Gestão

Veja como lidar com imprevistos na gestão financeira da empresa!

outubro 9, 2019
Tempo de leitura 6 min

Na gestão empresarial, imprevistos podem acontecer em qualquer área. Porém no setor financeiro, esse tipo de questão pode ser bastante prejudicial para o seu negócio, porque as consequências, dependendo da situação, podem chegar a extremos delicados.

Por isso é fundamental saber como trabalhar com essas questões, a fim de evitar problemas que comprometam a saúde financeira do seu negócio. Afinal, quanto mais você souber trabalhar com os imprevistos, melhores serão suas decisões nesses momentos.

Então continue lendo e veja como lidar de forma adequada com imprevistos na gestão financeira e cuide da sua empresa!

A importância de uma gestão financeira saudável

Todo o funcionamento de uma empresa passa pela gestão financeira. Afinal, é ela que oferece todo o aporte necessário para a compra de insumos, pagamento do capital humano, realização de divulgações, entre outros pontos fundamentais para a execução das atividades internas e externas da empresa.

Quando feita de modo inadequado, atinge primeiramente as movimentações de caixa, podendo levar a gastos além do que poderiam ser realizados. Também permite que se percam oportunidades interessantes diante de um capital disponível. Isso ocorre por falta de visão sobre o que poderia ser feito com aquele valor para o crescimento da organização.

Além disso, se a gestão financeira está sendo feita de forma adequada, provavelmente ela estará mais bem preparada para possíveis imprevistos que possam vir a acontecer. Isso porque ela trabalhará com planejamentos financeiros, terá valores rendendo em aplicações seguras, as decisões não serão tomadas com pressa ou sem um plano bem fundamentado, entre outros.

Assim, sua empresa pode até trabalhar com o melhor corpo de funcionários, ter os melhores produtos e serviços, trabalhar de forma estratégica com os outros setores. Mas se o setor financeiro não operar adequadamente, os resultados podem ser desastrosos e impedir o crescimento da organização

As dicas para lidar com imprevistos na gestão financeira de uma empresa

É possível minimizar os impactos dos imprevistos em seu orçamento com planejamento e ações estratégicas que auxiliem a manter a consistência do seu negócio. Então continue lendo e veja dicas imperdíveis para isso e evite problemas.

Faça um planejamento eficiente

Mesmo que os infortúnios fujam do que foi planejado anteriormente, um planejamento eficiente é responsável por manter tudo funcionando adequadamente, sem fugir do escopo já traçado.

Essa ação é capaz, por exemplo, de saber como trabalhar em alguns imprevistos e minimizar impactos e prejuízos que possam vir a acontecer. Por exemplo, uma queda abrupta nas vendas pode ocorrer proveniente de uma crise de imagem (imprevisto).

Por meio de ações já previstas no planejamento estratégico, a empresa poderá ter um fundo de emergência. Ele poderá ser resgatado em situações como essa, para que possa manter suas atividades até a resolução do problema. Com isso, minimizam-se as chances de ter que optar por um empréstimo ou financiamento, ou até mesmo o fechamento precoce da empresa.

Identifique e resolva os problemas existentes

Se a empresa está bem estruturada, infortúnios podem causar menos impacto do que o normal, justamente por ter uma base sólida de respaldo. O oposto pode ser bem desastroso: se a sua organização já passa por intempéries, algo que saia do escopo pode gerar um dano bem maior do que o previsto.

Por isso, quanto mais você observar, identificar os atuais problemas e resolvê-los, melhor será para a sua organização. Além de facilitar para a gestão financeira, minimizando possíveis questões negativas, também será útil até mesmo para o crescimento do seu negócio, trazendo melhores resultados em longo prazo.

Dentro da gestão financeira, podemos também incluir a observação de qual problema gerou o imprevisto ocorrido: foi uma conta que não foi paga? Foi um erro interno que originou a questão? Quanto tempo a empresa tem para a resolução antes de gerar um prejuízo maior?

A partir desses pontos, é possível observar o que pode ser feito, quanto tempo terá para isso e definir quais as possibilidades de ação.

Utilize as tecnologias a seu favor

Se a gestão financeira está bem estruturada, com uma boa análise de dados, você identifica o que falamos no ponto anterior com maior exatidão. E isso normalmente é feito por meio de tecnologias de automação que trabalham com Inteligência Artificial, Big Data e Business Intelligence, como softwares de gestão financeira.

Eles auxiliam a sua empresa a, até mesmo, identificar o problema que pode vir a causar o imprevisto antes que ele aconteça. Assim, a empresa consegue gerenciar a questão mais facilmente para saber o que fazer de forma consistente, evitando problemas nessa questão.

Seguindo o exemplo que já demos neste artigo, se sua empresa passa por uma queda nas vendas devido a uma crise de imagem, isso pode ser identificado logo no início, por meio da análise de indicadores financeiros.

Ao notar uma alteração nas vendas, o gestor financeiro pode, imediatamente, verificar o que está acontecendo e resolver a questão antes que as proporções se tornem mais catastróficas. E isso é agilizado diante do uso de sistemas de automação focados para a área financeira.

A importância de uma consultoria para auxiliar na gestão financeira da empresa

Além de tudo que falamos acima, ter uma consultoria para auxiliar na gestão financeira é fundamental para ter uma melhoria dos resultados da organização. Por meio dela, especialistas que tenham uma visão de fora do seu negócio conseguem observar qual a atual situação dele, quais são os pontos fracos, quais são os pontos fortes e o que deve ser feito para solucionar essa questão.

A partir de uma visão externa, por meio do diagnóstico organizacional, sua empresa poderá se beneficiar com novas práticas, metodologias e ferramentas que trarão os resultados que ela necessita para crescer no mercado.

Eles também serão responsáveis por indicar quais serão os procedimentos que sua empresa necessita adotar nos casos de imprevistos: o que deve ser feito primeiramente? Qual o tipo de atitude não deve ser tomada? O que pode ser feito previamente para minimizar possíveis impactos na organização?

Assim, a consultoria deve ser vista como uma parceira da sua empresa, responsável por auxiliar no fortalecimento da organização como um todo. Então considere essa uma opção estratégica para melhorar a gestão financeira do seu negócio!

Quer mais dicas interessantes para melhorar a gestão financeira do seu negócio e minimizar os impactos de possíveis imprevistos? Assine nossa newsletter e receba dicas e notícias diretamente em seu e-mail!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário