Planejamento

Veja aqui 5 ferramentas para gestão de clínicas!

dezembro 27, 2017
Tempo de leitura 4 min

Administrar uma empresa da área da saúde envolve muitos procedimentos complexos e que demandam muita atenção. Se você precisa de mais praticidade e eficiência no seu trabalho, uma alternativa é recorrer às ferramentas para gestão de clínicas, que trazem mais agilidade para as atividades diárias e causam efeito positivo em várias etapas da administração.

A partir do uso das ferramentas para gestão, é possível centralizar e otimizar as tarefas executadas pelos médicos e demais funcionários, o que economiza tempo e gera resultados mais eficientes. Confira abaixo alguns dos melhores recursos para gerir a sua clínica, hospital ou consultório!

Boa leitura!

1. Software ERP

Os ERPs são softwares que integram todas as áreas e departamentos de uma empresa. O sistema de gestão ERP é uma ferramenta que ajuda a administrar todas as informações que estão relacionadas aos processos financeiros, administrativos e os dados de uma clínica.

Com o auxílio desse sistema é possível juntar todo o fluxo de informações enquanto os serviços são realizados, além de promover a integração de todas as áreas da clínica, aumentando a interação entre elas e trazendo praticidade para a gestão do negócio.

Para tirar melhor proveito do software ERP, o empreendedor da área da saúde também pode buscar ajuda em uma consultoria de gestão, que é capacitada para apresentar soluções adequadas e especializadas ao tipo de serviço prestado pela clínica ou pelo hospital.

2. Planejamento estratégico

Já pensou em organizar em um único lugar todas as informações referentes às estratégias da sua clínica? Com a ferramenta de planejamento estratégico é possível ter mais facilidade na criação e elaboração desse processo. O sistema integra em uma só plataforma os cenários, as metas, o mapa estratégico, os processos, os projetos, as tarefas e as pessoas.

A partir desse modelo de Planejamento Estratégico você pode conferir se as metas determinadas estão sendo cumpridas, o prazo de vencimento de um projeto, se uma tarefa está atrasada e em que a sua equipe está concentrada no momento. Se preferir, também é possível programar atividades de acordo com a necessidade da empresa.

3. Plano de marketing

Um plano de marketing inclui desenvolver, executar e monitorar os resultados das ações de divulgação de um empreendimento. Com a ferramenta de gestão do plano de marketing, a sua clínica pode montar os seus planejamentos de forma detalhada e rápida.

Esse tipo de plataforma possibilita que você acompanhe o desenvolvimento do seu plano de marketing quando e onde quiser. Além disso, o recurso também apresenta o escopo dos seus projetos, dicas para melhor escolher o seu público-alvo, dicas de estratégias de mercado, entre outras informações para que as suas campanhas sejam bem-sucedidas.

4. Prontuário online

O prontuário online permite que o médico e os demais funcionários acessem as informações dos pacientes em forma de registro eletrônico. Trata-se de um banco de dados, que dá suporte nos diagnósticos e nas decisões do profissional.

Essa ferramenta é capaz de melhorar o processo de tomada de decisão, facilita e torna os diagnósticos mais precisos. O médico pode acessar o histórico dos seus pacientes em poucos cliques e encontrá-lo sempre atualizado, ganhando mais segurança no armazenamento das informações.

5. Ferramenta de atendimento e agendamento de consultas

Nem sempre o médico trabalha em um único estabelecimento, o que torna difícil o gerenciamento da sua agenda. A ferramenta de atendimento e agendamento de consultas ajuda tanto o profissional quanto o cliente, uma vez que a partir dela pode-se verificar a disponibilidade de atendimento e fazer a reserva de vagas.

O software também emite alertas para a data da consulta para ambos, evitando que o paciente se esqueça e falte. As ferramentas para gestão de clínicas são ótimas aliadas para o seu estabelecimento, pois tornam o seu cotidiano mais prático e garante a eficiência das atividades internas.

Quer receber mais dicas para melhorar a sua clínica? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que você precisa saber!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário