Planejamento

Saiba como implantar um planejamento estratégico corretamente

fevereiro 7, 2018
Tempo de leitura 4 min

Ao abrir a sua própria clínica, você deve encará-la como uma empresa: ela necessita de atenção no setor financeiro e contábil, ter divulgação consistente, conhecer bem seus concorrentes, entender as necessidades e anseios dos seus clientes, entre outros detalhes. Também é preciso realizar um planejamento adequado para que ela cresça e obtenha o retorno esperado.

Por isso, é essencial que você saiba como desenvolver um planejamento estratégico que garanta o sucesso do seu empreendimento. Veja como fazer isso da melhor forma.

Qual a importância de um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é fundamental, independentemente do segmento em que o  negócio esteja inserido. Isso porque, todos eles possuem o intuito não só de crescer , mas também de se manterem sustentáveis e com qualidade.

É para cumprir esse objetivo que a elaboração do planejamento estratégico se torna  importante em todas as empresas. Ele  é uma técnica gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização visando maior grau de interação com o ambiente. Ele conterá informações importantes sobre o mercado, situação atual do seu segmento, principais metas e objetivos a curto, médio e longo prazos, estratégias para alcançá-las, contenções de crise, entre outras.

O crescimento desordenado permite aumento rentável nos lucros, mas pode prejudicar a longo prazo a saúde financeira do negócio.

Quer ver um exemplo prático? Suponhamos que em pouco tempo de abertura exista um aumento considerável na procura pelos atendimentos em sua clínica. Contudo, não há agenda suficiente para comportar esses atendimentos e, na tentativa de comportá-los, realizam-se encaixes em excesso.

O resultado são consultas corridas, que podem diminuir a percepção do cliente acerca da qualidade do serviço prestado. No planejamento estratégico pode-se  prever e prevenir esse tipo de problema a partir das seguintes soluções:

  • contratação de outro profissional da mesma especialidade que absorverá esses outros pacientes;
  • limitar o número de encaixes, de forma a evitar esse tipo de conduta;
  • abrir a agenda periodicamente (por exemplo, de três em três meses).

Isso tudo pode estar previsto no planejamento estratégico, de forma a evitar saídas conturbadas para os problemas surgidos.

Quais as principais dificuldades encontradas nesse processo?

Mesmo com a elaboração do planejamento estratégico, há quem encontre dificuldades em implementá-lo. Estão entre as principais delas:

  • dar o primeiro passo de fato para a ação, deixando de realizar atitudes desordenadas e não previstas no documento;
  • alinhamento da equipe toda com o que foi definido previamente no planejamento;
  • contar com ferramentas de integração das pessoas envolvidas no trabalho na clínica;
  • manter o monitoramento constante das métricas definidas para saber se o planejado está sendo eficiente.

Como implantar um planejamento estratégico?

Mas, então, como evitar problemas e implantar um planejamento estratégico em sua clínica de forma eficiente? O que você pode fazer para diminuir as chances de erro e problemas?

Veja algumas dicas importantes:

Tenha reuniões de alinhamento

Um dos grandes problemas é a falta de alinhamento da equipe com o proposto no planejamento estratégico. Para evitar esse tipo de problema, é essencial realizar reuniões de alinhamento.

Elas devem ocorrer ao propor o planejamento, após a avaliação e, caso seja necessário, depois de readequação do proposto.

Faça reavaliação constante do proposto

Inclua no seu cronograma um prazo para reavaliação do planejamento estratégico. Algumas definições podem não ter surtido o resultado esperado, bem como outras podem ter se destacado consideravelmente.

Por isso, é essencial que você escolha um período para avaliação dos resultados. O ideal é que ocorra entre seis meses e um ano.

Contrate uma consultoria

Caso você não tenha muita experiência, pode ser imprescindível a contratação de uma consultoria para auxiliar tanto na elaboração quanto na implementação das estratégias definidas.

Além disso, a consultoria auxilia a partir do uso de uma metodologia eficiente e fornecendo meios de realizar análises de dados precisas para que possa avaliar o sucesso do plano estabelecido.

Agora, que você sabe como implantar um planejamento estratégico e entende a importância de uma consultoria nesse processo, entre em contato com a Ação Consultoria, conheça as nossas soluções e tire as suas dúvidas sobre esse assunto!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário