Gestão

Entenda o que é a reorganização empresarial e seus processos

agosto 29, 2018
reorganização empresarial
Tempo de leitura 4 min

Em um mercado extremamente competitivo, que sofre com mudanças legislativas e políticas, bem como com o aumento constante de tributos, tendem a sobreviver os negócios que mais conseguem se adaptar. Nesse contexto, a reorganização empresarial se torna uma importante aliada para o sucesso de uma organização. 

Reestruturar uma empresa consiste em reorganizá-la por meio da criação de novas políticas, da avaliação das práticas existentes e do estabelecimento de novos procedimentos. É importante, também, que haja a constante avaliação dos resultados obtidos pelos colaboradores da empresa, assim como o estudo do mercado de atuação e do desempenho econômico do empreendimento.

O objetivo dessa estratégia é promover o crescimento e o desenvolvimento do negócio, de maneira que o equilíbrio financeiro da empresa seja preservado. 

A reestruturação é uma boa ideia quando há a necessidade de se ajustar ou mudar o modo de funcionamento da instituição para que ela consiga sobreviver no mercado, fazer fusões ou cisões, elevar os lucros e dar melhores resultados para proprietários ou acionistas.

Quer dar novos rumos para a sua empresa? Confira abaixo dicas sobre o processo de reorganização empresarial!

Processos de reorganização empresarial

Liderança

Na maior parte dos casos, apenas os líderes maduros conseguem perceber a importância do desenvolvimento do negócio e, consequentemente, a necessidade de reorganização. Entretanto, buscar novas lideranças pode ser muito importante para esse processo. É preciso aproveitar esse momento para investir em novos líderes que, muitas vezes, acabam surgindo informalmente durante a reorganização. 

Informação

Uma empresa que está se desenvolvendo precisa focar na maneira como o conhecimento e a informação circulam entre os seus colaboradores. Por isso, a reestruturação requer a troca de sistemas de computadores e a melhoria dos processos de análise de dados e de tomada de decisão.

A circulação eficiente da informação em uma empresa é fundamental durante o processo de reestruturação, a fim de que os gestores possam embasar suas decisões em informações corretas e, assim, consigam diminuir as possibilidades de erro durante a administração.

Gestão financeira

O crescimento aumenta a produção, o que resulta na elevação da receita. Mas isso também indica que os gastos vão ser maiores. Assim, os gestores precisam adotar uma postura cautelosa e bem organizada. O ideal é que a gestão financeira seja realizada por profissionais especializados e capacitados.

Portfólio de serviços

Nesse processo, as ofertas obsoletas ou inapropriadas são identificadas e deixadas para trás, de maneira a dar espaço para a criação de novos produtos ou serviços que sejam considerados mais rentáveis. É importante reorientar o portfólio para o perfil do público-alvo.

Cultura organizacional

Um dos principais obstáculos a serem enfrentados durante a reorganização empresarial é a cultura que predomina no negócio, pois, ainda que as pessoas estejam cientes da necessidade de mudança, elas podem se mostrar resistentes às alterações por estarem habituadas ao cenário antigo.

Como se trata de um modelo mental, a cultura não pode ser mudada somente com alterações estruturais. Diante disso, é preciso elaborar uma estratégia de transformação cultural que deve ser implementada antes de outras mudanças mais objetivas.

Plano estratégico

O planejamento estratégico pressupõe a elaboração de medidas para adequar a estrutura atual da empresa, a fim de que ela consiga suportar as ações que vão ser executadas. Nesse contexto, algumas medidas são a procura por novos sócios, o planejamento orçamentário para o futuro, a delimitação de novas maneiras de captação de recursos, o estabelecimento de metas de amortização de dívidas e a busca pelo crescimento.

Monitoramento

A reestruturação de uma empresa exige monitoramento e análises permanentes que viabilizam a criação, a implementação e o aperfeiçoamento de sistemas, processos e indicadores.

Como se trata de um processo complexo, o ideal é contratar uma empresa especializada para identificar os problemas e trazer soluções de forma estruturada e que possam ser aplicadas com eficácia. Assim, a reorganização empresarial pode ser feita com segurança, eliminando-se riscos e aumentando-se as chances de sucesso.

Gostou deste post? Tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário aqui embaixo para que possamos ajudar você!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário