoque e o clima organizacional.

Tais indicadores podem ser utilizados para mensurar o desempenho da clínica, realizando análises críticas periódicas que evidenciam a sua performance nos seus diferentes setores e permitem que o seu gestor verifique se está no caminho certo ou se precisa repensar o seu posicionamento para melhorar o rendimento do negócio.

Como se vê, o planejamento estratégico ocupa um papel muito importante dentro de uma Organização Hospitalar. Com os resultados obtidos nesse processo, o empreendimento pode determinar ações mais assertivas para melhorar a gestão interna e o seu posicionamento no mercado.

Quer saber como o serviço de consultoria especializada em gestão empresarial pode ajudar o seu negócio a crescer? Entre em contato com a nossa empresa e tire todas as suas dúvidas!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário