Planejamento

Saiba o que é Balanced Scorecard e como aplicá-lo em sua empresa

fevereiro 22, 2018
Tempo de leitura 4 min

Balanced Scorecard (BSC) é uma sigla que, traduzida para o português, significa Indicadores Balanceados de Desempenho. Trata-se de uma metodologia de gestão empresarial que busca alinhar e integrar os indicadores de desempenho de uma empresa.

Para entender mais a fundo o que é BSC, continue lendo este conteúdo. Nele, você também conhecerá suas principais perspectivas e como aplicá-lo corretamente no seu empreendimento. Boa leitura!

que é Balanced Scorecard, afinal?

Desenvolvida por dois professores de Harvard, o BSC é uma ferramenta que privilegia o planejamento estratégico de acordo com objetivos de longo prazo. Ela permite medir a aplicação das ações e o andamento das metas por meio de indicadores, como demonstrativos financeiros, pesquisa de satisfação com clientes, número de certificados obtidos pela equipe etc.

Esse modelo pode ser aplicado à empresa como um todo, ou você pode criar uma matriz BSC para cada setor ou departamento do seu negócio. Dessa forma, é possível ter um acompanhamento ainda mais detalhado da evolução de cada equipe.

Quais são os pilares do Balanced Scorecard?

O BSC está divido em quatro perspectivas da organização, sendo elas:

1. Financeira

A perspectiva financeira tem o objetivo de criar novos indicadores de desempenho (KPIs) para que a marca obtenha um melhor retorno dos seus investimentos.

2. Público-alvo

Implica definições sobre o segmento de mercado no qual sua instituição deseja atuar. Aqui a missão é avaliar a forma como a empresa gera valor para o público, estipulando indicadores de satisfação e empenhando-se para conquistar esses resultados.

3. Processos internos

A intenção da perspectiva de processos internos é localizar problemas com produtos/serviços, se foram entregues no prazo acordado e buscar melhorias para a produção. O intuito é atender às demandas dos clientes e conquistar uma boa posição no mercado.

4. Aprendizado e crescimento

Neste ponto, o propósito é elaborar medidas para otimizar o sistema de informação e o compartilhamento de conhecimento na empresa para que ela continue se desenvolvendo.

Como aplicar o Balanced Scorecard na minha empresa?

Esclareça os objetivos do empreendimento

Depois de compreender o que é BSC, bem como suas aplicações, é preciso esclarecer suas funcionalidades e seus objetivos na empresa. Para isso, você precisa:

  • traduzir a visão e a estratégia;
  • planejar, definir metas e alinhar iniciativas estratégicas;
  • otimizar o feedback e o aprendizado estratégico;
  • vincular objetivos e medidas estratégicas.

Vale citar que essa metodologia não é destinada para contadores, mas, sim, para gestores/empreendedores, pois diz respeito a operações em geral, como processos de produção, produtos/serviços e clientes, objetivando o cumprimento do planejamento estratégico.

Projete a estratégia e os indicadores

Após integrar os objetivos no planejamento estratégico, é hora de selecionar os indicadores e realizar uma projeção pelos meses posteriores. Os KPIs devem ser divididos dentro das perspectivas do BSC mencionadas.

Analise os resultados reais

Mesmo que você realize boas estimativas, a realidade do seu negócio pode ser bastante diferente do que foi planejado. Após registrar os resultados reais obtidos em cada mês, é necessário analisar a probabilidade de sucesso da sua estratégia, bem como analisar cada uma das perspectivas para saber como elas estão. Assim, você compreenderá a diferença entre a previsão e a realidade da metodologia.

Faça um mapa estratégico

Agora é o momento de determinar os primeiros passos do BSC, que são referentes à mensuração, traçando o mapa estratégico, ou seja, o grupo de ações e objetivos por setor. Nesse procedimento, é possível criar um resumo das suas estratégias mais importantes para verificar como elas estão operando.

Elabore um painel de gráficos

Delimite a estratégia baseando-se sempre nas quatro perspectivas do BSC. Isso é fundamental para contemplar e avaliar os resultados obtidos mais facilmente. Crie um painel de gráficos, delineando o cenário real e o projetado, para enxergar seus objetivos com mais clareza e, dessa forma, estabelecer melhores ações/caminhos para a gestão do seu negócio.

Esperamos que este post tenha lhe ajudado a entender o que é Balanced Scorecard e como implantá-lo no seu empreendimento. Se você ainda tiver alguma dúvida ou sugestão sobre este assunto, utilize o campo de comentários abaixo para que possamos lhe responder da melhor forma possível!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário