Gestão, Recursos Humanos

Profissional de gestão hospitalar: qual a importância dessa função em uma clínica?

abril 11, 2018
Tempo de leitura 3 min

O verbo “gerir”, por definição, significa administrar, gerenciar. Na área da saúde, por muitos anos, faltaram conhecimento e técnicas específicas voltadas para o setor, e a carreira de gestão hospitalar foi preenchida por pessoas que, muitas vezes, não focavam nas necessidades mais básicas do cargo.

Porém, nos últimos anos, o curso de gestão hospitalar surgiu e vem crescendo cada vez mais. Ele veio preencher essa lacuna e tem se mostrado eficiente na hora de capacitar profissionais e torná-los hábeis na administração de clínicas médicas. 

Por isso, no post de hoje, abordaremos a importância do profissional de gestão hospitalar, assim como suas funções e responsabilidades dentro de uma clínica. Além disso, citamos algumas vantagens de ser ter um gestor hospitalar e a visão do mercado para quem quer perseguir essa carreira. Confira!

Funções do profissional de gestão hospitalar 

Cuidar da infraestrutura de uma clínica médica é uma responsabilidade muito grande, afinal, os serviços prestados influenciam diretamente na qualidade de vida de seus pacientes e são, na maioria das vezes, um diferencial no tratamento deles. 

Profissionais da assistência, que têm em suas mãos o destino de um paciente, não podem, em momento algum, sentir insegurança ou falta de suporte no meio de um procedimento crítico, pois naquele momento uma vida pode ser perdida. 

E o responsável por gerir tudo isso é o profissional de gestão hospitalar, ou seja, o administrador da clínica médica. Ele cuidará do quadro de pessoal, desde a equipe de limpeza, até os terceirizados que prestam serviços para a clínica. 

Ele também cuidará de todo o planejamento e manutenção da infraestrutura física e dos equipamentos médicos. Os materiais e insumos também passam pelo controle do gestor. 

Importância do profissional de gestão hospitalar

Como o nome já diz, gerir é coordenar para que tudo funcione bem, em perfeita harmonia com o planejado. Por isso, tudo se inicia no planejamento, na organização dos recursos necessários, na avaliação e acompanhamento através de indicadores, na atuação em melhoria contínua pois, quando tudo está organizado e monitorado, todos os esforços se voltam para o principal: atender, apoiar e salvar vidas. 

Os profissionais de gestão hospitalar, portanto, têm grande importância uma vez que cuidam de todos os processos internos, além dos materiais e ferramentas utilizados pelo corpo clínico. 

Eles também estão sempre buscando inovar, seja em tecnologia para os procedimentos médicos e/ou cirúrgicos, seja em treinamentos e/ou capacitações para o quadro de profissionais.

Benefícios para as clínicas

As clínicas que contam com um profissional de gestão hospitalar capacitado ganham em eficiência e maturidade. Além disso, aumentam, gradativamente, a qualidade dos seus processos e do produto entregue aos clientes. 

Confira, abaixo, alguns outros benefícios:

  • tomada de decisões assertiva;
  • melhor administração da equipe;
  • cuidado com o planejamento e manutenção da infraestrutura física;
  • controle de materiais e insumos.

Perspectiva do mercado para a carreira de gestão hospitalar

Os profissionais que querem investir na carreira de gestão hospitalar, atuando na administração de clínicas médicas, têm à sua disposição várias opções de vagas de emprego, por isso garantem uma boa perspectiva perante os demais cargos no mercado de trabalho. 

Eles podem atuar não só em clínicas médicas, mas em qualquer instituição que trabalhe com saúde e qualidade de vida, como postos de saúde e hospitais.

Quer continuar acompanhando nosso conteúdo? Que tal ler nosso artigo sobre plano de negócios eficientes?

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário