Planejamento

Saiba o que é e como fazer um planejamento estratégico eficiente

dezembro 12, 2019
planejamento estratégico
Tempo de leitura 3 min

Você sabe o que é planejamento estratégico? Quando se pretende conquistar algo o ideal é agirmos de forma racional e adotar um conjunto de ações necessárias para atingir tal objetivo. A esse conjunto de processos, contínuos e sistemáticos quando se trata de um negócio, atribuímos o nome de planejamento estratégico.

Esse tipo de ação é fundamental para empresas de qualquer porte. Afinal, o tamanho delas não altera o fato de que é sempre necessária a gestão. E ela pode fluir muito melhor quando houver um caminho bem estruturado para garantir isso.

Esse tipo de medida é tão importante para as estratégias empresariais que deveria ser uma exigência. Com ele é possível aumentar o comprometimento e engajamento dos funcionários por demonstrar a importância de suas ideias, possibilidade de corrigir decisões, definir com mais profundidade os pontos fracos e fortes etc.

Agora que você sabe a importância do planejamento estratégico para o bom andamento do seu negócio, continue a leitura e sabia como montá-lo da melhor forma!

Como montar um planejamento estratégico?

O primeiro passo para conseguir montar um planejamento estratégico de sucesso é incluir todas as principais lideranças do negócio nesse processo, em vez de deixar isso concentrado em uma só pessoa. Por mais trabalhoso que possa parecer, há mais possibilidades de insights e engajamento entre os membros.

No entanto, é sempre necessário que um líder defina o fio condutor da estratégia que deve basicamente responder as perguntas-chave, como ‘’onde a empresa está?’’ ‘’Como vamos chegar lá?’’ e ‘’para onde queremos ir?’’.

Feitos esses questionamentos, a empresa pode contar com várias ferramentas e metodologias para detalhar as respostas e fazer mais perguntas, além de analisar o cenário e elaborar estratégias. As ferramentas de análise podem ser análise SWOT, BSC, Matriz BCG, Metas SMART etc.

Assim, o planejamento estratégico deve passar pelas seguintes etapas:

  • definição do objetivo, assim como missão e valores;
  • estudo de mercado;
  • realização de uma autoanálise;
  • montar um plano de ação;
  • monitorar cada etapa.

Quais os benefícios do planejamento estratégico?

Conforme mencionado, a criação de um planejamento estratégico ajuda a reduzir os riscos e chances de perdas de uma empresa. Afinal, trata-se de um documento em que a empresa prevê o futuro e consegue se antecipar adequadamente.

Do mesmo modo, também é possível acompanhar as tendências de mercado e ficar um passo a frente da concorrência que não realiza esse tipo de estratégia. Assim, com uma abordagem bem direcionada, é possível aumentar a lucratividade e ganhar maior destaque no mercado.

Não se pode deixar de mencionar também que os investidores confiam muito mais nas empresas que têm um planejamento bem estruturado, já que esse tipo de documento estabelece uma direção e metas mais realistas, o que facilita a mensuração do progresso empresarial.

Ou seja, o planejamento estratégico é a forma mais inteligente de ajudar um negócio a colher bons frutos no futuro. Desde que você saiba fazer isso da maneira mais adequada possível.

E aí, gostou do nosso post? Aproveite a visita para conferir também como fazer um plano de ação em 7 passos práticos e se aprofunde na temática!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário