Planejamento

Entenda por que a segmentação de mercado é tão relevante

agosto 22, 2018
segmentação de mercado
Tempo de leitura 3 min

A compreensão sobre o perfil do cliente é crucial para a construção de um produto ou serviço rentável. As empresas utilizam a segmentação de mercado para focar produção e campanha publicitária em um nicho específico.

Embora o termo seja amplamente utilizado no marketing, todos os setores de uma empresa devem ter entendimento sobre a segmentação do mercado, visando a garantia de que o trabalho executado estará alinhado ao segmento correto do negócio

Afinal, o que é de fato a segmentação de mercado? Qual a sua importância? Continue lendo e conheça os pontos mais importantes sobre o assunto. Boa leitura!

O que é a segmentação de mercado?

A segmentação de mercado é definida como o processo que divide o grande mercado em grupos de acordo com as necessidades, demandas e características semelhantes. O objetivo é criar uma campanha de marketing voltada para um segmento específico de consumidores.

Em geral, existem quatro tipos de segmentação de mercado, esclarecemos cada uma delas abaixo.

Segmentação demográfica 

Categoriza os clientes com base na idade, raça, religião, renda, escolaridade, tamanho da família, entre outros.

Segmentação psicográfica

Separa os clientes em grupos com base na sua personalidade e interesses. Por exemplo, os clientes podem ser segmentados de acordo com as marcas preferenciais, estilo de vida, atitude, etc.

Segmentação geográfica 

Categoriza os clientes com base em sua localização, como área, cidade, país e regiões.

Segmentação comportamental

Divide os clientes sob a ótica do consumo dos produtos: forma de utilização, lealdade, benefícios que estão procurando.

Qual a importância da segmentação de mercado para as empresas?

Confira os principais benefícios que a segmentação de mercado traz para as empresas.

Maior foco da empresa

A segmentação é um método eficaz para aumentar o foco de uma empresa em seus clientes. Quanto maior o foco, melhores são os negócios. Com esse trabalho, os investimentos são mais assertivos, com maiores probabilidades de retorno.

Aumento da competitividade

Naturalmente, uma vez que a estratégia se torna direcionada, a competitividade da empresa tende a se fortalecer. A participação de mercado cresce e as chances de um novo concorrente incomodar a sua marca diminuem bastante. 

Retenção de clientes

Enquanto clientes, sempre desejamos o melhor atendimento e um produto ou serviço que realmente supra as nossas necessidades.

A segmentação de mercado é justamente uma estratégia inteligente para que as empresas consigam prover esse cenário para os consumidores. Com as expectativas dos clientes sendo superadas, a retenção acontecerá de maneira natural.

Assertividade nas ações de marketing

Muitas empresas perdem grandes quantias de dinheiro em campanhas ineficazes. Essa falha pode ser resolvida a partir de um conhecimento prévio do cliente.

A segmentação permite que os gestores separem os clientes em grupos e criem campanhas de marketing personalizadas e assertivas. Isso não só impactará na redução de custos, como também no aumento de lucros.

Quais as diferenças de necessidades do consumidor?

Entender como os clientes enxergam e consomem os produtos e serviços é crucial para realizar uma correta segmentação. As necessidades do consumidor podem ser influenciadas por diferentes fatores, por exemplo:

  • cultural — consomem a partir de valores e comportamentos adquiridos durante a vida em uma determinada sociedade;

  • social — os clientes consomem produtos influenciados pelos seus grupos sociais mais próximos, como amigos, parentes, colegas de trabalho, etc;

  • pessoal — as necessidades são influenciadas por questões pessoais do cliente, como idade, ciclo de vida, estilo e sentimento.

Não há dúvidas sobre como a segmentação do mercado pode ser valiosa para as empresas. Entretanto, é preciso concentrar esforços em estudos sobre os clientes e a realidade do nicho no qual o negócio está inserido. Por isso, analise todas as informações e comece já a segmentar os clientes da sua empresa.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário e vamos debater mais sobre o assunto!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário