Gestão

Veja 4 principais tendências em transformação digital para adotar

janeiro 6, 2020
big data
Tempo de leitura 3 min

Para quem costumava associar a transformação digital a algo do futuro, é importante deixar bem claro que isso é algo com o que as empresas de hoje já lidam e que precisam continuar investindo para continuarem fortes na competição do mundo dos negócios.

A transformação digital nada mais é do que enxergar a tecnologia como solução para boa parte dos problemas que podem existir e incorporá-la na rotina. Dessa maneira, os consumidores podem receber produtos e serviços mais satisfatórios e alinhados com suas exigências e necessidades.

E aí, quer entender mais sobre a transformação digital e suas tendências? Continue a leitura e descubra as principais!

1. Internet das Coisas

Quem for antenado nas exigências dos clientes vai saber que uma das principais delas é garantir um atendimento eficiente e ágil. Por essa razão, existe a Internet das Coisas, que conecta diversas interfaces, como tablets, smartphones e computadores. Ao fazer isso a partir de sistemas automatizados, informações podem ser coletadas e analisadas em tempo real.

Na prática, as empresas ganham por conseguirem oferecer real valor aos clientes e experiências personalizadas. Enquanto isso, os consumidores recebem soluções mais acertadas para seus desejos e problemas.

2. ERP Inteligente

ERP Inteligente ou Enterprise Resource Planning é um software essencial na transformação digital ao reduzir custos e aumentar a vantagem competitiva em relação a outras empresas. Com ele, é possível integrar a gestão de acordo com o que a corporação precisa e diversas áreas podem ser otimizadas, como marketing, finanças, RH, atendimento, etc.

Para isso, o i-ERP, por meio de seu sistema em nuvem, registra e controla todos os processos administrativos de forma integrada, otimizando a busca por informações e por novas oportunidades na empresa.

3. Big Data

Dados dos usuários é uma das coisas mais valiosas nos dias de hoje. De acordo com análises do McKinsey Global Institute, o volume desse tipo de conteúdo cresce 40% anualmente. Afinal, o aumento das pessoas na internet e a automação dos dados, possibilita isso.

Como foi dito, esses dados contêm informações extremamente importantes e se faz necessária uma análise precisa para transformá-los em plano de ação. É justamente isso que o Big Data faz. Assim, as decisões empresariais, como quando abrir novas filias, contratar mais funcionários, desenvolver novos serviços, entre outros, têm mais embasamento para serem mais acertadas.

4. Realidade aumentada

Outra tendência da transformação digital que tende a crescer cada vez mais é a realidade aumentada, que oferece aos usuários uma aproximação em escala real com determinados objetos e se torna estrategicamente muito útil para o varejo, engenharia civil, entre outros.

Afinal, já pensou como a qualidade de um serviço\produto pode ficar bem mais clara se os clientes puderem examinar bem e até ‘’tocar’’ nesses itens antes de decidir a compra? Esse empecilho foi, inclusive, um dos principais obstáculos na decisão de compra apontados pelos usuários em compra virtual.

Então, percebeu como investir na transformação digital e em suas tendências só melhora a otimização dos serviços de uma corporação? A integração que a tecnologia proporciona é essencial e oferece maior agilidade e eficiência na entrega de soluções para seus clientes.

E aí, gostou do post? Aproveite a visita para conferir também como usar a inteligência artificial na gestão empresarial e se aprofunde no assunto!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário